Senhores. Estou tentando fazer um medidor trifásico com o Arduíno. Mas me veio uma dúvida e quero compartilhar.
                  A maioria dos medidores que já ví feitos com Arduíno são monofásicos, basicamente pega a corrente medida no sensor e multiplica-se pela tensão da fase em que o sensor de corrente esta ligado. No entanto no sistema trifásico acho que não dá para fazer isso, pois alguns aparelhos são ligados em 127 e outros em 220. E ate onde eu sei não dá para saber  quando a corrente está fluindo  sob uma tensão de 127V ou 220v.      
             Imagine que estamos medindo as potencias de 2 fases. Esta fase está Alimentando 2 aparelhos um consome 1.000w em 220v e o outro consome 1.000w em 127v.  Calculando individualmente a corrente dos aparelhos teríamos.

Aparelho 1: 1000÷220=4.54A
Aparelho 2: 1000÷127=7.87A
             Neste caso vamos ter uma corrente dividida nos cabos dessa forma.                  
Fase 1:  4.54A 
Fase 2:  4.54A + 7.87A= 12.41A

              Tendo as correntes em cada fase vamos "fazer de conta" que estamos com os sensores de correntes ligados no quadro geral medindo estas correntes totais em cada cabo  e pegando a referencia de Tensão de cada fase com o neutro ou seja 127v
Assim na fase 1 teriamos.  4.54A x 127v= 576.58w                

Na fase 2 
       12.41A x 127v=1.576,07w
     

 Potencia total=2.152,65w


Conclusão
       A potência correta total no circuito e de 2.000w no entanto quando nos referenciamos apenas a tensão de cada fase erramos para cima 152,65w(7,6% de erro)

Isso me deixou em dúvida até se os medidores comercias medem corretamente. 
Alguém saberia fazer o circuito de forma que isso não aconteça?
Obrigado. Espero que tenha sido claro. Se não favor postarem suas dúvidas e espero que eu esteja errado e a solução seja mais simples do que penso.

Exibições: 6969

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá tudo bem, não sou especialista no assunto então vamos trocar uma idéia.

"Aparelho 1: 1000÷220=4.54A
Aparelho 2: 1000÷127=7.87A"

Quando você faz assim, está assumindo que a corrente do aparelho 1 é 4.54A por fase, tendo um total de 9.08A. Imagina que esse aparelho 1 é um chuveiro e você coloca um amperímetro na fase1 logo coloca outro amperímetro na fase2 você terá a mesma leitura nos dois amperimetros, a medida real. Fica incorreto se somar as duas leituras.

O que eu disse não é verdade absoluta, somente uma observação.

Outra coisa, calcular potência de sistemas trifásico não é tão simples como o monofásico. Leia:

http://app.cear.ufpb.br/~asergio/Eletrot%C3%A9cnica/Trif%C3%A1sico/...

Então, os cálculos que realizou foi considerando uma situação ideal (sem FP, Vrms, Irms, P Q, S), que a potência será as mesma e sem variação de tensão. Você pode colocar medição em 2 fases e conseguir medir as 3 são princípios das medidas elétricas

veja o video https://www.youtube.com/watch?v=gVFvftF62CY

Para este tipo de medição depende do "para que eu quero este circuito", pois se formos a fundo varias coisas entra nos calculos.

Oi EJ, bom dia.

Primeiramente qdo se trata de sistemas polifásicos, tem outras variáveis para se considerar.

1a.  As fazes estão deslocadas em 120 o entre cada, totalizando 3 x 120 = 360 o.

220V entre fases e 110V entre fase  neutro.

Nos sistemas 3 fásicos tem-se que fazer medidas diferenciais.

Agora vamos ao seu exemplo:

No seu exemplo:

Fase 1:  4.54A 
Fase 2:  4.54A + 7.87A= 12.41A

Na realidade:

Entre Fase 1 e Fase 2 :  4.54A  x  220V   = 1000W

Entre Fase 1: e neutro :  7.87A  x 110V    = 1000W   

Correntes:

Fase 1  7,87A + 4,54 A 

Fase 2  4,54 A  *  220V  = 1000W

Neutro   7,84 A *  110V = 1000W

Rui

   Rui, Obrigado,  entendo que esta diferença ocorre por causa do deslocamento de fases e realmente me intrigou como os medidores mesmos os eletromecânicos Medem "corretamente" estas diferenças. Você tem noção de como seriam essa medidas diferenciais que você cita?

Boa tarde! veja este site te ajuda a entender como se deve medir, nesse site tem muitas informacoes para voce poder entender o funcionamento do sistema trifasico.

https://sites.google.com/site/punarobley/medidor-de-energia-reativa

 uma pergunta voce pretende medir sistema trifasico ou bifasico ou monofasico?

trifasico utiliza tres fases e um neutro, depende do sistema so utiliza tres fases,

bifasico utiliza duas fases e um neutro, sistema de casas com 220V e 110V,

monofasico utiliza uma fase e um neutro.

A intenção é medir potencia KW não KVA em um sistema trifásico de casa. Pelo que estou vendo parece que a conta é complexa e devo ter que estudar do sistema trifásico desequilibrado

Se tiver alguma informação sobre esse sistema.

Obrigado

Ola Emerson, nesse site que te indiquei tem como medir KW sim aqui:

https://sites.google.com/site/punarobley/gallery

 de uma pesquisada em todo o site que voce vai conseguir, para entender voce tem que estudar, para estudar tem que ler.

Emerson para um projeto simples voce pode medir assim:

 medir as tres fases (V) seperadamente com o neutro,  medir fase 1 com neutro , medir fase 2 com neutro , medir fase 3 com neutro,   e medir a corrente (A) nas tres fases independentemente, um  medidor em cada fase, e depois fazer o calculo para ter a potencia (W) de cada fase,

ai voce vai ter a voltagem , a amperagem , e a potencia tudo junto,

Para quem não sabe a diferença entre KW e KVA:

Ambas são unidades de potência, VA significa volt-ampère e é definida no Sistema Internacional de Unidades (SI) como “Potência aparente de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal com valor eficaz de 1 ampère, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt”. Por outro lado, W significa watt e é definida no Sistema Internacional de Unidades (SI) como “Potência desenvolvida quando se realiza, de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 joule em 1 segundo”.
A potência real (em Watt), também chamada de potência ativa, é igual a potência aparente (em VA) multiplicada pelo Fator de Potência (FP) do circuito. Ou seja, W = VA x FP.
O Fator de Potência de um circuito é um número igual ou menor que 1. Portanto, a potência real, dada em Watt (W), é igual ou menor que a potência aparente, dada em Volt-Ampere (VA), dependendo do Fator de Potência.
Para os circuitos puramente resistivos, uma lâmpada incadescente por
exemplo, o Fator de Potência é igual a 1. Portanto, neste caso a potência em W é igual à potência em VA. O mesmo vale para os circuitos de corrente contínua (DC).
Para circuito mais complexos, com motores de indução ou com capacitores, como computadores por exemplo, o Fator de Potência é normalmente menor do que 1. Nestes casos a potência em W (efetivamente consumida) será menor do que a potência em VA (Aparente).
Por exemplo:
Potência aparente = 1000 VA = 1 kVA
Fator de Potência (FP) = 0,7 (ou 70%)
Então, Potência real = 1000 x 0,7 = 700 W = 0,7 kW
Nota:
1 kVA = 1000 VA
1 kW = 1000 W
Portanto, para converter VA (ou kVA) em Watt, e vice-versa, não existe um fator único de conversão, é preciso conhecer o Fator de Potência do circuito em questão.

Muito bom , Rhaicmer ! Acho que resolveu a dúvida.

Senhores. Obrigado. Ainda estou pesquisando esse assunto e ví que os tais dos sistemas trifasicos desequilibrados trazem a resposta para esse assunto. Mas tendo visto a complexadade destes projeto estou com sérias duvidas se aqueles medidores de kw/h de disco antigo medem corretamente.

Então. Ainda não consegui encontrar a resposta a essa questão. por isso conto com a ajuda de todos.

Seguem imagens de um esquema de ligação de um medidor trifásico da nansen. usei ele como exemplo mas todos que eu ví tem um esquema semelhante(TC em cada fase e TP em cada fase e neutro) . a Baixo dele um esquema de um circuito. considere que neste circuito só ha equipamentos com resistência assim não precisamos nos preocupar com fator de potência. Estando o medidor ligado como no esquema continuo a me perguntar como ele vai fazer a conta para chegar a potencia total correta?

Lí diversas apostilas ví videos mas não consegui encontrar nada que contemple o esquema acima todos que encontrei que ensinam medir potência em cargas equilibradas ou não sempre faziam a conta considerando circuitos em que a carga eram ligadas somente entre fases ou somente entre fase e neutro. mas como o acima que é a realidade de muitas residências não encontrei.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço