Boa noite.
Estou usando um pack de 4 pilhas para passar corrente para outro pack de mais 4 pilhas. Estou usando um step up dc dc entre os dois packs de pilhas, pois com ele aumento a voltagem de saída das pilhas que fornecem corrente. Então, gostaria de saber se existe uma forma, ou peça, que aumente a amperagem das pilhas. Sei que se eu colocar pilhas em paralelo eu consigo aumentar a amperagem, mas não quero dessa forma.
Existe uma peça que aumente a amperagem e a voltagem ao mesmo tempo?
Desde já agradeço pela atenção.

Exibições: 5964

Responder esta

Respostas a este tópico

Ta OK.

Não existe como aumentar a capacidade de corrente de uma bateria. O que acontece é a capacidade de descarga ser diferente dependendo do modelo, que é medido em ampers/hora. Se uma bateria tem a capacidade de 1A/h, quer dizer que ela poderá fornecer uma corrente de 1 ampere durante 1 hora. Se puxar o dobro da capacidade nominal dessa bateria, digamos 2 amperes, ela se descarregará em meia hora, e assim por diante. Por isso aparelhos como notebooks, bicicletas elétricas, ou mesmo carros elétricos possuem um banco de baterias, com diversas células ligadas em conjunto, tanto em  série e paralelo para alcançar a tensão e corrente necessárias para suprir o equipamento para o qual foram projetadas.

Obrigado pela explicação Andre.
Tenho em mente duas ideias pra tentar.
1. Colocar transistors em cascata, ligado as pilhas;
2. Fazer com que as pilhas fique ligadas em série e depois em paralelo.
Mas você me deu uma 3ª ideia!!! Usar pilhas com amperes diferentes.

Não conecte pilhas com amperagem diferente em paralelo, pois uma acaba descarregando a outra. Cuidado com as células 18650 que se não tiver chip de controle de carga/descarga, se deixar a tensão dela baixar muito (menos de 2V se não me engano) ela não vai mais funcionar, não carrega mais.

Não não Andre... Viu usar pilhas de mesma amperagem sim.
Sim, estou usando BMSs para pilhas de li-ion.
Mas, uma pergunta, posso carregar 4 pilhas de uma mesma amperagem, em paralelo, junto com outras 4 pilhas, em série, de outra amperagem?

Até pode, não vai danificar, mas o não é o ideal, pois elas vão demorar tempos diferentes para completar a carga.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço