Estou montando um hardware de monitoramento onde pretendo escrever os dados dos sensores em um banco de dados MySQL, transmitindo via MQTT. Estou apanhando um pouco mas conforme for tendo informação irei postando.

Se alguém quiser participar, podemos compartilhar o trabalho de alguma forma cooperativa, tipo GIT.

Os dados serão exibidos via HTTP, com um framework REST rodando em Django.

Irei aguardar interessados antes de postar.

Exibições: 3236

Responder esta

Respostas a este tópico

Acabei fazendo usando node.js

Estou envolvido num projecto em que me parece adequado o uso de Paho para implementar um cliente MQTT a rodar num PC com Windows e que ausculte as mensagens publicadas por outros clientes (ESP8266) e as envie para uma base de dados. O meu problema é que sou iniciante em Java... Alguém sabe como se instala o Paho na IDE Eclipse Neon?

Esta dúvida pareceu-me relacionada com este projecto e por isso publico aqui.

Obrigado

JM

Vizela - Portugal

Tenta se libertar do Windows. Linux para esse tipo de atividade é bem melhor
Então Jorge, como parece que ninguém se interessou toquei as coisas sozinho. Acabei mudando algumas coisas. Me familiarizei melhor com o Node.js para fazer a "coleta" do mqtt e criar a persistência no banco. Desisti também do Esp e acabei me rendendo ao bom (e muito caro) xbee. Querendo retomar as atividades neste tópico pode contar comigo.

Bom dia Luciano, fiquei curioso. 

Porque desistiu do ESP8266 ?

Obrigado. 

Comecei a ter muito problema com a alimentação do ESP, também queria fazer uma rede mesh, coisa que o Xbee faz naturalmente. A rede WIfi  (802.11) não me deu muita segurança, uma vez que queria monitorar equipamentos em movimento (maquinas agrículas). Quando tiver dinheiro para investir colocarei um rádio de telemetria, mas por enquanto o Xbee me deu o que queria. ainda não fiz um teste de distância, mas com até 500m em campo aberto e visada direta esta funcionando bem.

Boas, pessoal

O Paho já consegui instalar no Eclipse... Usei código padrão e consegui colocar o ESP8266 a enviar informação lida pelo programa em Java... Apercebi-me entretanto que parece que não é possível lêr o Client ID de quem envia a informação a não ser acrescentado uma identificação no tópico ou no payload... 

O meu projecto continua em marcha, fica o video:

O video não mostra mas os dados estão a ser enviados por MQTT para um ficheiro Excel. No PC está a correr um pequeno programa em Java.

https://youtu.be/rvJkIwKZgp4

Segue meu canal, se for util para a alguma coisa estou a disposição.

MEU CANAL YT

Abs.

CK

Acabei de subscrever. Obg

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço