Olá caros colegas! Hoje em uma conversa com um amigo me surgiu a ideia de desenvolver um sistema de controle de produção pra um setor industrial muito específico aqui da minha região. Basicamente o circuito consistiria em vários pontos de coleta de dados nas estações de trabalhos, que enviariam os dados remotamente para um receptor, que por sua vez faria a integração destes dados no sistema de gestão da empresa.

Comecei a pensar nisso e me surgiram algumas dúvidas principalmente relacionadas a transmissão por RF, pois apesar de já ter desenvolvido alguns circuitos neste sentido, ainda não tenho experiência alguma com RF. 

Segue as minhas dúvidas:

1. É possível um receptor receber e decodificar o sinal emitido por vários transmissores? Quando digo vários quero dizer mais de 30. 

2. Qual seria o hardware mínimo necessário a nível de MCU, que um receptor deste porte deviria ter? Um ATmega328p seria suficiente?

3. Esse sistema estaria muito sujeito a interferências? Tem alguma maneira saná-las de forma prática pra que funcionem corretamente?

4. Sei que as frequências que o modulo de 433MHz são de uso livre, mas pra transformar isso em um produto existe alguma exigência legal pra trabalhar nesta faixa? 

5. Que modo o receptor pode usar para se comunicar com o software de gestão? I2C, SPI? 

6. Seria mais prático e barato integrar a placa do módulo de RF (que vende pronta) na placa do sistema com o MCU, ou comprar os componentes e montar o circuito de RF na própria placa do MCU?

Essas são algumas questões que me ocorreram que preciso saber pra começar minha pesquisa e tentar desenvolver esse sistema pra implantar na empresa de um amigo, e se der certo implantar em outras tbm. 

Quem poder ajudar ficarei muito grato! Abraços!

Exibições: 1917

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rafael,

   Parabens pelo seu filho, uma vez um grande amigo me falou que amor é normalmente de mulher, que um homem só entende o que é amor de verdade no dia em que segura seu filho em seus braços, pois por aquele pequeno ser ali, você daria sua vida.

   Bem, tambem peço desculpas pela demora.

   Olha eu venho trabalhando a algum tempo exatamente no estudo do que você deseja, Tambem comecei pelos XBEE consegui comprar uns 5 usados nos EUA por um preço até interessante pra estudar,  mas realmente, eles são caros, paguei o curso da Rogercom, mas tô com ele guardado pra me aprofundar depois.

   A questão aqui é justamente essa,  se você trabalha pra industria, eles as vezes estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto mais robusto, logo, a sugestão é:  tenha uma linha robusta com os XBEE ainda que cara, e uma linha mais "soft" com outro sistema.

   Bem, como dito comecei a brincadeira estudando um pouco sobre transmissão FM, não curti muito,  dai estudei os 433Mhz,  são legalzinhos, mas pra curso alcance, estudei então os modulos bluetooth,  mas os achei limitados.

   Veio então os Xbee, e como você mesmo disse, o preço é o impeditivo.

    Dai larguei tudo e tô me dedicando junto com alguns parceiros  a mais de um ano ao estudo dos NRF24L01 e os resultados tem sido incríveis.

    Veja abaixo minha bancada.

     Estou escrevendo alguns tutoriais para colocar no grupo NRF24L01 que criei e tá meio parado, mas só vou postar quando terminar.

     Mas só posso dizer uma coisa:  os bichinhos batem de frente bonito com os xbee.

     Pra um tipo de projeto como o seu, apesar de não ter iniciado ainda os estudos dos esp8266, mas pelo que já li,  seu foco tá mais pra os NRF24L01 do que para os ESP8266.

    

Rafael,

   Me passa seu email cara, quero te mandar um video.

Valeu meu amigo, realmente vc tem rasão, estou aprendendo o que é amor agora, e o sentimento é muito bom.

Achei muito interessante oque vc disse do NRF24L01, pelo que entendi é um bixinho potente este daí. 

Mas como eu poderia fazer a comunicação dele com o software no android? Já que ele não se comunica com a rede wireless padrão. 

Outra coisa, teria que usar um MCU pra controlar o botões certo? Quanto a isso não há problema, é só pra saber. pensei em usar um ATtiny pra não ocupar muito espaço e ficar bem enxuto neste cado. 

E quanto ao consumo destes carinhas? Pela sua experiência vc acha que dá pra segurar na bateria recarregável, ou tem que usar fonte mesmo?

Meu e-mail é rafamangualde@gmail.com

Valeu pela ajuda meu caro!

Rafael Morato tudo bom?
Estou em um projeto parecido, preciso de vários transmissores e um receptor para captar dados de sensores. Qual você aderiu em seu projeto? Estou pensando no ESP2866 por ele ja possuir um microcontrolador para capturar a leitura do sensor, pensei no nrf24l01 porém o receptor pega o sinal de no máx. 6.
Se puder me ajudar, apenas quero ver se o projeto aqui é viavel, verificando em seguida possivel uso de baterias... em fim.
Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço