Olá,

Pessoal, estou realizando a medição de tensão DC com um Arduino, meu circuito foi projetado para trabalhar com tensões de até 400VDC, é apenas um simples divisor de tensão, mas devido ao chaveamento destas fontes DC que tenho que medir, quando interligo os comuns para poder realizar a leitura, eu crio uma DDP entre o GND do meu arduino com as carcaças/terras dos equipamento, para evitar isso, eu precisava de um conversor DC/DC, que isole de alguma forma os circuitos e que, se possível a solução seja linear para poder trabalhar com o leitor AD do Arduino.

Este é o circuito atual:

Exibições: 978

Responder esta

Respostas a este tópico

Leonardo, esse seu circuito é MUITO PERIGOSO ! Risco elevado de choque eletrico !

Um choque de tensão acima de 48V CC pode matar. Imagine 400V.

José,

Vou trabalhar em uma solução melhor e vou postando os resultados aqui, o projeto ainda esta sendo testado com uma fonte de bancada de 31,5v isolada galvanizante.  

Ouça as sabias palavras do colega José Gustavo Abreu Murta e não faça essa medição a menos que tenha conhecimentos suficientes. Se eles estão faltando e vc está aqui perguntando fico com medo. Medo que vc se machuque e medo que alguem de alguma sugestão que possa te levar a um erro e sejamos culpados.

O mais seguro realmente seria contratar serviço profissional.

Não se pode interligar um negativo vivo com o terra. Risco de incêndio e eletrocutamento.

Para não falar que não dei um caminho considere isolar isso tudo. O melhor isolador é um optoacoplador.

Vc teria que fazer 3 circuitos:

1) Fonte que gere a alimentação do circuito medidor. Baixando de 400V para 12V regulados. Nem sei como.

2) Circuito que Baixe de 400V para 4V (por ex) para ser ligado na entrada do circuito medidor. Similar ao seu divisor resistivo.

3) Circuito que gere um sinal que passe por um optoacoplador (digital) com variações proporcionais a medição. Pode usar por ex um conversor tensão frequencia (Vulgo VFO), como o LM331: 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm331.pdf

Ele geraria por ex:

Para 400V 4000Hz. Para 397V 3970Hz. 

Assim do outro lado vc faz um frequencímetro para medir com tempo de medição de pulsos de 0,1s. 

Enfim, melhor que interligar os "terras".

Eduardo,

Obrigado pela resposta, procurei muito material sobre isso mas não encontrei muita coisa. Percebi que várias pessoas pesquisam sobre as devidas proteções que devem ser utilizar para realizar esse tipo de aferição e também não encontram muitas soluções.

Apenas para seu conhecimento, o circuito ainda está em testes com uma fonte de bancada PS-5100 de até 32v isolada galvanicamente da rede, mas sei que quando aplicar o circuito nos equipamentos em funcionamento será diferente.

Encontrei material na web sobre os Foto-acopladores (optoacoplador) lineares para realizar as devidas medidas, quais utilizam ampops.

Não conhecia o LM331, vi que o Newton Braga tem documentação sobre ele.: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6857-como-fu....

Utilizarei este CI para realizar testes e posto aqui os resultados obtidos.

Para poder transformar a tensão de 400v para 5v terei que utilizar um circuito inversor e depois retificador novamente.

Obrigado.

 

 

Encontrei esse chip que talvez possa ser util:

ISO722x Dual-Channel Digital Isolators

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/iso7221a.pdf

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço