Olá pessoal boa noite!

Já trabalho com o arduino há algum tempo, e os meus conhecimentos sobre o mesmo são bem básicos.

já fiz alguns projetos, e alguns códigos que uso são de projetos já criados, em alguns casos  eu até faço o código, seguindo alguns tutoriais no you tube, mas é estranho, pois com isso o que faço e apenas seguir uma especie de "receita de bolo" e dai agente fica "voando" em muita coisa sem entender o porque de alguns caracteres, comandos etc. e porque usa-los em determinada linha do código...

O que eu gostaria, é saber se vocês tem algum material para me indicar, para que eu possa aprender a programar de verdade, pois é chato ficar procurando por soluções prontas, e depois dizer " fiz um projeto!" quando de fato eu mesmo sei que ele não foi completamente feito por mim, quando na verdade não passa de um código copiado com algumas pequenas alterações.

Por onde eu devo começar?

Agradeço a todos pela atenção.

Exibições: 338

Responder esta

Respostas a este tópico

é complicado, mas recomendo vc dar uma olhada no site da Alura. (mas é pago) tem vários cursos,

https://www.alura.com.br/

mas na pratica é isso mesmo, a programação é bem copia e cola, mas a graça é você saber ler o código de terceiros e copiar a ideia dos trechos que te interessam para gerar um projeto novo, até que você não precise mais do copie e cole, mas sim entender por que foi realizada tal ação.

Mas o ideal é você ir evoluindo, testando varias alternativas, compre alguns sensores diferentes e vá aumentando a dificuldade.

Oi KJ, bom dia.
Procura os videos de Reanto Aloi.
Ele tem varios videos ensinado programar Arduino.
Rui

Cara, é o seguinte, pelo menos uma vez é ideal você copiar e colar um conteúdo que seja novo para você, mas depois disso você precisa estudar cada função e instrução usada, pois aí você vai saber levar para a frente, mas você precisa ir mudando condições, aplicando lógica e se desafiando.

Imagina você um dia com um desafio na sua frente e não tenha internet por perto para você pesquisar algo, seria complicado não é? Então você precisa saber ler o código, saber onde cada coisa deve ficar mediante modificações bruscas, saber se pode haver conflito entres funções, como encontrar alternativas.

Você pode encontrar muitas coisas em cursos, mas as piores vão surgir na prática, perca o tempo que for necessário para resolver, nem que seja dias. Eu já tive problemas que demorei 3 dias para resolver por conta própria, mas isso só faz você se motivar ainda mais.

Grande abraço! 

Certo Pessoal muito obrigado pelas dicas vou continuar tentando me profundar cada vez mais em programação, e tentar solucionar problemas com os códigos.!

Eu pessoalmente gosto muito do canal do Wagner Rambo no YouTube

Ele tem várias linhas de estudo... básico, analógico, PIC, Arduíno, osciloscópio e várias outras...

Ele explica todos os passos e te orienta a se acostumar a pesquisar datasheets antes de ligar componentes.

https://www.youtube.com/channel/UCazAvTtoRlOrFDWDJDB2DKQ

Obrigado Mack! Vou dar uma olhada no canal dele!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço