Boa noite.

Pra quem puder dar uma luz.

Aqui em casa controlo uma lâmpada com o Arduíno (Uno + EtherShield ENC28J60) onde esta lâmpada está ligada em paralelo a outro interruptor tradicional, ou seja, ligo pelo Arduíno, desligo pelo interruptor e vice versa.

Gostaria de saber se tem como saber o estado da lâmpada no arduino, pois caso ele esteja no estado 1 (ligado) e desligar a lâmpada no interruptor, o mesmo continuará como se estivesse ligada no arduino.

Existe alguma forma de saber qual real estado da lâmpada??

Obrigado.

Exibições: 5294

Responder esta

Respostas a este tópico

"Sisteminha" caro esse...

É possível saber se está havendo consumo em uma ligação/interruptor em 110V ou 220V usando simplesmente um resistor, um diodo e um optoacoplador em série. Do outro lado do opto-acoplador se colocaria um resistor de limitação de corrente entre o coletor e o Vcc e um resistor de pull-down entre o emissor e o GND, ligando-se tambem o emissor ao pino do microprocessador que analisará o estado em que o circuito está.

Olá Euclides, acredito que este seja exatamente o que estou querendo utilizar. Queria detectar se uma lampada está ligada usando o circuito da imagem abaixo que anexei.

Como sou leigo, não sei como detectar se o circuito está "0" ou "1" inserindo um outro componente no lugar do LED. E ai sim eu passaria a informação do 0 ou 1 para um pino do arduino, com um custo baixíssimo.

Poderia me ajudar?

Anexos

Renan.

Você montou esse circuito?

Testou?

Conseguiu medir entre os pinos do LED quantos volts deu?

Não acredito que 10K sejam suficientes para "amortecer" a metade de 110 ou 220 volts.

Precisa testar com cuidado.

* Só se aprende errando.

Então, testei sim e dão 5~6 volts, o led que possui o resistor de 1K antes, acende com 110V e o que possui o zener acende com 220V.
Então, depois do resistor de 10K, geram 6 volts e depois do resistor de 1K geram 1,5 volts.

O problema não é a voltagem neste tipo de montagem. O problema é a referência. Pois neste circuito, o que vc. está vendo como comum na verdade 

Você conseguiria me ajudar com outra solução ou uma pista.... ? Falta apenas isso... rs e ai termino meu projeto de controlar via Wi-Fi varias coisas.

Ué??? Na resposta acima não apareceu o que disse sobre ligar um optoacoplador no circuito com os 2 LEDs?

No lugar de um desses LEDs, coloque assim: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/771-selec...

Veja a figura 4. É a que mais se parece com sua necessidade. Do lado de um dos LEDs do circuito que vc. colocou, ponha no lugar o optoacoplador (que tem um LED interno) e na saída ligue no pino do Arduino (em vez do amplificador operacional como aparece na figura 4). Leia o pino e veja se chega sinal nele.

Não apareceu, mas agora sim! legal vou usar essa idéia! havia visto outras opções, mas muito complicadas! essa está bem simples! Novamente Euclides, Muito obrigado pela força!

A resposta foi truncada e por isso não apareceu.

Lembre-se, devido a polaridade dos LEDs não haverá sinal na saída em 1/30 do tempo (Só os picos de um dos lados da senóide: estamos em CA...). Precisa ver se vc. consegue identificar sinal no pino, ou teria que colocar uma ponte de diodos e talvez até um capacitor para manter a leitura durante parte dos ciclos.

Olá Renam!

se o seu objetivo é saber o estado real da sua carga, eu encontrei uma solução que também é muito usada em automação predial e industrial, mas realmente você terá que ocupar dois pinos do arduino para cada carga, dá um pouco de trabalho também pois tem que mexer na instalação, e comprar alguns componentes... mas eu fiz aqui em casa e eu acho que é a solução mais viável... mas  é só uma ideia ...

veja este post :

http://labdegaragem.com/forum/topics/arduino-rel-com-interruptor-pa...

eu tinha esse problema também, o estado dos meus botoes não mudavam quando acionava a carga pelo interruptor, então eu fiz dessa maneira e ficou muito bom!

Achei este circuito. Isto que comentou para manter o sinal, correto?
http://www.electroschematics.com/wp-content/uploads/2012/11/220v-po...
Porém tenho um problema. Se a fase CA estiver ativa, preciso que a saída para o Arduino não seja 1 e sim 0. (0 quando possuir corrente e 1 quando não possuir).
Deixe-me explicar o porque desta necessidade. Não irei usar arduino e sim apenas o ESP-01 com programação em lua que permite usar um dos 2 pinos que ele possui como "read".
Ou seja, um pino será para ligar a lâmpada e o outro para ler se a lâmpada está ligada com base no fio energizado com corrente CA que vem do interruptor. Só que este pino ter por padrão o seu valor lógico como "1", então preciso informar "0" quando eu quiser usa-lo.

É....vc. não está "lendo" este circuito que acabou de enviar.

Presta atenção, o que acontece quando o LED acende? Faça o acompanhamento das correntes que circulam e me diga o que chega a saída: É 0 ou 1? Quando o LEDs interno do opto acender?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço