Pessoal, boa tarde.

Estou fazendo um acionamento de 7 relés do link abaixo, que tem tensão de bobina de 5V. Cada relé aciona uma válvula solenoide de 15V no contato NA.

A interligação foi feita de uma saída digital direto para o relé e o retorno de todos os relés interligados no GND das saídas digitais do arduino. A alimentação é direta do PC pelo USB. Cada relé consome cerca de 10mA acionado.

A aplicação funciona perfeitamente para até 2 relés. Quando aciono o 3° relé, ele acende o led mas não o suficiente para fechar o contato e liberar os 15V para a válvula. Medi a tensão da saída digital do arduino na bobina do relé e fiquei sem saber como atuar, pois percebi que a tensão estava em cerca de 3V e não em 5V como esperado.

O que pode estar errado?

Conto com a ajuda de vocês.

Relé:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716007266-rele-acoplador-int...

--

Thales

Exibições: 609

Responder esta

Respostas a este tópico

Sorte não ter queimado nada ainda.Use transístores ou acopladores óticos para ligar os relés nunca diretamente nas saídas digitais..

Américo, boa noite, obrigado pela resposta.

Havia entendido que o relé que estou usando é um acoplador, é necessário ser otico? Voce pode indicar algum?

Mesmo com o esquema do relé anexo e a corrente estando menor que 40mA pode queimar a saída?

O problema so ocorre quando aciono 3 reles ao mesmo tempo. até 2 reles funciona normalmente. um acoplador otico resolveria este problema?

Anexos

Esse led é só indicador de acionamento.

Sim,esse dá certo.

Cada saída do arduino uno é de 40ma se não me engano então não vai funcionar você ligar direto o relé na saída do arduino. Você poderia colocar um transistor NPN tipo o 2n2222 para fazer a função de chaveamento do relé

Napster, obrigado pela resposta.

Como o consumo de cada rel[e está na casa de 10mA, entendia que a saída seria capaz de suportar sem risco a danos, correto?

se for com este consumo sim tem razão, mas tem outra coisa. não se deve ligar um relé na saída do arduino sem proteção, que é normalmente um diodo em serie com a bobina do relé pois ao ser desligado o relé pode gerar picos elevados de voltagem que podem queimar o arduino.

Mesmo assim ainda recomendo usar algum transistor ou driver para ligar e desligar o relé

Não confunda "port" com "porta" os 40mA são por conjunto de Portas, atmega328 tem 4 ports.

Sucesso no acionamento do relé utilizando o transistor 2n222a.

Agora o problema é outro:

Esses relés acionam válvulas solenoides perfeitamente. No entanto, na hora de fechar alguma delas o arduino perde a comunicação usb/serial com o computador. Não acredito que ele reinicia, pois as válvulas não retornam para nível LOW.

O que pode estar acontecendo?

Isso parece ser ruído eletromagnético, você pode trocar o cabo USB, de preferência curto, menor que 1,20m e com blindagem, pode ser necessário usar um circuito snubber, para reduzir os ruídos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço