Fiz o projeto da primeira placa da ScoreBox de esgrima

Pessoal, sou programador e estou iniciando no Arduino... estou começando a aprender eletrônica, Poderiam me dizer se está tudo ok nessa placa que desenhei?

Vlw

Exibições: 1289

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bacana... interface com o computador eu conheço o VST mas ele não funciona legal com sabre...

E alguns desses projetos de arduino não têm ligação da pista de esgrima... então se você acerta o chão na modalidade de espada, acaba computando o ponto como válido...

Eu sou técnico de esgrima e estou tentando montar uma sala de armas (nome dado ao ginásio de esgrima) em Macaé/RJ...

Bom dia Carlos, o que é VST ? 

A solução mais simples em questão de HW que eu achei foi a com Raspberry Pi, pois toda a parte de display fica no monitor de video (que pode ser uma grande TV de led). 

Comprei recentemente um Raspberry Pi 3 , que já vem com Bluetooth 4 e interface WIFI. Muito bom!

O bom do Raspberry Pi é que ele possui também uma interface de HW (GPIO) onde poderá conectar varios sensores. Não é dificil usar essa interface. Você pode até conectar Arduino no Raspberry Pi se for necessário. Posso ajuda-lo se quiser.

Toda a ajuda é bem vinda... meu zap é 22 981548099.

Prefiro trocar idéias somente através do Lab.

Assim todos nos poderão acompanhar. 

Vou terminar de montar o projeto no Fritzing e te passo pra você dar uma olhada então.

Corrigindo :

Assim todos poderão nos acompanhar. 

Boa tarde Carlos, duvida, as matrizes irão exibir somente número, isso? Te pergunto pois já trabalhei com elas num projeto de placar para campo de futebol, a primeira versão que eu fiz, foi para controlar apenas o tempo, com disparo de alarme quando determinado tempo pré-definido fosse atingido. Confecciones matriz de 10cm x 10cm de 8*8 led. Usei também o max7219. fiz placas de uma face só, e a interligação eu fiz com fios. No começo eu cheguei a desenhar algumas placas com o Max7219 acoplado, depois desisti e passei a usar módulos existentes no mercado e passei a fazer somente as matrizes. Foi o primeiro projeto que eu fiz e ele ficou feio. Mais funciona até hoje (2 anos). Depois disso, comecei a pensar no desenvolvimento de um display de 7 segmentos maior usando o max. Compartilhei aqui no fórum pedindo a opinião do pessoal mais ninguém comentou (rssss), veja: http://labdegaragem.com/forum/topics/prot-tipo-display-7-segmentos-... .

Algumas imagens do meu primeiro projeto.

http://ozirisjunior.com.br/img_placar/1.jpg

http://ozirisjunior.com.br/img_placar/2.JPG

http://ozirisjunior.com.br/img_placar/3.JPG

Abraços e obrigado.



Bom vamos lá... na verdade, terei 2 painéis de matriz de leds do lado esquerdo e dois do direito... do lado esquerdo será um verde e um branco. O verde indica toques válidos do esgrimista da esquerda e o branco indica toques inválidos. No lado direito é um painel vermelho e um branco... o vermelho indica toques válidos e o branco inválido. Na espada, toques inválidos são os dados na pista pois vale toque no corpo inteiro do esgrimista. Se o toque for no copo da arma, nada acontece. No florete e no sabre existe uma área válida no corpo do esgrimista... todo toque dado dentro da área válida (que é delimitada por um colete com tecido que conduz eletricidade) faz a luz verde ou vermelha acender... em áreas fora do colete elétrico, acende a luz branca. Essas 4 matrizes de led 8x8 vão apenas acender por alguns instantes em caso de toque válido ou não válido.

Usarei outras duas matrizes de leds uma do lado esquerdo e outra do direito que só vai escrever a letra P Vai ser uma matriz menor só com 13 leds pra escrever a letra P... isso é pro sorteio da prioridade...

Uma competição de esgrima ocorre em três fazes... a fase da Poules onde todos jogam contra todos, as eliminatórias e as finais... Se um torneio tem, por exemplo, 128 esgrimistas inscritos, são organizadas poules de acordo com a infra estrutura do evento (quantidade de scorebox e de pistas disponíveis). Imaginemos que o evento tem 10 pistas... serão organizadas 20 poules com 6 esgrimistas e uma com 8, por exemplo... nas poules todos jogam contra todos e vale empate. São jogos de 3 minutos ou 5 pontos. Passada essa fase, somam-se as vitórias, os toques feitos e os toques levados e se organiza uma lista classificatória para as eliminatórias. Nesse caso teremos 5 eliminatórias que são: 64 de 128, 32 de 64, 16 de 32, 8 de 16 e 4 de 8. Na primeira eliminatória, pega-se o primeiro da lista classificatória com o último depois o segundo com o penúltimo e por aí vai... até que sobram 4 caras que vão fazer a semi-final e a final. Na eliminatória quem perder cai fora... É um jogo de  9 minutos ou 15 toques divididos em 3 tempos de 3 minutos. Em caso de empate (e é aí que vem a história do P), a máquina SORTEIA um esgrimista e dá pra ele a prioridade (escreve um P no lado do score dele) e o árbitro seta o cronômetro para 1 minutos. Se o tempo passar e a partida terminar empatada, vence o esgrimista que recebeu a prioridade.

Depois pinta a semi-final cujos vencedores disputam a final. Na esgrima NÃO EXISTE DISPUTA DO TERCEIRO E QUARTO LUGARES. Ambos recebem medalha de bronze. A exceção a esta regra são os jogos olímpicos. Isso se faz por conta de ranqueamento... para que apenas os participantes da final joguem todos os jogos possíveis...

Algumas scoreboxes também setam as faltas (cartões amarelo, vermelho e preto) na verdade só mostram os carões amarelo e vermelho... o preto elimina da competição direto... o cartão amarelo não provoca perda de pontos a partir de um cartão amarelo, todas as faltas são vermelhas e faz com que o adversário receba um ponto... achei besteira colocar esse controle extra. Basta aumentar a pontuação e pronto.

Além dos painéis feitos por matrizes de LEDs, a scorebox terá 2 painéis de 2 dígitos para marcar a pontuação para cada lado. A pontuação pode variar de 0 a 15 (embora essa escorebox vá trabalhar com dois modos, o moto TREINO que não tem limite de pontuação - vai até 99 e zera, automaticamente - e o modo JOGO que vai pegar o funcionamento normal de uma scorebox... no modo treino, a cada toque o cronômetro pausa, vai esperar alguns segundos, emitir um alerta sonoro e iniciar a contagem regressiva automaticamente... o modo treino vai funcionar automaticamente... o modo jogo vai funcionar a comando de um árbitro).

Ela também vai ter um painel de 4 dígitos no formato de timer pra fazer o controle de tempo da partida (no modo jogo, regressivo e no modo treino, progressivo, sem limite de tempo) e um último painel de 1 dígito para indicar o round da partida (no caso das eliminatórias, semi-final e final, são 3 rounds de 3 minutos)...

Isso resume o que o equipamento vai fazer...

UÉ... você conseguiu acender essa montueira de led em paralelo só com uma saída do max7219??? Não entendi o que vc fez...

Boa noite carlos, tais falando do painel do meu primeiro projeto? Se for, na verdade eu nao usei um max pra todos. Cada número é composto por duas matrizes. Criei funções dentro do programa que montam os números conforme o valor do cronômetro. Se eu fosse refazer esse projeto hoje, eu faria usando o display de 7 segmentos que te mandei o link, pois seria mais rápido e ficaria mais apresentável. Abraços e boa sorte no seu projeto. Se eu puder ajudar fico a disposição. Abraços.
Falei falei, e não expliquei o que você perguntou, cada matriz 8x8 que eu montei, usei um max7219, e via programação montei os números. Abraços

Essa vai ser a carinha da criança...

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço