Alguem sabe um projeto de dimmer comum que pode ser feito sem utilização de um optoacoplador moc ou um diac através do arduino, utilizando o 4n25 como optoacoplador de saída? 
Por exemplo substituir o diac por algum tipo de par de transistores ou zeners?

Exibições: 2433

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Se você permitir que eu lhe dê um conselho eu diria que não é aconselhável seguir por esse caminho, o 4N25 e o MOC tem usos específicos e diferentes, o 4N25 não vai conseguir disparar o TRIAC corretamente.

O Dimmer é um circuito que trabalha com tensão e potência elevados, sem isolação da rede e qualquer tipo de gambiarra é um risco a segurança e pode danificar o arduino, recomendo que use os componentes corretos para cada aplicação.

Abraço.

o moc é basicamente um 4n25 com um diac na saída, o risco de dano ao arduino eu imagino que seja pequeno visto que de toda forma ele estará isolado opticamente da mesma forma que utilizando um moc, eu imagino utilizar um 4n25 e colocar um diac em série para ativa o gater do triac, quase da mesma forma que se faz com um dimmer analógico usando cargas de capacitor.
O problema é que eu também não possuo um diac em mãos para testes rápidos, então pensei em usar um par de zeners em anti paralelo para fornecer a corrente e a tensão para a o gate do triac. }
Nesse caso, problema seria que o zener polarizado diretamente iria conduzir com uma tensão pequena atrapalhando todo o circuito, creio que a questão fundamental seja como construir um diac usando zeners e ou transistores comuns, para efetuar o disparo no gate do triac através da saída do optoacoplador, meio que simulando a saída de um moc.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...

Minha ideia é fazer um circuito como este, porém substituindo o diac por um par de zeners em anti série na verdade, diferente do que eu disse acima que era em anti paralelo.

http://1.bp.blogspot.com/-XMjxAc7ANIQ/UMrwIxM8JrI/AAAAAAAABDg/EvO2p...

Depois Iria necessitar de uma forma de subsituir esse "filtro" RC por um 4n25 efetuando os disparos, a eletronica é uma área tão versátil que há vários jeitos diferentes de projetar o mesmo circuito usando componentes diferentes.

No meu caso o problema é que não possuo o diac nem o moc e para comprar demoraria mais de uma semana pra chegar , fora o frete dentre outros, tenho a intenção de fazer estes circuitos da forma correta com o moc, mas por enquanto me contentaria com alguns pré testes utilzando os componentes que já possuo em mãos.

De comum entre um MOC qualquer e o 4N25 só mesmo que os dois são semicondutores da grande família dos optoacopladores.

Dizer que os dois são basicamente a mesma coisa é como querer sair pra caçar usando uma vaca ao invés de usar um cão, já que ambos são mamíferos... kkkk

Um Diac trabalha em CA, devendo disparar em ambos os semiciclos da senóide.

O 4N25 tem na saída um transistor bipolar... que deve trabalhar com CC.

Dois Zeners não substituem um Diac.

Abraço.

Pesquisando um pouco mais, passo a concordar mais com você, realmente a saída que só pode trabalhar em cc complica bastante o projeto. Vou tentar um pouco mais e caso haja algum resultado eu posto por aqui.

boa sorte...

Muito interessante seu raciocínio, estudo profundo sobre caminhos para resolver a questão.

No entanto o ideal é usar realmente os componentes feitos para o serviço, ainda mais quando envolve tensões maiores.

Ainda que seja possível não seria ético recomendar aqui pq é uma senhora gambiarra perigosa e duvidosa.

Recomendo buscar o componente certo.

Aqui no meu bairro tenho uma eletrônica que vende componentes desse tipo. Muitos bairros tem, muitas cidades tem. Se o prazo e frete não são aceitaveis recomendo esse caminho.

Ex:

Link

Eletronica Telecolor

R. Comendador Antônio Alves, 169 - Santo Antônio, Pedro Leopoldo - ...

Caso não tenha tente a próxima mais próxima, na cidade vizinha e assim vai.

Para estudo o recomendável é ter uma caixinha com componentes. Coisa como resistores (10 de cada) transistores diversos, triacs no seu caso, capacitores, etc. São muito baratos. Aih o frete é para o pacote todo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço