Pessoal,

Recentemente adquire um novo modulo duplo de relé no aliexpress e fui testa-lo em meu ESP8266, mas encontrei um problema que esta me deixando confuso.

Criei o seguinte codigo para testa-lo:

void setup() {
 
  pinMode(2, OUTPUT);//Gpio2;
  pinMode(1, OUTPUT);//Gpio0);
  digitalWrite(2, LOW);
  digitalWrite(1, LOW);
}

void loop() {
 
// Iniciando Serial
   Serial.begin(115200);
 delay(3000);
 digitalWrite(2, HIGH);
 digitalWrite(1, HIGH);

 delay(3000);

 digitalWrite(2, LOW);
 digitalWrite(1, LOW);

 delay(3000);
}

Acontece que quando ele inicio o programa ele já inicia com o Relé ativado e não desativa de geito nenhum. Ou seja ele não esta obedecendo ao comando LOW. Testei de diversas forma e percebi que ele só desativa o modulo  quando mudo de OUTPUT para INPUT no codigo.

void loop() {

 delay(3000);
 digitalWrite(2, HIGH);
 pinMode(2, OUTPUT);//statusRele.rele2);
 digitalWrite(1, HIGH);
 pinMode(1, OUTPUT);//statusRele.rele1);
 Serial.println("Ativando Rele!!!");
 delay(3000);

 digitalWrite(2, LOW);
 pinMode(2, INPUT);//statusRele.rele2);
 digitalWrite(1, LOW);
 pinMode(1, INPUT);//statusRele.rele1);
 Serial.println("Desativando Rele!!!");
}

Alguém já passou por isso? O Rele que comprei foi este:

Exibições: 4314

Responder esta

Respostas a este tópico

Verifica se você não esta ligando diretamente os reles ao ESP, pois o ESP não tem tensão e corrente suficiente para acionar o Rele diretamente.

o ideal é que sejam usados transistor NPN para intermediar

O código, o primeiro, esta certo sim, deveria ligar e desligar os reles cada 3 segundos, o problema deve ser porque estes módulos via de regra são de logica invertida, ficam ON com pulso negativo e OFF com positivo, tente inverter LOW por HIGH no código, que ESP8266 você esta usando, -01 -12? Também pode colocar dois leds em vez do rele para comprovar que eles piscam

Abs.

Desculpe, esqueci do detalhe mais importante:

Você uniu o GND do modulo rele com o ESP8266, caso não ele vai ficar sempre ON

Abs.

Carlos,

Como estou usando um esp8266-01 e uma Protoboard com fonte da YWRobot para alimentar em 5V o rele e 3,3 o Esp os Gnds não estavam unidos. Tentei uni-los mesmo sendo voltagens diferentes e não funcionou. Migrei o rele para a fonte de 3,3 para fazer o teste e aparentemente funcionou. Não ativou o rele mas o led respondeu corretamente. Acredito que o problema deve ser esse mesmo. Eu tenho outro modulo de rele que pode ser alimentado com fonte externa e funciona perfeitamente mas esse modulo não funciona.

Diones,

Coloque um transistor e vai poder usar seu modulo. Veja o PDF que anexei no comentario do Thiago.

Boa sorte.

Abs.

Olá, Bom dia Carlos. 

Qual seria o modelo deste transistor? 

Abraços.

Olá Diego,

Este topico é antigo, eu diria que você abra um novo e explique seu problema, porque corre o risco de ficar perdido aqui.

Se você usa modulo, não precisa usar transistor porque estes ja vem com um transistor ou optoacoplador, mas usa um rele não modulo, um BC548, ou 557 daria conta, ou um 2N2222, lembrando neste caso de que deve colocar um diodo 1N4148 por exemplo invertido entre o coletor e a bobina, para prevenir a descarga de pico inverso que pode queimar o transistor.

Mas se usa modulo rele, estes já vem com todos estes requisitos, você esta com problema de não desligar a bobina usando ESP?, Abra outro topico por favor que trataremos de ajudar.

Abs.

CK

Carlos, aproveitando o tópico, eu possuo um módulo de 4 reles que comprei no filipeFlop

http://www.filipeflop.com/pd-c0ce5-modulo-rele-5v-4-canais.html?ct=...

Será que eu posso usa-lo diretamente no meu WemosD1 mini, ja que ele tem alimentação 5v?

Oi TA,

Se bem você esta alimentado o modulo com 5V, muitos modelos permitem isso, quando alimentados na entrada VIN e GND, se possuir, no seu caso sim, esta entrada VIN esta em paralelo com a mesma entrada que vem da USB que também é 5V, que é o input de um regulador que recebe +5V mas na saida entrega 3.3V para o processador nodemcu que não opera com 5V.

Note também que a corrente maxima dos pinos dos ESP8266, é tipicamente de 12mA(miliamperes) e a corrente exigida pela bobina destes modulo rele é entre 15 e 20 miliamperes, o que poderia queimar seu ESP8266 por sobrecarga no pino.

Eu aconselho você a usar um transistor PNP de uso geral, com emissor ligado ao +5V, o coletor ligado no pino IN do modulo, e a base através de uma R no GPIO que ira ativar o rele, o calculo da R depende do HFE do transistor, caso este tenha um ganho (hfe) de 200 por exemplo, uma R de 33K será suciente.

Na minha publicação no meu blog Veja aqui você pode ver dois exemplos de como ligar tanto um modulo rele, como um rele simples não modulo.

Anexo o esquema do seu ESP, note que estou alimentando na minha aplicação com +5V na entrada VIN, mas as saidas tem 3.3V. Imax 12mA.

Caso ainda tenha duvidas a disposição.

Abs.

 

Anexos

CK dei uma lida nos materiais e entendi,  uma pena não poder ligar diretamente o modulo, seria muito mais pratico.

Seria sim, mas já tem gente fazendo placas com todas as possibilidades

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço