Olá a todos!

Tenho uma duvida quanto a transmissores RF, vi que no mercado ha muitos modelos como o de 315 e 433 mhz para projetos com arduíno. São módulos relativamente bons, mas tem vários interperes com frequências e etc.

Tenho 2 projetos que quero desenvolver usando radio frequências, que é um Garçom eletrônico (aqueles botoes em mesas usadas para chamar garçom no painel) e um carrinho de controle remoto. mas para fins didáticos, não queria usar os módulos transmissores e receptores, pois já sei como usá-los, queria eu mesmo criar o transmissor e receptor, para assim eu mesmo poder escolher a frequência de cada um deles. Alguém faz ideia de como desenvolver o transmissor e receptor, ou por onde devo começar? Tenho um bom conhecimento na área de eletrônica, mas não muito na área de radio frequência.

Obrigado.

Exibições: 1176

Responder esta

Respostas a este tópico

no momento estou sem nenhuma placa pronta em mãos, mas estou finalizando um projetinho que irei criar a PCI usando esse metodo, as tintas comprei no mercado livre mesmo. Comprei um kit com a tinta, revelador, removedor e uma luz UV, provavelmente esse final de semana eu devo estar fabricando ela, e posto fotos pra vc ver.

27 MHz era a frequência mais usada há 30 anos atrás...

Tenho vasto conhecimento em Eletrônica ( estudo há 40 anos) .

Radio frequência é a área mais incerta da eletrônica. E de algum modo a mais difícil de acertar (sincronizar receptor com transmissor). 

Aqui no Brasil não é muito usada, mas na Europa é usada a frequência de 915 MHz. 

https://en.wikipedia.org/wiki/ISM_band

Mestre Zé gustavo,

     Gostaria aqui, de deixar meu agradecimento por ter a oportunidade de compartilhar o mesmo forum onde grandes mestres da eletrônica como você, o Rui e o Marcondes nos brindam com seus conhecimentos de vida.

    Saiba que é uma honra.

Ah, venho a algum tempo estudando justamente esses radios prontos para microcontroladores, já tinha ouvido de amigos sobre essa dificuldade que é montar algo por conta propria, dai como sou do tipo que não preciso quebrar a cara pra aprender, e sempre tenho a humildade de ouvir quem sabe mais que eu, passei a estudar os modulos prontos.

Encontrei diversos radios, cada um com seus pros e contras,  ultimamente fui atras justamente ver essa questão da banda,  descobri que quando o assunto é Brasil, a coisa é meio complicada.

   ISM (Industrial, cientific e medical) não é uma faixa só, existem algumas faixas no espectro pra esse fim, algumas são mais universais como 2.4ghz, mas tive uma grata surpresa, em pesquisa pelos documentos da ANATEL que se acha na internet, descobri que 433Mhz não é ISM no Brasil,  ele é destinada a empresa de TV pro assinatura, bem isso se entendi direito o que tá escrito lá.

   Veja aqui:  https://en.wikipedia.org/wiki/ISM_band   ; se na parte que mostra as frequencias você clicar onde esta escrito Region 1 ou Region 2, vai ver o que estou dizendo.

   Dai fui ver fora da 2.4ghz que é absurdamente tumultuada, qual a melhor faixa ISM de radios, descrobri que conforme vocÊ citou, a 915Mhz é uma das mais interessantes.

   Por isso que estou mandando vir da china uns radios RFM69 de 915Mhz, pois foram os unicos que encontrei que tem respaudo e trabalham nessa faixa.

    Não estou com um projeto em mente no momento, mas gosto de estar preparado.

  

muito bom Weider, vou dar uma estudada em relação aos RFM69. Obrigado pela dica

Obrigado Weider. 

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos também.

Abraços. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço