Pessoal, muita PAZ!

Estou aqui na terrinha matutano uma forma do passar o verão sem ter que ficar tomando conta das estufas de alface. O caso é o seguinte: aqui somos "plantadores" de alface, rúcula e agrião, na modalidade hidropônica, para quem não conhece aí vai uma foto:

O problema é que as plantas crescem alimentadas por uma solução que corre pelo cano de PVC em uma frequência de 15min ligado e 15min desligado. Só que o fluxo de solução não pode ser interrompido fora da frequência programada senão todo cano fica seco por muito tempo, matando as plantas de sede.

A ideia é a seguinte:

Fazer um sistema que toque uma sirene e acenda uma luz, quando um dos canos estiver sem água, quando o fluxo de água estiver interrompido.

Pensei em algo com o sensor de umidade mas o sistema teria que ligar quando houvesse água no cano de distribuição, que é comum a todos os canos de plantio, ou algo assim.

Alguém tem alguma ideia.

Exibições: 9912

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal, tenho bastante contato com RN, estamos sempre no Senai daí (somos fornecedores), quem sabe ano que vem, se for possível, adoraria conhecer uma fazenda hidropônica de verdade.

Acredito que muitos aqui adorariam conhecer.

Outra coisa: Percebo que aqui em SP, no meio da poluição, as plantas crescem até melhor que no interior (minha referencia é Mogi das Cruzes). Acredito que em função do carbono a mais da poluição.

Os chineses estão combatendo a poluição com a plantação de arvores frutíferas nas cidades, nas rotatórias, nas laterais das estradas. Especialmente vi muitas bananeiras. Lá acho que ainda não houve ganho real, mas a verdade é que o carbono necessário para produzir toda materia organica não sai do substrato e sim do ar. Por isso culturas de crescimento rápido, que perdem as folhas para repor no outro ano, que geram frutos doces, etc deveriam ser as plantas mais adequadas para uma cidade grande, e não o Ficcus, que é o que mais vemos ser plantados por aqui, justamente por "não sujar".

Eduardo, 

quando vier a Natal entre em contato e venha comer uma salada comigo!

Sou de SP também, na verdade tenho um pé aí e outro aqui, mas em janeiro de 2015 estou vindo de mala e cuia para uma propriedade arrendada para expandir a produção que já temos atualmente.

Em paralelo, trabalhamos com provimento de internet, as duas coisas parecem se dar bem juntas! hehehe

Quanto as plantas de SP, não podemos esquecer da questão estética e política. Na minha opinião, as marginais e canteiros centrais poderiam ser repletas de frutíferas que além de alimentos, forneceriam refugio para fauna.

Abraços!

E ai Antonio, resolveu teu problema ? Qual solução utilizou?  

Estou interessado pois estou com um projeto de irrigação por gotejamento para TOMATE em vasos e pretendo utilizar SENSOR de SOLO, porem tenho a duvida de durabilidade e utilização dos sensores disponíveis se vão aguentar, e por quanto tempo em contato com a solução nutritiva...Fez o teste com a cinta INOX, estou achando que essa será melhor solução !?

PC!

Não mexi com isso porque entrei em choque com outros pensamentos aqui.

Penso que nos dias de hoje, inovar para otimizar a produção e minimizar desperdícios, perdas e esforços sempre valem a pena. Porém, para outros, a "experiência milenar", fazer como todos estão fazendo, fazer o que os grandes fazem, ainda é um bom caminho.

Dei um tempo para não me estressar!

Antonio, bom dia, como vai a hidroponia?

acho que este ano eu monto uma também, resolveu o seu problema?

pelo que estudei sobre o assunto, o ideal é o combate na formação de algas nos perfis, quando as algas morrem são fontes de alimento para o phytium que ataca a raiz das alfaces, outro problema das algas nas raízes das alfaces é que também são fontes de alimentos para a larva minadora, um excelente atrativo. 

Quanto ao circuito de alerta de entupimento, acho que poderia aproveitar a ideia do Weider e colocar na saída de cada solução na entrada da bancada um sensor deste aqui. é o mesmo principio de funcionamento de um sensor de dia, o legal é a simplicidade e não é necessario nenhum Arduíno no projeto. Quando falta água o LED acende.

tem dezenas de ideias similares para diversas funções neste site aqui.

http://www.talkingelectronics.com/projects/200TrCcts/200TrCcts.html

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço