Eae pessoal blz? Estou no inicio do meu projeto de TCC de um levitador magnético, e estou com algumas duvidas porque sou bem leigo com sistemas embarcados(no caso arduino) pois só tive uma matéria sobre isso.

No caso meu projeto seria alimentar uma bobina com PWM, estou usando uma ponte H (L298N) pra me ajudar a fazer isso, no caso eu colocaria um sensor ultrassonico na base e colocaria um setpoint qualquer para estabilizar o objeto( que no caso seria uma esfera), ai de acordo com a variação da distancia, o programa PID iria se ajustar para manter a esfera no lugar. A minha duvida seria o seguinte, é viável fazer com sensor ultrassonico (HC SR04) para manter o objeto estabilizado ou usar um sensor de infravermelho ou proximidade no lugar, porque eu n sei qual se a velocidade de leitura do ultrassonico e a exatidão são suficientes para essa função. Ou tem alguma limitação para o arduino fazer esse tipo de tarefa e vocês aconselham outro tipo de controlador.

Obrigado

Exibições: 801

Responder esta

Respostas a este tópico

Na verdade, é um eletroimã, ficaria o sensor na base com um setpoint de uma distancia e o programa iria tentar manter a esfera numa posição constante mandando com a saida em PWM para o eletroimã energizando e atraindo a esfera, ficando assim energizando e desenergizando a bobina.

O problema n é o alcance pois o sensor n vai ficar longe que a posição que a esfera vai ficar, e sim se a velocidade de leitura do sensor é o suficiente para ler rapidamente a posição da esfera e mandar a saida PWM rapidamente para o eletroimã energizar.

Esse é um projeto que já está feito na faculdade mesmo, um CLP fazendo a logica e um ckt mandando tensão para o eletroima, no caso o sensor ficaria onde está esse cone branco em baixo e a esfera logo acima, provavelmente, o jeito vai ser testar mesmo pra ver se funciona...Vlw pela ajuda

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço