Amigos,
Sou um iniciado, recente neste fórum, a quem muito interessa saber e montar pequenas soluções eletro/eletrónicas; por esta razão me inscrevi.

Peço ajuda para esta situação:
Tenho um pequeno plafonier, com sensor de movimento, 4 led, marca LIVARNO mod. 107584-04-01 (já procurei esta referência na Internet mas só obtive texto em alemão) e alimentado por 3 pilhas AAA.

Ora este dispositivo está instalado na minha caravana onde existe um circuito interno de 12 vDC, suficientemente capaz pois alimenta até um frigorífico.

Como o consumo de pilhas alcalinas não se mostra adequado e as pilhas recarregáveis têm um razoável grau de autodescarga, pensei em alimentar o pequeno circuito com os 12 v da caravana.
Tratando-se dum pequeno dispositivo que deve consumir poucos mA (tentei ler com o aparelho interposto em série no circuito de alimentação e nas posições Ampères/DC mas, como obtive 50/52, não fiquei convencido da justeza da medição), acredito seja fácil substituir as pilhas por outra fonte de alimentação.

Para tal:
* Devo interpor, simplesmente, uma resistência nos 12v? De que medida e W?
* Será melhor ligar um estabilizador de corrente (limitador/Zener)? E como ligá-lo?

Espero estar a ser suficientemente explícito para poder merecer a graciosa ajuda de algum ‘druída’ deste fórum que se dê à paciência (e gosto) para ajudar um néscio.
Antecipadamente grato
Rogério de Sousa
Porto/Portugal

Exibições: 974

Responder esta

Respostas a este tópico

Caros amigos,

Com a ajuda dos amigos e suportado no esquema que o José António do Nascimento me deu a conhecer (com o LM7805), fiz 2 montagens que, em tempo relatei e agradeci.

Nos ensaios anteriores, conclui (e relatei) que me pareceu ser excessiva a tensão de 5V para substituir uma alimentação de 3 AAA pelo que lhe acrescentei um díodo 4007.

Agora que lhe ganhei o gosto,

descobri que também tenho uma 'luminária' com 4 LED, com sensor de presença e alimentada por 4 pilhas AAA, na qual também queria substituir as pilhas.

Como 4 AAA 'valem' 6 v (quanto plenas), concluo que 5v não são suficientes, sobretudo por causa do sensor de presença, como relatei nas experiências anteriores.

Para conseguir 6v de saída, encontrei o regulador de tensão -6V 1A - MC7906CTG e pensei usar o mesmo circuito que o amigo JAN me deu a conhecer. Julgo ter concluído bem que os LED funcionam sempre mas que o sensor é mais exigente...

Apesar da presença dos condensadores (capacitors) ter uma função de estabilização do circuito, por causa do tal sensor, fiquei com as seguintes dúvidas:

* será legítimo utilizar o regulador indicado para 6v?

* as medidas dos  'capacitors' de 10uF e 1uF serão as mesmas?

Espero pela habitual boa vontade dos amigos que já me ajudaram a perceber algumas coisas...

Na expectativa, um abraço do Rogério

 

Boa noite Mestre Rogério,

Se não falhe a memória, a linha 78xx são reguladores de tensão com tensões positivas. A linha 79xx são reguladores negativos.

Quanto a alimentar com uma tensão de 5Vcc creio que não terás nenhum problema.

Tente postar o esquema da luminária ok.

Abraços

 

Boa noite mestre Rogério, 

Sabe informar a corrente consumida pelos 4 Leds ?

Se for menor ou igual do que 1A , use o LM7806 como o José Antonio recomendou - essa é ficha de especificação do regulador de 6V / 1A .

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/LM/LM7806.pdf

E essa é a montagem básica do regulador :

Amigo José,

Grato pela sua atenção.

Eu procurei um retificador e encontrei auqele, não reparando que era (-6v/1A).

Mas, agora, depois de avisado (e ensinado) também encontrei o L7806-TO220.

Poderei usar este componente e mantenho a dúvida: os capacitors, apesar de opcionais, poderão ser das mesmas caraterísticas?

Antecipadamenre grato,

Rogério de Sousa

Mestre Rogério, 

Conforme datasheet do fabricante, o mesmo sugere que seja inserido um condensador (pode ser tipo cerâmico) de 0,33 uF na entrada e um condensador de 0,1uF na saída. 

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/105729/FAIRCHILD/LM... 

página (23), mais também poderás manter os que lhe passei, funfa também ok.

Quaisquer dúvida não exite em perguntar, o que estiver ao meu alcance, terei a maior satisfação em ajudar-te, 

Sds,

J.Antonio

Caro amigo José,

Estou a sentir 'viciado' nesta coisas da eletrónica com ajudas deste tipo!

O meu amigo até parece que está num "Call Center", à disposição dos pedidos...

O meu (nunca suficiente) MUITO OBRIGADO.

Rogério

Realmente Mestre Rogério.

Sou eletrotécnico e meu hobby sempre foi a eletrônica. Trabalhei por 10 anos em Angola e lá não tinha tempo e nem recursos para desenvolver meus projectos.

Ao regressar para meu país em definitivo, resolvi montar meu laboratório, comprar alguns equipamentos e diversos componentes. Foi através deste fórum e do Clube do Hardware que fui adquirindo meus conhecimentos.

Depois de Angola fui trabalhar na Hidro-Elétrica em construção de Belo Monte, onde era chefe de eléctrica e também responsável pelo sistema de rádio comunicação de meu sítio, electrônica industrial e implementação de todo canteiro de obra e Vila dos trabalhadores, para além das oficinas de montagem de painéis, máquinas rotativas e bobinagem. Carga muito alta também, razão pelo qual também não obtinha tempo suficiente.

Actualmente estou na estatística do governo, fazendo parte dos 13 milhões de desempregados, mais sempre procurando preencher meu tempo livre com meus projectos e estudos em electro-electrônica.

Bem amigão estamos juntos, podes contar comigo e com todo grupo aqui do LdG. 

Abraços e feliz noite.

J.Antonio

Amigo José António:

ou experimentar o 7806 com os condensadores eletrolíticos (que segundo o esquema até são dispensáveis) que usei com o 7805, ou seja, 10uF na 'entrada' e 1uF na 'saída'.

Li a sugestão de usar 0,33 uF na entrada e 0,1 uF na 'saída'; achei estranho pois no circuito do LM7805 os valores dos condensadores são de outra grandeza (embora, insisto, opcionais).

Mas agora ficou-me uma nova dúvida:

referi o 79xx, como disse, por ignorância; mas se quisesse usar o 7906, para um consumo de 120 mA, seria um esquema semelhante ao apresentado para o LM7805, apenas 'injetando os 12V(-) no perno (1) do 7906 e obtendo a saída no perno 3, com os 12 v(+) no perno 2 do 7906?

Ficou confuso com a expressão de 'reguladores positivos e negativos'.

Para que serve esta distinção?

Em que se aplica?

s minhas desculpas antecipadas e grato por tudo o que me têm ensinado. Bem haja(m).

Rogério de Sousa (Mestre é um 'nickname' do gmail...)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço