Estou trabalhando em um projeto pronto e tenho que repará-lo. O projeto possui quatro placas com amplificadores, um Arduíno (alimentado separadamente) e um divisor de tensão. O Arduíno recebe o sinal das placas para futuro processamento, mas o problema está no divisor. O divisor está atuando para reduzir a tensão que vem da bateria para um pino analógico do Arduíno, afim de monitorar a bateria. Caso ela esteja abaixo de uma faixa (abaixo de 6 V aproximadamente) o Arduíno veta todo o processamento. Na figura em anexo o esquema é mostrado, onde o resistor do terra é de 5600 Ohms e o outro 8200 Ohms. O que ocorre é que quando o circuito é ligado, automaticamente ele alarma, sendo que na bateria constam mais que 7 V (pelo multímetro). Ao medir com o multímetro verifiquei que na saída do divisor saia apenas 0,8 V, que pela configuração do divisor empregado deveria ser algo em torno de 2,8 V para tensões próximas de 7 V. Isso está afetando todo o processo, o que poderia estar modificando a a saída do divisor? Alguma dica de resolução?

Desde já, obrigado!

Anexo: http://ap.imagensbrasil.org/image/jhJkBU

Exibições: 886

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá amigo, segundo seu desenho, você está monitorando metade da tensão de fornecimento das baterias. Não foi informado qual a tensão mas pelo desenho são duas baterias em série e você esta monitorando somente uma.
Imagina uma situação onde você tem duas pilhas de 3,5V ligadas em série. No total tera 7V. mas se na hora de medir pegar uma extremidade da pilha para meidr e a outra referencia ser o meido delas(assim como está seu desenho) você tera a tensão de uma pilha apenas(3,5V).

Outra coisa, poste o code do arduino para darmos uma olhada!

Entendi. Quanto ao código, eu não tive acesso. O programador me disse que fez a função para ele alarmar quando percebesse menos que 2,1 V na entrada do arduino. E corrigindo uma pequeno equivoco, os resistores são 3300 no terra e 5600 no outro. Me falaram que talvez os amplificadores podem estar demandando muita corrente, seria uma ideia?

Se for isso, talvez um capacitor resolva...

Já fez teste de iniciar o sistema sem carga?

Ainda não fiz esse teste, farei. Quanto ao capacitor, como seria isso? Tipo um buffer?

ai tem que calcular.... e confesso que não sou bom nisso.
Acontece que talvez no pico a drenagem de corrente seja maior, diminuindo a tensão, apesar que pelo que vc informa essa queda tem que ser muito. Mas fas o teste sem carga primeiro depois se possivel liga uma a uma

No seu diagrama, não aparece o terra do Arduino conectado no terra do seu circuito.

Você fez essa ligação ?

Por que esta usando amplificadores operacionais com fontes bipolar ( + e - ) ?

Existem amplificadores operacionais (comparadores) que usam somente um fonte de energia VCC. 

Por que esta usando quatro comparadores para fazer a medição de somente um divisor de tensão ?

José, creio que não ficou claro, me desculpe.Vamos la, o terra do Arduíno está conectado, quanto aos amplificadores e a fonte bipolar, eu não tenho acesso as especificações de projeto para saber  motivo do uso deles, me foi requisitado apenas o reparo. As quatro placas não operam para o divisor, elas fazem aquisição de outra coisa. O divisor funciona apenas para monitorar a bateria que as alimenta. O que acontece é que o equipamento está em constante alarme de bateria fraca, o que pelo codigo impede o processamento do que é obtido pelas placas e identifiquei que está ocorrendo esse erro na saída do divisor. O codigo alarma com tensões abaixo de 6V, segundo ele.

Não seria mais fácil reparar o equipamento ?

Você mediu e testou a bateria para confirmar que a bateria esta OK ?

Medi sim, estavam sendo fornecidos 7,5V pela bateria, mas na saída do divisor estava saindo algo em torno 0,8V, quando era pra ser em torno de 2,8V.

Bom dia PF.

Vou enfatizar a pergunta do JGAM.

O Gnd do arduino está conectado com o GND da bateria de +V?

Realmente é o + V que você está medindo?

Qual port do arduino você está conectando o centro do divisor?

Rui

Sim, estão todos conectados. A conexão do divisor é aquela mesmo, o V+ e o terra. O divisor esta ligado no pino A4.

Quais são as especificações dessa bateria ? Tipo , tensão, corrente, etc.

Se possível envie  o link e foto da mesma. A bateria pode estar descarregada e por isso não consegue fornecer corrente. 

Não seria mais fácil reparar o equipamento ? Que equipamento é esse ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço