Ou preciso obrigatoriamente utilizar um rele 5V?

Exibições: 11412

Responder esta

Respostas a este tópico

O esquema tá correto,  até o diodo de proteção tá ok,   Qual sua duvida?

Minha duvida é, se com 5V no coletor do transistor consigo acionar o Rele de 12V colocando 12V nele. Os 5V do transistor nao interfere no valor do resistor?

Olá Ricardo,

   Bem, vamos lá.

   Da forma como você colocou a imagem os 5V estão na base, o que tem no coletor de sua imagem são 12V, isso é a ligação padrão do arduino pra acionar reles, visto que o arduino fornece justamente 5v e deve sensibilizar a base deles.

   Agora vamos aprofundar um pouco...

   Resultado de imagem para transistor coletor base emissor

A tensão que você vai colocar no Coletor, deverá ser a mesma de acionamento do rele,  ou seja,  se você usar um rele de 5V mete 5v no Coletor,  se o rele for de 12v coloca 12v, se for rele de 24v coloca 24v e por ai vai, ou seja, a função da tensão no coletor dessa montagem é alimentar o rele pra acionalo.

  Já pra acionar você pode continuar usando os 5v sem problema, o resistor de 1k tá otimo.

e qual o objetivo do diodo nesse esquema?

Objetivo:

Os diodos são ligados invertidos em paralelo com as bobinas de relés, solenóides ou motores de passo para proteger os componentes de acionamento como, por exemplo, os transistores ou SCRs.

Isso ocorre porque, quando a carga indutiva (motor, relé, etc.) é desligada, o campo magnético criado se contrai e gera uma alta tensão inversa que pode queimar o transistor de acionamento ou o SCR. Com o diodo invertido, ele não conduz com a corrente de acionamento, mas coloca em curto a corrente induzida no desligamento, protegendo assim o transistor ou SCR.

Fonte: Newton C. Braga.

Abs.

CK

vlw mesmo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço