[RESOLVIDO]Cortina automatizada motor vidro elétrico....

Boa noite galera garagistas, preciso de uma ajuda de vocês ,fiz um código para automatizar as cortinas da minha casa ,instalei o projeto funcionou perfeitamente, aperto o botao1 ela abri ,aperto o botao2 ela fecha ,mais esqueci um item nesse projeto , quando a cortina esta aberta ,e eu esqueço, e aperto o botao1 novamente por engano ,ela que abrir novamente e quebra o cordão da cortina, como resolver isso, gostaria de apertar o botao1 e ele ser acionado novamente só apos do botao2 ser acionado como fazer isso? segue o código em anexo..

Exibições: 1056

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia MS,

o ideal no seu caso seria o uso de chaves (Switch) de fim de curso, que limitam o movimento de

mecanismos além de um determinado ponto.

Mas de qq forma fiz umas modificações no seu code para atender esta necessidade.

As limitações desta modificações são as seguintes:

Ao ligar o sistema todos reles estão liberados, ou seja, se a cortina estiver fechada e você tentar fecha-la,

o sistema não impedirá.

Isto acontecerá só qdo você ligar o seu arduino ou qdo faltar energia e voltar.

Rui

Anexos

obrigado Rui pela a modificação, agora vou resolver quanto a queda de energia , se eu colocar um rele para ativar a fonte de energia que alimenta os motores ,colocar o rele para acionar junto quando abrir a cortina e quando fechar, quando não tiver acionando os botoes o rele fica aberto assim a fonte que alimenta os motores fica desligada tem como fazer isso?

MS, sinceramente.

Não entendi nada do seu ultimo texto.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rui

kkkk..eu inclui mais um intem para queda de energia  ,incluindo o 5 rele para acionar e desacionar a energia que vem da fonte externa  para os motores, sera que da pra fazer sem usar mais um rele ou tem que ser dessa forma ? segue o codigo .. 

Anexos

Esse seu caminho não é melhor, o colega Rui tem razão o ideal é usar fim de curso.

Se quer memorizar o estado da cortina de forma permanente (mesmo que caia a energia) vc precisa de memoria não volátil. O nome disso é EEPROM.

Vc tem 512 bytes ou mais dentro aih do seu integrado.

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/EEPROMWrite

Carros costumam ainda usar um sensor "anti esmagamento", que é um medidor de corrente do motor. Quando ele fica travado, no fim de curso ou esmagando alguem a corrente aumenta. Esse sensor entende isso e desliga. Pode ser uma ideia.

boa noite obrigado pela atenção  Eduardo sou meia leiga nessa parte de  EEPROM você poderia incluir nesse projeto essa biblioteca para mim por favor so esta faltando isso para finalizar meio projeto ..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço