Se alguem tiver alguma ideia para um trabalho de conclusão de curso, de engenharia eletrônica. Estou aceitando todas as ideias, pois preciso iniciar meu Tcc e to com poucas ideias. Obrigado

Exibições: 738

Responder esta

Respostas a este tópico

Qual o nível de complexidade que você quer no seu projeto?
Uma sugestão seria um sisteminha de automação residencial usando arduino. Poderia ter uns sensores de temperatura, humidade, luminosidade, etc, e uns atuadores com eletrônica básica para controlar acionamento de iluminação, ar-condicionado, fechamento de cobertura, etc.
Gostaria de algo naum muito complexo pois tenho pouco tempo no momento. Digital ou sistemas de controle é uma boa area........ valeu pela ideia.

Marcelo Rodrigues disse:
Qual o nível de complexidade que você quer no seu projeto?
Uma sugestão seria um sisteminha de automação residencial usando arduino. Poderia ter uns sensores de temperatura, humidade, luminosidade, etc, e uns atuadores com eletrônica básica para controlar acionamento de iluminação, ar-condicionado, fechamento de cobertura, etc.
Talvez seja comkplexo demais p/ o pouco tempo que vc tem. Mas serve de sugestão p/ a sua vida:
invente um dispositivo eletrônico que emita um tipo de frequencia que afugente os insetos sem matá-los.
Isso vai substiuir os inseticidas, e além de ser ecológico é mais humano. Uma barata intoxicada com inseticida pode passar uma semana agonizando... se põe no lugar da barata, que foda!

inventa isso que além de grana vc vai garantir su futuro espiritual também.
Pense nisso e boa sorte!
Um projeto bem simples poderia ser talvez um alimentador automático de animais. Eu ajudei um colega meu a contruir um uma vez para o TCC dele, e gastamos uns 4 dias.
O sistema enchia o prato do cachorro de ração. Ele ajustava a quantidade aproximada de ração que deveria ser colocada na vasilha do cachorro de acordo dentre dois valores pré-estabelecidos, vc ajustava o horário que deveria ser acionado e pronto. A parte de hardware tinha um microcontrolador, um garrafão daqueles azuis de agua como reservatório de raçao, um motor de passo, mas acho que com um motor CC ficaria mais fácil, um braço mecânico para abertura do compartimento de ração, e um suporte para toda a estrutura.
A vantagem desse sistema, além de automatizar o processo de colocação de ração também ajuda quando vc precisa ficar algum tempo longe de casa, pois não é preciso se preocupar com a comida do animal.

Talvez ajude.
Abraços.

Boa tarde, estou tentando fazer este projeto para apresentar na faculdade agora em Outubro. Poderias me enviar uma cópia para que eu fizesse as adequações necessárias para o meu? Tenho um motor CC e dois daqueles usados em microondas.

No aguardo de uma resposta!

Abraços, Marcos Leal (marcos.leal12@hotmail.com)

Boa Noite Gabriel.
Minha sugestão é utilizar o PIC fazendo controle PID ou PI, controlando algum motor que por sua vez acione algum sistema.Pode ainda no mesmo projeto utilizar Pwm para controle de velocidade do mesmo motor.As aplicacoes sao amplas.
abraco.
Gabriel

- Fonte chaveada (regulável) controlada com microcontrolador.
Opção: controle de tensão pelo computador
Exemplo: de 1 a 30 V (5A)

- Controlador de motor brushless microcontrolado
Os motores brushless estão cada vez mais sendo utilizados, porém quase não existe opção de controladores que podem ser usados, só se encontra os com entrada de 20 ms padrão de controles de aviões e carros radio controlados.
Seria uma boa ter uma opção de controlar o brushless pelo computador.

Abraços
Gabriel

Tenho mais uma ideia.

- Detector de metais
Poderia usar um arduino para gerar os sinais e verificar o retorno, e enviar o retorno para PC.

Não vi por ai nenhum detector de metais que possa ser interligado com PC, pode até virar um produto.

Tenho interesse em ajudar no projeto, é um projeto que eu quero fazer mas estou sem tempo.

Abraços
Diagrama de blocos para quase todas as aplicações possíveis:

http://focus.ti.com/apps/docs/appshomepage.tsp?DCMP=TIHomeTracking&...

inspire-se e boa sorte!
Um sistema de comunicação sem fio, via rádio, bluetooth ou zigbee é interessante também. Você pode criar o circuito e o protocolo de comunição. Tal sistema poder servir de base para comunição em robôs ou veículos automatizados.

Gabriel,

No meu blog tem um monte de projetos nos quais vc pode se basear: http://automatobr.blogspot.com.br/

[],

Mauro

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço