(Resolvido) Monitorar AC 110/220V (antigo Ajuda com fonte sem transformador.)

Bom com a ajuda do pessoal é esse o circuito final com os componentes calculados.

Eu testei em 110V e 220V, em 220V o R1 subiu 3 graus acima da temperatura ambiente, como é esperado que ele dissipe algum calor, assumo que está no aceitável. 

Como percebi que tem muita gente procurando sobre esse tipo de circuito (Só no arduino.cc já achei uns 5 tópicos procurando sobre isso) vou colocar em algum blog explanando sobre isso, e solicitar a todos que ajudaram a chegar nesse ponto e contribuir para enriquecer as fontes de referência a esse circuito.

Pois houve dois caminhos, apenas com resistor e outro com resistor + capacitor.

Datasheet PS2501

O PS2501 é optoisolador que suporta até 80V, estou usando ele em detrimento ao MID400, pois este tem versões com 2, 3 ou 4 optoisoladores no mesmo DIE, e eu vou precisa de 6 desses.

PS: A nomenclatura do capacitor normalmente é 33nF e não como está na figura (0.033uF)

Atualmente estou usando da seguinte forma

Olá pessoal

Achei na internet centenas de fontes sem transformador, mas a minha necessidade é um pouco diferente mas a idéia resolveria.

Estou tentando montar um PLC (program logic controler) ou CLP, e preciso monitorar oito equipamentos para saber se estão ligados ou não, pois o controle, será manual ou atráves do sistema de monitoria, então eu iria usar uma fonte sem transformador excitando um optoisolador PS2505, eu achei esse esquema, mas aparentemente ele não funcionou bem, pois em 110V o resistor esquentou demais e em 220V ele torrou.

Mesmo que funciona-se o problema não são os oito optoisoladores, mas os oito capacitores de poliester, que deixariam o circuito gigante, eu sei que deve haver uma maneira mais compacta de fazer isso, pois tenho um CLP da WEB e ele é muito compacto e aceita as entradas em 110V/220V, bom a fonte teria que baixar para algo abaixo de 80V que é o máximo que o optoisolador suporta, e esses 80V teriam que ser para 220V 

Alguém tem uma luz ai para mim???

Exibições: 22444

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que encontrei oq eu procurava:

http://www.cuin.com.br/2012/08/sensor-de-tensao-eletrica-ac/

Obrigado a todos!!

Rodrigo Borges

Pessoal bom dia

Estou montando a altomação da minha casa e fiz interruptores touch com o CI AT42QT1010 da atmel enviando pulso de 5 volts para o arduino e este por sua vez acionado o Rele. Funcionou perfeitamente.

Eu gostaria de aperfeiçoar isto, eu preciso retirar 5v de uma das fases da rede eletrica. Ou seja, transformar o fase (o cabo que é ligado no interruptor normal) em 5v para alimentar esse sistema, assim caso o arduino desse algum problema o interruptor touch continuaria funcionando.

Alguém poderia me ajudar?

grato

tem algum projeto pra montar fonte de 13.8 chaveada 50ap se tive eu agradeço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço