Boa tarde Galera!

Tenho um circuito que funciona perfeitamente com um attiny85, ele usa uma fonte de 12v que retirei de um modem antigo, porem queria fazer um upgrade na minha placa e adicionar uma bateria para funcionar mais ou menos igual um no-break, ou seja, se a fonte fosse desconectada, ou a energia caísse, a bateria iria entrar em ação e não deixaria o attiny desligar, mas se tiver na fonte, a bateria seria desconectada, para que não gastasse sua carga, e é ai que esta o problema, só sei fazer isso usando relé, mas não quero usar relé, pois ele consumiria muita corrente. 

Alguém sabe um circuito simples para fazer isso?

Obs.: vou usar uma bateria de chumbo acido de 12v (parecida com a de alarmes e cerca elétrica residencial)

Exibições: 831

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite; Amplificador Operacional LM-339,pesquisa por comparador de Janela.

bom dia Juan,

andei olhando sobre esse comparador também, achei interessante criar um circuito usando ele, vou estudar ele um pouco mais. Obrigado pela resposta.

Teodoro, bacana sua explicação, pensei em algo do tipo também logo para o começo, mas nesse caso, a bateria não se descarrega com o decorrer do tempo? também pretendo embutir nesse circuito, algo que carregue a bateria também.

Obrigado pela resposta.

Boa noite, CH,
Eu usei um carregador portatil de celular, similar a este:

https://www.walmart.com.br/item/2664117/sk?utm_source=google-pla&am...

Ele fica ligado em um adaptador 110/220 USB e ao meu circuito.
Ele fica sempre carregando e alimentando o meu circuito com 5V.
Qdo falta 110/220v o carregador supre os 5v para o circuito.
Rui

Bom dia Rui,

Cara, essa foi boa rsrs não tinha pensado nisso e funciona bem para o que eu preciso, vou usar um velho que tenho em casa.

Obrigado pela resposta.

A ideia é muito boa, mas eu tenho um powerbank  destes que não faz as duas coisas ao mesmo tempo, é preciso checar antes de comprar.

Eu tinha comprado um painel solar de 6v para liga-lo ao powerbank, mas agora encomendei da china um tp4056 e um step-up usb daqueles simples que elevam 0,9v a 4,5v para 5v para fazer um porwer bank solar para uma cerca elétrica que fiz na minha chácara. por enquanto chegou apenas o painel solar e estou usando ele direto no eletrificador (tem apenas um diodo para proteção) e esta funcionando que uma beleza, mas quando não tem sol a cerca fica sem choque, só que esta atendendo bem, mesmo sem bateria.

Vai usar uma bateria de chumbo para alimentar um ATtiny85 somente ? 

Ou seu circuito demanda mais energia? O consumo do ATtiny85 é mínimo.

Se procura um carregador de bateria de chumbo :

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-micro-co...

Boa tarde José Gustavo, a bateria vai alimentar somente o attiny mesmo e futuramente mais alguns componentes, por isso pretendo usar essa bateria. olhei os circuitos do carregador e achei bem interessante e funcional.
obrigado pela resposta

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço