[RESOLVIDO]Alguém pra me ajudar com a queda de energia?

boa noite amigos garagistas estou com um projeto de cortinas automatizada e coloquei uma bateria de 9v externa para alimentar somente o Arduíno nano na falta de energia, estou com problema  ,quando faz a mudança do rele para o acionamento da bateria externa, o Arduíno nano reseta ,como fazer para segurar uma carga nesse milissegundo na troca da mudança do rele ?

Exibições: 1482

Responder esta

Respostas a este tópico

obrigado Gilmar vou testa esse

boa tarde Amigos montei o circuito para manter o Arduíno nano energizada na falta de energia ,deu certo ela esta guardando minhas informação, só que tem um problema  quando o LCD volta da queda de energia, ele volta dessa forma que esta na foto, como resolver isso, se o Arduíno não foi retesado o LCD não era pra voltar normal?

O display funciona de 4,5 a 5,5V. Qual a especificação da bateria que está usando como alimentação externa?

Outra questão: ele fica normal quando acaba a energia?

a alimentação externa e uma  Bateria de 9v ,esta alimentando só o Arduíno nano, o display LCD e Alimentado pela alimentação normal ,uma fonte de 5v,assim quando acaba a energia o LCD fica desligado, e quando volta a energia a fonte de 5v volta o LCD fica dessa forma na foto, sera que tenho que alimentar o LCD também na fonte externa? gostaria de alimentar só o nano porque se alimentar o LCD também vai consumi muita energia da bateria ,   

Faz um teste. Ligue uma fonte de computador na entrada da fonte externa junto com a alimentação normal. As duas alimentadas com conectores separados. Assim que desconectar o cabo da alimentação normal o relé comutará para a fonte externa. Se funcionar tudo normalmente, é sinal de que a bateria de 9 volts não tem carga suficiente para manter tudo funcionando. A corrente dela é baixa. Ou então pegue uma bateria de corrente maior e ligue na entrada externa. Pode ser feito inclusive um sistema de carregamento de bateria deste modo. Enquanto se tem energia, a bateria fica carregando. Ao faltar, entra a bateria externa automaticamente.

Se o LCD for desligado, será necessário configurá-lo novamante.

Creio que a função lcd.begin, faça todo o procedimento de inicialização do LCD.

boa tarde Gilmar esse diodo do lado esquerdo qual a função dele ,pelo qual entendi e para cortar a passagem da corrente positiva ,se eu deixar aberto sem usar o diodo não vai ter problema oque você acha ?    

Boa tarde Marcela, se o arduino está guardando as informações significa que ele está sendo alimentado corretamente pela bateria. A questão é que toda vez que o LCD é ligado você precisa usar lcd.begin, como o Flávio comentou acima. Caso isso não aconteça o LCD não funcionará corretamente. Então se, ao desligar a fonte principal de energia o LCD deixa de receber alimentação, você precisa que ao voltar a energia o arduino reconfigure o LCD usando a função lcd.begin. Para isso o arduino precisará saber que a energia voltou. Você pode usar um acoplador óptico numa entrada digital para identificar o retorno da energia como na foto anexa.

obrigada pela resposta

Boa tarde Marcela. É basicamente para proteção da bobina do relé. Da uma lida no artigo a seguir que explica bem para que ele serve. Aconselho a não deixar sem ele.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-fun...

obrigada pela resposta

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço