Pessoal, estou com uma projeto e tenho uma dúvida, visto que consigo definir um IP+Porta pro meu Arduino se comunicar no servidor WEB por PHP, há possibilidade de colocar vários Arduínos de diferentes localidades nesse mesmo servidor, definindo um número de Ip+Porta pra cada um? A idéia seria fazer um controle remotamente de cada um, de acordo com um login. O controle do Arduino usando PHP está ok (Liga/Desliga LED) e estou trabalhando quanto ao login, visto que há muitos tutorias sobre o login. Abraços

Exibições: 405

Responder esta

Respostas a este tópico

Sugiro que use vários ESP8266 . 

Procure por MESH Network. 

Não é tão simples de usar e configurar, mas poderá resolver o seu projeto. 

https://github.com/olab-io/ESP8266-Research/blob/master/defining_me...

ESP8266 Mesh Network

JGAM,

Seguindo sua indicação ao nosso amigo JRGC, gostaria de saber se é possível o seguinte: realizar a leitura de um sensor de temperatura com o ESP8266, e enviar estes dados a outro ESP8266 que também estará realizando as leituras de temperatura de outro sensor (Por isso pesquisei pelo termo 'MESH') logo, o que quero é: vários ESP8266 realizando leituras e transmitindo entre eles, até que um ESP8266 a 1km de distancia de um rede de internet sem fio, consiga ter seus dados lidos e transmitidos, por intermédio desses vários ESP8266.

Gustavo bom dia, 

Não estudei sobre essa configuração MESH Network.

Mas parece que poderá resolver o que pretende fazer. 

A cada X metros você terá que instalar um ESP8266.

Essa distância vai depender do alcance de cada um módulo, que pode variar com os obstáculos e interferências da Faixa de 2,4GHz. 

João Ricardo,

Não entendi a sua configuração.

1. Quem é o servidor web - um Arduino ou uma página web com php ?

2. O que você quer dizer com controle do Arduino usando PHP ?

Você tem duas saidas:

Definir cada arduino em modo cliente fazendo solicitações Http a um servidor web (com PHP, Perl, Html, etc...)

Ou cada arduino será um servidor web atendendo requisições http de um script php (ou o que quiser).

O controle do Arduino usando PHP é feito de qual das duas formas ?

Opa, bom dia Odilon, a página web com php será o servidor. Para efetuar o liga/desliga Led pela web, utilizei o php com o Arduíno pela porte ethernet. Era isso que pensei, definir cada arduino em modo cliente, mas para isso, para o servidor enxegar cada Arduíno como único, eu tenho que configurar ip+porta em cada um, correto? Aconteceu que configurei 3 Arduínos em locais distintos e o comando não foi isolado, foi para os três de uma vez. Por isso a ideia de um login difetente pra diferenciar cada hardware. Me entende?

Olá João Ricardo,

Vamos analisar. O conceito de "servidor" é "servir".

Pelo que vejo em sua aplicação, quem serve é o Arduino - ele liga/desliga Led.

Portanto, quem deve ser o servidor é o Arduino. E o PHP o "mestre" - quem solicita.

Eu faria da seguinte forma:

Colocaria um webserver em cada Arduino, com isso eles já obterão um "ip" - ou um DNS - vc pode até usar um servidor DNS qualquer, tipo um noip.com. Isso é o de menos.

O PHP terá uma lista com os IP's de cada Arduino e através de requisições HTTP solicitará a cada Arduino ligar/desligar Led.

Se você preferir automatizar essas tarefas, o PHP não precisa ter lista, ele pode ser informado pelos Arduinos qual é o IP que cada um está utilizando. Há várias formas, tem que ver direitinho o que você quer fazer.

Mas posso estar errado - eu não sei como você faz para o Arduino em modo cliente saber que o servidor PHP está querendo ligar/desligar um led.

Eu estou supondo que a ação de ligar/desligar led é iniciada a partir do PHP. Quem fica esperando o comando é o Arduino. Não é assim ? Como você fez ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço