Durante o ano de 2005 na cidade de Ivrea, na Itália,  surgiu uma placa de grande impacto no mundo maker, conhecida como Arduino, que é apresentada na Figura 1. O arduino surgiu a partir de um projeto desenvolvido para o Instituto Ivrea de Design de Interação. Mas o que se questiona bastante é: Se naquela época já existiam diversos microcontroladores disponíveis, por que criar o arduino ? Quais fatores levaram no desenvolvimento e expansão do uso do arduino em diversos países ? 

A solução para o desenvolvimento

Neste período, a ferramenta mais utilizada era a Basic Stamp e estava custando aproximadamente 100$ e os alunos não tinham interesse em compra-la, em virtude do valor. Com base na questão de custos e acessibilidade na aquisição, uma equipe de desenvolvedores iniciou um trabalho de desenvolvimento para uma nova ferramenta. Nesta época havia um trabalho relacionado com o Processing e tiveram a intenção de criar uma plataforma utilizando Processing aplicada em hardware.

Através de uma tese de um aluno, que foi voltada para esta aplicaçao e que deu origem à Plataforma Wiring. E a partir desta plataforma, surgiram estudos e pesquisas para criar uma plataforma mais simples, de fácil utilização e barata. Assim, surgiu a ideia do desenvolvimento de uma plataforma OpenSource[1,2]. O principal motivo de desenvolver uma plataforma OpenSource era permitir a contribuição da comunidade para melhorias contínuas no projeto e uso aberto.

Figura 1 - Arduino Uno.

O mercado de vendas do arduino

Após a concepção do projeto, foram desenvolvidas as primeiras placas para venda. Inicialmente foram desenvolvidas 200 unidades a partir de uma melhoria realizada no projeto inicial e algumas escolas fizeram uma compra de parte das 200 placas produzidas. Meses depois, os desenvolvedores ofereceram a placa para venda na SparkFun, mas Nathan Seidle não desejou trabalhar com a venda da placa inicialmente, mas meses depois, quando a placa foi projetada com entrada USB, Nathan aceitou a proposta de receber 20 placas para venda e, a partir disto, hoje a SparkFun já vendeu mais de 40.000 placas de arduino. 

O arduino cresceu bastante no mercado, em virtude de trazer para o movimento Maker a facilidade, baixo custo e acessibilidade de desenvolver novos projetos e claro, ofereceu uma grande faixa de dispositivos, que variam o uso para cada aplicação com base nas características do microcontrolador da placa. E uma das principais dúvidas de novos makers é: Qual arduino escolher ?

Qual Arduino escolher ?

Após o desenvolvimento do primeiro projeto do arduino, surgiram várias versões de placas disponíveis no mercado. Mas a pergunta de qualquer iniciante é: Qual placa escolher para iniciar os estudos ou realizar um projeto ? Primeiramente, é necessário compreender o que o projeto demanda: quantidades de pinos digitais, entradas analógicas, unidades de comunicação serial, memória EEPROM e entre outros periféricos disponíveis no arduino. Com base nessas necessidades, a Silícios Lab desenvolveu um vídeo, que apresenta os principais arduinos utilizados no mercado e fez um comparativo entre suas principais características. 

Isto garante que o leitor possa diferenciar as placas e escolher a melhor placa para seu projeto ou estudo.

Agradecimentos

A Silícios Lab agradece sua leitura e acompanhamento dos conteúdos publicados. Caso queira entrar em contato conosco para sugerir melhorias e novos conteúdos, entre em contato através do formulário de contato. Deseja conhecer mais a respeito da estrutura e programação do Arduino ? Aguarde! Em breve serão publicados novos artigos sobre o assunto. Volte sempre!

Referências Bibliográficas

[1] MCROBERTS, Michael. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2011.

[2] KELLY, James Floyd et al. Arduino adventures: Escape from Gemini Station, 2013

Exibições: 1236

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 23 março 2017 às 21:28

O início não é fácil.

Boa sorte.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço