Pz, ... Se existe o mérito, é de quem fez. Não vou 're-inventar a roda". Só tenho acesso a lanterna do celular remoto via outro celular. Não dá para se comunicar na base do cód morse (comunicação óptica): acende /apaga, para formar comando. Teria que 'criar' um script para converter a informação (digitação normal) em código morse para envia ao celular remoto e dele receber, etc... 

O celular é barato e tem todos o hardware e firmware melhor do que qualquer microprocessador.. Não preciso usar outro ou qualquer arduino,PI, etcs...

Favor: quem deter a técnica ou uma informação que subsidie a necessidade, entre em contato por aqui.

Obrigado.

Desculpe se não usei o locar certo da postagem.

Exibições: 744

Responder esta

Respostas a este tópico

Anexos

Bom fim de semana

Reles implementados no aspirador para controle de direção. Pesquisando via rádios. Depois via internet.

Pelo remoto na wifi acesso o local na wifi na mesma rede como webcam. O que é comum... trivial Esse vídeo foi através do notbook.

Sobre transformar o contato, vc precisa adicionar um rele. O sensor fica e a saída dele ativa um relé via driver.

Ex de driver de rele:

http://labdegaragem.com/forum/topics/alimenta-o-de-rel-s

Para fazer um celular comunicar comandos assim com outro vc precisa de uma programação em cada um deles.

Vc já escolheu uma linguagem ? 

2 celulares podem se comunicar de várias formas.

Ex:

- Por Sockets. Socket é o jeito mais bruto e simples de comunicação. Vc manda um bloco de dados de um IP/Porta para outro IP/Porta. Vide: http://www.inf.pucrs.br/~gustavo/disciplinas/ppd/material/aula-sockets Embora simples para o processo é complexo para quem programa pq vc precisa determinar a função de cada byte.

- Por mensagem, que pode ser SMS, Telegram, etc. Funciona mas é lento e limitado. SMS usa a estrutura da empresa telefonica e o Telegram usa internet. Por Telegram é super simples de implementar com Arduino, raspberry, etc. Com o celular não sei.

- Por um protocolo específico de uma linguagem ou usando bibliotecas. Por ex o App inventor da MIT, que não conheço bem, certamente tem um conjunto de funções para comunicação. Vide http://appinventor.mit.edu/explore/

Enfim, celulares não são o caminho mais usado pelo pessoal aqui para automação, por isso não sei se tera suas respostas aqui, os projetos em geral usam arduino, raspberry, etc.

Mas sabendo com qual linguagem/app vc vai desenvolver pode ser que alguem consiga ajudar.

Se a ideia é que ajudemos a escolher o caminho, fale mais sobre suas necessidades. O que te levou a optar por celular dos dois lados. Do lado do usuário é normal, mas do lado do dispositivo raramente vemos.

Bom dia Eduardo, valeu... mas só serve se substituir o sensor óptico por um contato, ex.: o contato seria tipo fim de curso. O drive já tenho que vai acionar o(s) relé(s), remotamente a substituir a função do sensor. O sensor pode até continuar em 'paralelo' como redundância. Já uso o remota (100m) que aciona vários relés e posso acrescentar mais relés.

A comunicação pode ser a de auto atendimento 'call center' ou outra, tipo a que a siemens usa para se comunicar com CLP.

Através de apks entre PC e o celular ou entre celular e celular só consigo acionar a lanterna do celular que fica no robô via wifi, além de visualizar onde está o robô através da sua câmera. Os comandos via relés são para acionar o robô tipo: vá até um lugar, acompanho e vou dirigindo o robô.

O que me levou a usar celulares é por causa dos meus netos que estão distantes, assim, dá para fazerem 'turismo' com o robô. Um neto está na Inglaterra e o outro no Brasil. Cada um comanda o robô do outro. Vendo o local e conversando entre eles : os netos e os robores.

Se faltar mais detalhes com os relés vou acrescentando.

Valeu pelas dicas.

H Bruno, se explicasse detalhadamente o seu projeto seria muito mais simples para a gente poder ajuda-lo.

Você esta dando detalhes em conta gotas... 

O que me levou a usar celulares é por causa dos meus netos que estão distantes, assim, dá para fazerem 'turismo' com o robô. Um neto está na Inglaterra e o outro no Brasil. Cada um comanda o robô do outro. Vendo o local e conversando entre eles : os netos e os robores."

Bom dia Gustavo... o que preciso é somente substituir os sensores ópticos por contatos. Não há contra gota do projeto. É que de acordo com o quê é perguntando vou citando alguma coisa... 

Estou sem meu laboratório para executar testes e medições, etc. Com o que disponho no momento, e a sugestão de mudar ou colocar em paralelo não colocar em 'risco' a funcionalidade do aspirador, faço, testo e posto e mais ainda, agradecer. Demora entre compra e chegada se 'eu' pifar este aspirador. Até é barato! - Na China. 

O foco é: substituir os sensores por contatos.

Valeu pelo retorno.

P.S Abri o aspirador achando encontrar contatos e não sensor óptico e pior: não desenhei o diagrama, me precipitei, fechei.

P.S.2 - vou localizar as fotos da placa e postar para ajudar 

KKKK, você então tem um aspirador de pó ?

Qual o modelo e fabricante? 

Os  circuitos que pretende substituir são nesse aspirador ? 

kkkk sim... Ele (aspirador) é laboratório. Serve para o estudo da plataforma de robô que já existe pronta e que não pretendo comprar e sim para pesquisa. 

Qual o laboratório de teste (simulador(emular) de circuito eletro-eletrônico-digital vc recomenta para simular circuitos ?

Vc ri.... tenho um ventilador / aspirador e um controlador de essência  no banheiro controlado por um circuito de micro ondas. E outro ventilador no quarto da filhota controlado remotamente por tipo controle de portão. Além dos sensores de presença e alarme.

kkkkk Sou normal !!!!

Existem vários kits para Arduino e para eletrônica digital . 

Todos são similares. Vai depender do gosto e do dinheiro disponível para comprá-los. 

Pesquise algo que lhe interessa. Mostre-nos e aí poderemos avaliá-lo. 

Boa noite.... sua atenção me fez rever o circuito e implementar o contato NF do relé em série com a alimentação do diodo emissor de luz. Era o que faltava. Continuo com o sensor e o relé (NF) no comandar de direção. Implementei a webcam via wifi comandada pelo celular. Falta implementar o celular para comandar o robô e a webcam.

Reles implementados no que era um aspirador

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço