Bom dia pessoal, gostaria de ver se podiam me ajudar com uma aplicação que estou querendo fazer. Precisava monitorar o tempo que um compressor fica ligado, Ele funciona uns 20 minutos e fica desligado uns 10 minutos. Após 8 horas ligado, seria acionado um relé, que ficará acionado por 20 minutos, desligando após este tempo e  reiniciasse novamente contando o tempo de ligado, até dar 8 horas novamente.  Também que tivesse um botão de reset, para iniciar do zero o contador.Tenho um RTC DS1307 para esta aplicação mas não sei como poderia fazer o codigo. Alguem poderia me ajudar?

Exibições: 1788

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde , o RTC DS1307 não tem boa precisão, mas talvez para a sua aplicação seja suficiente.

O DS3231 tem melhor precisão no relógio. 

Estude primeiramente como funciona o RTC. Monte e faça testes :

http://labdegaragem.com/forum/topics/modulo-relogio-rtc-para-ligar-...

http://labdegaragem.com/forum/topics/data-e-hora

http://www.arduinoecia.com.br/2013/04/real-time-clock-rtc-ds1307.html

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-rtc-ds1307

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-automa-o-sistema-de-ir...

Valeu José, vou dar uma olhada. Tava pensando, deveria funcionar como um cronometro. Bom, vou dar uma olhada no links. Valeu

Nos links tem alguns cronômetros. 

Comece com projetos simples com o RTC  e depois avance. 

Estive olhando os links. Estava olhando este sensor de presença. É um que eu usei para fazer um outro projetinho. Em utilizar o ds1307 vi como é. O problema é que não consigo ver como colocaria no sketch para que ele contasse o tempo que fica em high, pois são tempos intermitentes, até dar um total de 8hrs e depois zerar essa contagem.

Ai vai ter que estudar programação. 

Ou então alguém do Lab para ajuda-lo.

Se não sabe nada de programação, para começar, sugiro que faça um projeto em blocos (diagrama do algoritmo). Assim ficará mais fácil de entender o que pretende.

http://www.devmedia.com.br/fluxogramas-diagrama-de-blocos-e-de-chap... 

exemplo:

Pior que não entendo muito de programação!!!!! Mas já consegui escrever quase todo o code. Mas estrou travando em uma parte, Como guardar a hora em que acionou ou relé, Descobrindo como colocar no programa isso, aí me viro com o resto.

Divulgue o que já fez e qual a sua dúvida ou dificuldade.

Tenho certeza que os colegas do Lab o ajudarão.

Estou colocando o código, a biblioteca que estou usando e uma desenho de como deveria funcionar. A parte do Rele_G, no sketch está como contador, porque como comentei, não sei como colocar no programa armazenar os tempos em que o relé fica acionado. Até que pode dar certo, mas a parte do rele_D tem que haver a contagem do tempo. Pra ficar melhor deveria contar os tempos em que o rele_G fica acionado e não um contador. Esta seria minha duvida. Como que eu armazenaria estes tempos, para que quando der a soma de 8 horas ele desligue o rele_G e acione o rele_D. Alguém poderia me dar uma ajuda?

Sketch

Anexos

Talvez seja interessante armazenar a ultima hora de acionamento ou desacionamento em variaveis gravadas na EEPROM.
Se faltar energia e o sistema desligar, pode ser que você mude o ciclo desejado quando realimentar - pois ele vai começar o programa novamente.

Hum, interessante Ricardo. O problema é que não sei como armazenar essas horas. Teria que armazenar o inicio e fim de cada ciclo do relé_G, depois soma-los e comparar com o set que é de 8hrs. Aí que está minha duvida. Não sei como escrever isso no programa, nem da forma comum e nem na EEPROM. De armazenar na EEPROM vou dar uma pesquisada, mas com relação aos tempos, já pesquisei e não encontrei nada. Queria ver se alguém poderia me ajudar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço