Placa de desenvolvimento PIC para iniciantes

A compra de kits de desenvolvimentos pode ser algo caro e de difícil acesso, um kit pode ser desenvolvido pelo próprio hobbysta ou estudante da área da eletrônica ou mecatrônica.

Quem gosta de microcontroladores PIC talvez venha a concordar, um dos mais simples para iniciantes é o PIC12F629 é um chip de 8 pinos sendo eles alimentação, terra, reset que pode ser usado como entrada e outros 5 que podem ser usados como entrada ou saída. Estes são métodos simples de configuração visto que os pinos são multifunções.

Pensando nesses parâmetros por que não desenvolver um kit você mesmo com componentes de sucatas ou comprando alguns?

A figura 1 é uma pequena placa com o PIC citado. Além do microcontrolador o kit contém um circuito integrado decodificador para display de 7 segmentos (CD4511 circuito CMOS) e um driver de transistor DARLINGTON ULN2003.

Figura 1 – Placa de desenvolvimento com PIC12F629

Na figura 1 é possível observar o dispositivo montado em placa padrão. O kit contém 2 botões ONBOARD que são as entradas e 4 saídas que podem ser escolhidas entre o acionamento do display ou das saídas do driver ULN2003, esse ajuste é feito por um JUMP na placa.

Além da imagem da placa montada, o esquema de ligações é mostrado na figura 2 onde foi utilizado o software ISIS PROTEUS.

Figura 2 – Esquema

Uma desvantagem desta placa que pode ser melhorada por outros projetistas é que para gravar, o PIC deve ser removido, isso poderia ser corrigido utilizando um esquema de ligação para gravação ICSP.

Esses e outros kits podem ser montados por você mesmo, arrisque, pois, praticar o conhecimento é algo bom.

Exibições: 2016

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 10 abril 2017 às 0:29

Parabéns para ambos colegas !

Comentário de Alexandre em 7 abril 2017 às 17:16

Muito bom, Diego! Estou me debatendo com o PIC nos últimos tempos, mas preferi um PIC 16.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço