Bom dia pessoal, trabalho com o arduino há pouco tempo e estou tendo problemas com a aquisição de dados via processing. Vamos lá:

Fiz uma autimatização simples, interligando dois controladores de pH com suas respectivas bombas e com curvas de calibração consigo registrar o valor de base adicionada em dois processos simultaneamente. O controle do arduino é muito bom e não falha nunca. Porém o programa começa rodando legal mas chega um momento em que se perde a comunicação serial entre o arduino e o processing. No início dava mensagem de bug com o java, aí troquei de computador mas não resolveu (não dava mensagem de bug, mas perdia conexão) aí pensei que poderia ser a placa (troquei a xing ling que estava usando por uma original aqui do lab de garagem) não resolveu. Pensi que fosse pelo fato de eu estar alimentando e comunicando os dados via USB e coloquei uma fonte externa, mesmo problema. Verifiquei se a variável que estou usando para gerar o volume de base chegou ao limite (estava usando uma int, que vai até 32.000, mas a variável não chega nem ao valor de 4.000). Tentei até trocar o cabo entre o arduino e o PC e nada.

Alguém já passou por algo semelhante ou tem alguma outra ideia para me ajudar?

Exibições: 498

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá

Eu estou com o mesmo problema, postei hoje a minha dúvida, porém não tive retorno ainda. Estou com o mesmo problema seu

Olá JRA, no seu tópico você não relata que esta usando o processing.

Olá, uso o Processing a algum tempo e comigo nunca ocorreu nenhum tipo de falha.
Já tentou fazer essa verificação via monitor serial para saber o sua placa perde a comunicação com o processing ou com o computador? É importante ter essa informação. Em alguns programas que eu escrevi no processing e eu perdia a conexão era quando o esboço do processing estava errado. Por exemplo, se eu mandasse imprimir uma string vazia, isto travava o programa e eu perdia a conexão na hora(minha conexão era TCP). Dê uma boa revisada no programa e fique atento as saidas de erro da janela do processing.

Plataforma Windows ou Linux ? 

Tente usar uma plataforma diferente da que esta usando...

Quanto tempo demora para ocorrer a falha ? Esse tempo varia ?

Olá

agradeço a todos pelas respostas. Consegui "resolver" o problema. Eu já tenho um projeto rodando a mais de dois anos praticamente com a mesma estrutura, com um pequeno detalhe. O Comprimento do cabo USB do arduino ao Mini PC. Usando o cabo que vem com o arduino, acontece o problema. E sem saber nesse projeto que já esta rodando a muito tempo, eu tinha trocado o cabo por um de pouco mais de 1 m de conprimento. Fiz o mesmo com esse agora e não mais aconteceu o problema.

Grato a todos
Obs: Ah! Rui me desculpe por não saber colocar com o esquema, estou com a ferramenta fritzing.0.9.3b.64.pc. Da proximo vez terei esse cuidado.

Que bom que resolveu... coloque no título "RESOLVIDO" por favor vlw.

Toda vez que usei arduino+processing na verdade foi usando comunicação wifi com esp8266. Agora, motivado por este tópico estou testando comunicação serial. Usando sensor dth22. É muito bom.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço