ESP8166 mandando comando para outros ESP8266 na rede WiFi (Via web, port 80)

Olá pessoal:

       Gostaria de saber se existe como enviar comandos via porta 80, de um ESP 01 para outro ESP 01, dentro da mesma rede WiFi, comandos estes que deverão ser executados dentro so segundo ESP, exemplo, imaginem um motor ligado à porta GPIO1 do segundo ESP, e eu em uma página WEB rodando dentro do primeiro ESP, como faço para acionar o motor (sem entrar na pagina WEB do segundo ESP). Alguém conhece uma solução?

PS.: Estou usando a IDE do Arduino para programar.

Grato,

Caciola

Exibições: 765

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, é perfeitamente possível fazer o que deseja. Em minha experiência, a melhor forma que eu achei para fazer isso é usando comunicação UDP. Funciona que é uma maravilha. Somente não intendi porque enviar de um esp para o outro, uma vez que estão na mesma rede seu smartphone teria alcance para os dois. Sane essa minha duvida por favor.

Obrigado

Opa, é claro... no caso tenho dois ESPs cada um com um sensor e rele a ser acionado, os comandos são enviados via html carregados em cada um deles, mas eu desejo unificar os controles e em uma só tela para poder escolher que rele vou acionar. (será que existe outra forma de fazer essa união, aceito sugestões...), detalhe, as paginas HTMls rodam nos ESPs, não há, e não deverá haver servidores nessa mini rede (sem possibilidade de acesso à internet).

Aproveitando, será que você teria um exemplo de Sketch para me mandar (fica mais fácil de entender o processo).

Grato,

Caciola.

Agora eu entendi.

Tudo bem na sua rede não ter internet, mas seria inviável colocar um modem??? Assim você conecta todos o esp como client, acho que fica mais fácil.

Nunca fiz isso usando html. o que eu já fiz foi um programa onde eu cadastro os ips e dou os comandos, todos os ips na mesma tela.

e tbm não tenho nenhum exemplo para te mandar mas vou te ajudar nas buscas, qualquer coisa eu posto aqui.

Olá, uma solução pronta que talvez te satisfaça:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.esp8266.iotmanager...

Parece ser bem legal.

Muito bonito, pelo que entendi eles estão usando uma rede MQTT, talvez a Mosquito que é free, mas não tenho internet e ela não poderá ser inserida... Preciso me virar com HTMLs mesmo...

E não estou conseguindo... tentei fazer por redirecionamento (<meta http-equiv="refresh" content=1;url="http://192.168.01.19/?Sen1_on">), até que funciona, mas ele sai do HTML que está comandando e abre o HTML do ESP destino... isso é um bocado incomodo, imagine o usuário tendo que voltar para a tela original toda vez que efetua um comando fora do ESP principal...

Eu uso comunicação UDP, da mesma forma que aquele aplicativo ou vc usa o html sem internet.

Não custa tentar.

Totalmente sem internet, a pagina HTML fica hostpedada na memória do ESP-01...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço