Projeto de TCC - Sistema de controle de úmidade e temperatura para uma farmácia de manipulacao.

Saudações a todos.

Estou desenvolvendo uma solução de baixo custo para implementar em um sistema de controle de temperatura e umidade para uma farmácia de manipulação.

A partir da aplicação dessa solução irei desenvolver meu TCC, no qual o mesmo ficará disponível pra quem quiser acessar e ver.

O problema é o seguinte, na farmácia é de suma importância controlar as variáveis como temperatura e umidade, já que se elas estiverem fora do padrão, bactérias e fungos podem se desenvolver no recinto.

Na farmácia existem 12 termohigrômetros, e é função dos funcionários anotarem o valor de temperatura e umidade 3 vezes ao dia. Esse processo é atualmente manual, e gera muita confusão entre os operadores, já que são varias salas e vários operadores envolvidos no processo.

Meu projeto é automatizar esse processo de medicAO  dessas variáveis e disponibilizar digitalmente, como em excel por exemplo.

O que eu pensei: Desenvolver 12 termohigrômetros por arduino (Uno + Display (LCD, toutch ou tela de nókia) + Shield datalogger (SD e módulo tempo real) + DHT22 + sistema de bateria caso caia a energia e continue as medicoes).

Esse dispositivo colhe as medidas programadas e salva no SD, mostra a temperatura atual, máxima e mínima e a umidade atual no display. O operador só teria que recolher o SD de tempo em tempo e passar pro Excel em um computador.

Além disso gostaria que o arduino avisasse por meio de LED's quando a memória do SD estiver acabando (isso é possível?) e quando a bateria interna esteja se esgotando também.

Eu pensei em fazer com módulo ESP 8266 porém fiquei com medo de nao conseguir fazer um sistema bom a tempo. já que envolve rede entre eles, conexao entre o Wi fi, caso caia a rede se reconectem automaticamente e etc.
Ficaria mais viavel fazer com o Shield datalogger e o operador só passava as informações do SD para o computador.

Gostaria de pedir ajuda para vocês com artigos, exemplos e aplicações que envolvam esses assuntos e que possam me ajudar a desenvolver.. Vou deixar disponível depois o trabalho para o grupo..

Queria que fosse um produto bem profissional, condicionadas em caixas com o display, LED's e Buttons se forem necessários.

Aceito ideias, dicas e tudo que possa me ajudar. Obrigado! 

SHIELD DATALOGGER:

http://www.filipeflop.com/pd-411335-data-logger-shield-para-arduino...

DHT 22:

http://www.filipeflop.com/pd-137442-sensor-de-umidade-e-temperatura...

Exemplo de display:

http://www.filipeflop.com/pd-70544-display-lcd-tft-2-4-touchscreen-...

DLX DAQ? para aquisição de dados..

E se estiver esquecendo de mais algumas variáveis, ou algum possível erro ou a necessidade de implementar avisos acrescentar nos comentários.

Muito obrigado, conto com vocês. 

Exibições: 1378

Responder esta

Respostas a este tópico

Entendi, eu acredito que seria mais fácil e tenho interesse, porém eu nao manjo absolutamente nada de Raspberry e Linguagem Phyton.

Tenho experiência em PIC e Arduino e linguagem C apenas, e é o básico também.

O valor dos Raspberry sao muuito mais elevados que o UNO.. Caso eu consiga fácil transmitir os valores dos 12 sensores HTU21D ligados a 12 ESP8266 para o 1 ou 2 Raspberry Pi ficaria viável.. Porém é algo que nao consigo enxergar o caminho.

Raspberry Pi 3 que tem wifi e bluetooth esta custando aproximadamente R$ 200,00. 

O ultimo que comprei, PI 3 B , com fonte, case, cabo, R$250,00 Creio que a esta altura todos meus projetos vão migrar para Raspberry pelo custo beneficio J.G.Murta.

Abs.

CK

É verdade, tem que comprar fonte de 5V 2A ( eu já tinha) , um cartão de memória SD card classe 10 (mais caro - eu também já tinha). Cabo HDMI, monitor (pode usar TV HD), Teclado e mouse (usb - pode usar do seu PC). 

Sim veio com a fonte de 5V 2A. SD e cabo HDMI tb tinha, e hoje instalei um display LCD touch, fica muito bom.,

Abs.

CK

Como SO para raspberry 3 use android!

https://github.com/androidthings

Não instalei ainda o Android, pois tem ainda problemas com reprodução de video ( vi no Youtube). Para usar o Android, terá que desenvolver um aplicativo.

Olá Carlos Kwiek, desculpas por ter respondido daquela forma seu post. Lab de garagem ja me ajudou muito, apenas estava frustrado com a situação que me encontrava.

Admiro muito o que vocês fazem aqui..

Desculpas mesmo, até mais.

Salabino,

Todos alguma vez passamos por um momento assim, desculpas aceitas, e me adicione na sua lista de amigos se quiser que aceitarei com prazer, bem vindo a comunidade.

Grande abraço!

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço