O nosso professor de física passou para a gente um projeto sobre o aquecimento global onde conseguissemos relacionar isso com a Física e claro, para dar um efeito mais legal e facilitar os cálculos, usar um Arduino, mas não consigo pensar no que fazer para envolver todos esses temas com sucesso, alguém pode me dar uma 'led'? heheheh

Exibições: 419

Responder esta

Respostas a este tópico

Aquecimento global é um assunto de longo prazo. Sendo assim gerar dados imediatos para calculo é complicado..

Seu prof é de física, então essa deve ser a parte mais importante. O tema é aquecimento global mas vamos pensar nos correlatos também que seriam atitudes para melhorar os efeitos, as causas e quantificar.

-Quantificar:

Sensores idênticos de luz solar a serem instalados em regiões metropolitanas e no interior, para medir a diferença da intensidade do sol, acreditando que a diferença seja em função da poluição.

Medidor de partículas no ar. Basicamente um secador de cabelos no modo frio que sopra em um filtro de papel para café. Depois de horas soprando vc lê a cor que fica. Sei lá onde enfiar o arduino nesse processo. Temporizador ?

-Causas:

Novos metodos ou processos mais econômicos, coisa como por o arduino para medir um monte de lampada. Medindo a corrente e a luminosidade para dar notas a lampadas. De incandescente a led..

-Efeitos: 

Aih é mais dificil pq vc teria que comparar dados atuais com antigos, não tenho ideia agora.

Enfim, tem que dar uma ampliada nos horizontes pq aquecimento global diretamente só se fizer um termometro e comparar as medidas com o passado. Isso é complicado pq são poucos graus e ta.

Envolvendo agua do mar tb seria legal, embora mais difícil.

Obs: "LED" é uma sigla, se escreve com letras maiusculas, e é masculino, então se fala "um LED".

Existe a figura do chama "concordância no modo implícito" ou algo assim que é quando omitimos uma palavra na frase mas fazemos a concordância como se ela estivesse la´.

Ex: "Vou trocar essa lâmpada por uma LED". fica "uma" pq é como se a frase fosse:

"Vou trocar essa lâmpada por uma lâmpada LED".

Mas apenas 1 led é sempre masculino mesmo.

Mas sem stress, todos escrevemos alguma coisa errada de vez em quando. Só é importante saber o certo para não propagar o erro.

Vide: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_emissor_de_luz

http://www.infoescola.com/portugues/concordancia-verbal/

Sim, mas quando respondo procuro fazer de forma ampla pq o forum é publico. Essa pergunta é relativamente inovadora e interessante. Já mando logo textão pq o Google trará outros com a mesma dúvida. Assim o texto é reaproveitado.

Há muitos anos atrás , fiquei sabendo que o serviço de monitoramento da poluição da cidade de São Paulo, era realizado através de um raio laser. Não sei se ainda é usado esse método. Eu pesquisaria isso . 

Um medidor de partículas em suspensão no ar usando um raio laser e um Arduino.

Já desmontei um sensor de fumaça e era algo assim: Dois "canos" ou caminhos que se cruzavam dentro da caixinha, tudo preto. Na ponta de um um led e na ponta de outro um sensor.

Suponho que sem particulas a luz passava direto. Se tivesse alguma seu brilho refletia no sensor, como poeira num fio de sol.

Deve ser algo assim mas melhor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço