Boa noite queridos!

Não é um problema apenas um inconveniente.

Estou fazendo alguns testes com o modulo NRF e não estou dando conta de alimentar a criança.

Gostaria de saber de vocês se isso é normal. Estou no transmissor com um NRF e um potenciômetro e do outro lado um NRF e um micro servo TowerPro, A bateria está durando no máximo 10 a 12 minutos.

10 A 12 minutos levando em consideração que não fico mexendo nele a todo tempo se fosse assim seria menor o tempo de duração. Estou usando baterias Duracel 9v .

Sei que os módulos consomem bem a bateria pois ficam constante transmitindo informaçoes, mas o problema não está neles pois o transmissor dura quase uma hora com a mesma bateria, acho que é o motor mesmo que consome muito.

Enfim, gostaria de uma sugestão de bateria com maior durabilidade ou dica para resolver isso. 

ABS.

 

Exibições: 559

Responder esta

Respostas a este tópico

A primeira coisa a fazer é medir. 

Com um multímetro anote as correntes de cada parte do circuito. Algumas partes não podem ser separadas pq estão ligadas junto, mas ajuda a indentificar.

A questão de consumo é realmente complicada.

A maioria dos produtos que tem baterias que duram muito como calculadoras e relogios funcionam na verdade apenas quando são solicitados. Por ex um relógio processa somente quando é preciso mudar o numero no visor, fora desse periodo o processamento é desligado (fica dormindo). Idem para calculadoras. Existe um circuito de refresh de display que fica ligado mas a parte que faz a conta é acordada a cada tecla e volta a desligar.

Motores com redutores em geral não precisam ficar energizados pq a carga mecanica faz um freio. 

Enfim, minha dica é quantificar quanto cada um gasta e eventualmente pensar em desligar o servo quando entender que ele vai ficar parado. Se ele fica energizado parado consome menos, mas quanto menos só medindo mesmo.

Bom dia Eduardo,

Estou fazendo um aeromodelo com arduino. A situação é bem parecida, trabalho com 4 servos e um motor no lado do aeromodelo e 4 potenciômetros do lado do controle.

O que faço para eliminar o máximo o consumo desnecessário é verificar o valor que li do potenciômetro do lado do controle dentro do loop do arduino e somente transmito isso para o outro módulo se o valor for diferente do lido anterior. Dessa forma, pelo menos o controle terá um tempo maior, já o receptor, pode durar pouco pelo consumo do motor mesmo, mas com certeza é bem mais de 12 minutos como você comentou.

Estou alimentando o lado do aeromodelo com uma bateria específica, mas no lado do controle uso uma bateria de 9v duracel também, como no seu projeto, e já durou dias até agora. Faz mais de duas semanas que já estou usando a bateria nos testes e acredito que no total tenha pelo menos umas 40 horas ligada no controle. Veja o código que fiz no github:

https://github.com/Wilhan-Botelho/Aeromodelo

Como transmito uma string de 12 caracteres, somente os comandos dos 4 potenciometros com 3 caracteres de cada potênciometro, uso a velocidade de 250kbps para ter um alcance maior.

No aeromodelo uso bateria LiPo de 2.2A 3S, essa bateria fornece 30A constantes com picos de até 40A, tensão de 11,4v se não me engano.

Como meu uso é no aeromodelo, uso um ESC que vai nessa bateria e no motor principal do aeromodelo(que é maior e consome muito), e tem uma saída de 5v e 3A estáveis.

No controle uso uma bateria de 9v duracel mesmo e acho que é mais que suficiente.

Não tenho muita experiência com eletrônica, mas acredito que essa parte de alimentação que você precisa no "receptor" é diferente da que uso no meu, você só precisa de uma bateria que forneça uns 5v a 9v com corrente maior(pelo menos uns 2 amperes para durar mais tempo). Se alguém com mais experiência tiver outras dicas de bateria para isso.

Bom dia AG.

http://www.wpower.net/pt/index.php/products/specifications

Uma bateria de 9V em geral é para 900mA/H, ou seja, se você consumir 900mA, ele vai durar uma hora,

mas se você consumir 1800mA, ela vai durar só 1/2 hora.

Parece muito, mas a tensão também cai com o consumo.

Veja os gráficos do fabricante duracell no datsheet que anexei.

Rui

PS;  Se consumir 250mA, a tensão cai para 7V em menos de 1 hora e 5V em menos de 2Hs

Anexos

Gostei, acredito que será uma boa opção para usar no receptor, que usa o servo. Uma coisa que você deve tomar cuidado(Eu cometi esse erro), é de não alimentar o seu servo com a saída do arduino, com um servo acredito que não deverá ter problemas, mas se você usar mais de um servo ou componentes que usem mais corrente, a saída de 5v do arduino pode não dar conta da corrente necessária e ficar resetando.

A solução é ligar o positivo e negativo do servo separado, em paralelo ao arduino. Para isso, no seu circuito, você deveria colocar um regulador de tensão(7805) entre essa bateria e o servo, para alimentá-lo diretamente com 5v(A maioria dos servos aceita alimentação entre 3 e 6 volts se não me engano e consumo de 0,1 até 1,2 amperes).

AG, uma dica.

Use aqueles carregadores portáteis de celular

Ele são recarregáveis, dão saída de 5V, e duram muito tempo.

Rui

https://http2.mlstatic.com/carregador-de-celular-portatil-D_NQ_NP_3...

Normalmente são de 1.800 mA/H   (1,8A/H) se for de uma bateria,

mas se for duplo é de 3,6A/H.

Rui

Hoje já existem Power Banks de grande capacidade :

Xiaomi Power Bank 10400mAh (procure no Mercado Livre) . Tem até de 20.000mAh.

(Xiaomi é o maior fabricante de celular/smartphone da China - o produto é muito bom) 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço