Olá pessoal, tenho trabalhado muito com tecnologia RFID e estudado bastante a respeito. Estou prestes a desenvolver uma placa com um transponder e antena pra colocar num equipamento que estou trabalhando.

Uma coisa que me preocupa muito, e quero muito estabelecer uma discussão a este respeito, é as interferências e intempéries que podem interferir no bom funcionamento de um dispositivo como este. Sem dúvida este assunto é muito avançado e complexo, mas pretendo me aprofundar nele, antes de ir mais fundo no projeto, para evitar o surgimento de problemas no futuro.

Por tanto deixo aqui algumas perguntas e um espaço para aprofundar neste assunto. Espero que o tópico renda bastante opiniões a este respeito e facilite o entendimento desta área.

1. Quais fatores internos e externos podem causar interferência em sinais HF. Ondas de rádio de celular, rede elétrica, componentes na construção do circuito interno, etc.

2. Que tipo de proteção, mecânica ou eletrônica, pode ser utilizada para amenizar ou eliminar estes fatores. 

Talvez estas perguntas sejam muito vagas, mas acho que já da pra começar uma discussão a respeito.

Exibições: 433

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rafael,

Para o caso de RFiD em HF você estará trabalhando com sinais de frequência de 13,56Khz. Os celulares operam em UHF, acima dos 800MHz. Você terá pouquíssima interferência por celulares, estações radio base, etc. Mas seu dispositivo deve cumplir com as regras e normas para os sinais harmônicos não afetarem os celulares, gps, etc por volta de dispositivo.

Se você pensa usar uma fonte chaveada, esta deve ser muito bem elaborada de tal forma que os harmônicos do oscilador da fonte não afetem seu sistema RFiD.

Boa sorte e bons desenvolvimentos,

Samuel

Obrigado pelas dicas.

No meu caso, o equipamento será alimentado por uma bateria, porém esta por sua vez será carregada por uma fonte chaveada. Mesmo assim devo ter cuidado com a fonte?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço