Galera alguém já conseguiu instalar o ScadaBR em um RP3? Já tentei de tudo que é jeito aqui e não aparece as portas no modbus serial. O que posso fazer? Alguém tem alguma dica? Tentei java 7,8, oracle, openjdk, e nada... Tentei no Ubuntu MATE e raspibian...

Alguém tem outra dica de pegar os dados da USB chegando do arduino e mandar para o ScadaBR ou da própria GPIO do raspberry? Pelo modbus tá complicado por não aparecer as portas...

Exibições: 3082

Responder esta

Respostas a este tópico

O que preciso é criar um sistema que eu consiga verificar em tempo real 2 temperaturas, umidade, corrente e tensão... Meu objetivo maior é colher os dados durante um tempo, e quando quiser ter acesso a esses dados por meio de uma interface como o SCADA.

Os sensores estão ok já, eu usava o PLX-DAQ para recolher os dados. Mas, preciso agora de um sistema com interface e gráficos. Eu vou usar o arduino e raspberry que é alimentado por um sistema fotovoltaico.

A Paralax deixou de dar continuidade ao PLX-DAQ a tempo, imagino que por isso deixou de usar.

Ja pensou na possibilidade de  usar a linguagem MQTT, enviar a informação para um broker no seu proprio rasp, e fazer a interface em minutos da maneira que quiser?

MEU CANAL VÍDEO

Acho que para o que você pretende seria o ideal.

Abs.

CK

Obrigado pela dica, vou verificar isto. Além, de testar o mango hoje...

Eu deixei de usar o PLX-DAQ devido ele ser para o Windows, e não ter a interface web. Como agora uso raspberry pi, queria criar um sistema para realizar o acesso via web e recolher os dados....

Carlos li rapidamente aqui e vi que o NODE-red  funciona, ele irá receber os dados e irei programar ele com uma interface web. Agora qual seria a função do HIVEMQ neste seu projeto, exemplo, pois vi na internet varios projetos só com o NODE-red...

Bom dia,

Entre o Node-red e o o seu microcontrolador deve existir um broker, o software que se encarrega de receber as publicações, e enviar aos assinantes.

Existem diversos broker, um dos mais conhecidos é o mosquitto por exemplo, o Hivemq é o equivalente.

Abs.

CK

Eu posso armazenar os dados lidos durante um mês com ele também? Gerando relatório?

Sim, existe nodos para gravar tanto em txt, como .csv. a programação é simples e eficaz.

Paoman normalmente a 1.0 so e baixado para windows, para ambiente linux so e baixado o 0.91 que infelizmente nao vem com a porta serial  ativada como no 1.0.

aqui tem um site com os seriais 

http://jlog.org/rxtx-win.html

Esse bug e comum no 0.92 abaixo link informando como resolver 

https://pastebin.com/2hZ6cYTH

Aproveite para testar o no SCADA_LTS

que e o novo projeto SCADABR, que esta sendo desenvolvido por outros grupos.

http://scada-lts.org/#portfolio

me envie um email para mais informaçoes.

Obrigado pela dica, esse SCADA_LTS é como se fosse a versão mais nova do SCADABR, tem diferenças?

Sobre a dica de como resolver o problema é que no Rpi3 a arquitetura é arm, então a pasta i386 (Se for Linux copie e cole librxtxSerial.so na pasta jdk1.6-home/jre/lib/i386) não existe, no lugar tem uma arm, ao copiar e testar diz que a lib é incompatível.

Celso o projeto ScadaBR e aberto a todos que querem desenvolver, quem esta a frente do projeto e o Prof Fabio que e engenheiro de automaçao, vc pode ver no link do ScadaBR. O Sidney informou que o SCADABR1.1 esta preste a ser lançado no site. No meu caso como vc sabe sou um mero colaborador(da comunidade e nao do grupo ) ainda estudando java. 

No geral estamos dirvirtuando o objetivo deste post que e resolver a duvida do usuario paoman, seria bom deixar essas duvidas sobre o projeto para um novo post sobre assunto.

abraço

Paoman estou verificando uma biblioteca RXTX para ARM, assim que achar informo aqui no post.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço