[ALGO PARA INDICAR ? ] Buscando conhecimento sobre codigos mais avançados para arduino

estou nesse mundo do Arduíno a um ano, e a um ano e meio em programação em "c", eu tenho bastante logica para desenvolver programas e até hoje nunca tive que desistir de um programa por não conseguir resolver a logica. porem agora me encontro em uma fase na qual me falta conhecimento de códigos mais avançados para facilitar o dia a dia na programação de Arduíno. alguém tem algo para indicar onde eu possa aprender mais sobre novos comandos para Arduíno ? 

OBS: só não falem do site oficial do Arduíno:
não sei vocês. mas lá pra mim eu acho que é mais para tirar duvidas de uma função ou outra, mas para aprender uma nova função ou código totalmente do zero lá eu já não consigo, sempre são exemplos muito curtos ou o próprio exemplo envolvendo outros códigos ainda mais complexos do que o código que esta tentando aprender.

OBRIGADO:

Exibições: 531

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem,  já te passei alguns livros, vou te passar algumas ideias...

   Eu discordo absolutamente que evoluir no arduino é ir alem, ou seja, sair do arduino e ir pra outra coisa "mais avançada" como foi colocado.

   Veja bem Vinicius, quando falamos em tecnologias, esbarramos nos paradigmas de cada realidade, no universo pc de certo um intel i7 é superior a um celeron, mais poder mais velocidade pra seu pc.

   Porem, quando nos entramos ao mundo da eletrônica fundamental não é bem assim,  O MELHOR NÃO É O MAIS POTENTE, O MELHOR É O QUE SE ENQUADRA A PERFEIÇÃO NO OBJETIVO DO SEU PROJETO.

     Logo, imagine que você deseja apenas acender e apagar uma lampada com palmas, de certo poderá usar um ARM CORTEX de 32bits, ou um raspbery pi,  mas um simples attiny programado com a IDE arduino atende, e aqui entra o fator custo, produtividade, tamanho, etc.

     Na minha visão, evoluir no arduino é você ver em que direção deseja ir e meter a cara pra estudar,  afinal, o mundo do arduino não é uma reta, seria mais um circulo com raios, onde o centro é o arduino, e os raios os diversos caminhos que você pode escolher.

    Só pra te dar uma ideia vou te mostrar alguns caminhos que nada tem a ver com potencia do microcontrolador,  mas com a enorme versatilidade do arduino.

  - Você já mexeu com motores? servos e motores de passo?  que tal o mundo dos CNCs e das impressoras 3D  ?

 -  Digamos que não sua área é automação,  já vislumbrou todo o universo de sensores e atuadores ? já consegue interpretar todos os sinais da natureza industrial e trabalhar com eles?

 - Ou vamos pra área de IOT internet of thinks,  internet das coisas, que tem como elemento fundamental a comunidação wireless,  já estudou comunicação sem fio?  conhece a fundo todos os esp8266?  o NRF24L01? os RFM59HW ?   já meteu a cara pra criar uma rede LoraWan com suporte ao arduino?

- Não, não, talves sua área seja segurança, e você de repente passa a estudar sobre drones, entendendo que o que chamamos de drones são na verdade uma denominação mais generica pra objetos intelogentes teleguiados,  voadores ou não. dai daria pra você estudar sobre quadcopteros, sobre drones de terra, etc.

   Sei lá, tem áreas pra caramba, fica dificil , um amigo tá se especializando no uso do arduino exclusivamente pra área de sonorização e iluminação, e acredite, ele dá conta.

    Resumindo, talvez você precise de um raspbery pi, se deseja brincar com emuladores,  mas de deseja criar um robo,  um drone,  automatizar toda sua casa,  então o arduino dá conta.

    Veja bem, o que estou dizendo é que cada um tem seu espaço, mas tem muita, mas muita coisas que dá pra fazer com um arduino.

    Uma dica, estuda sobre sistemas multi core pra arduino,  isso significa colocar vários nucleos em processamento unificado, cara, eu já fiz com 3, é um troço incrivel.

 

Ola Weider, voce tem toda razao, nao sei o que ele quer ,  mas tem um mundao de ciosas que se da para fazer com o Arduino ,

como disse anteriormente acho que ele quer simplificar os codigos mais grandes em menores, para isso ele quer conhecimento para isso.

eu fiz um curso de automação e me apaixonei pela programação em conjunto com a eletrônica e poder criar qualquer ideia que vier a sua cabeça. e me apaixonei também pelo arduino, não só por ser fácil de programar e executar, mas também pelo fato de poder ver passo a passo da programação rodando e corrigir os erros vendo o que acontece no real do projeto, e não usando simuladores. como diz meu antigo professor: ter  (orgasmos celebrais) quando resolve aquela parte do programa que você fica empacado por horas até conseguir resolver

de acordo com todos os cursos de you tube ou o próprio tópicos de projetos aqui do lab. garagem  separados por (iniciante, intermediário,avançado)  em todos eu sou mais que avançado para criação do projeto no quesito (criar a logica de programa), 

estou naquele nível que quando você vai mexer com um modulo ou sensor novo, basta apenas ver um video ou outro pra tirar alguma duvida ou ver qual biblioteca precisa usar,

sou do tipo que tenho a necessidade de conhecer cada virgula de cada  código do programa quando pego algum código pronto de algum lugar, 

mas de modo geral, acho que em nível de programação ate onde sei que existem códigos, sou um mero (iniciante / intermediário), e na parte eletrônica sou praticamente um (iniciante) sempre sou obrigado a comprar módulos pronto por não ter conhecimento em eletrônica.

abri esse tópico, porque as vezes estou programando e vejo que para desenvolver alguma parte do programa, precisei fazer algo muito complexo, e quando peço ajuda em algum tópico aqui, vejo que as sugestão que compartilham, são muito simples, por isso quero aprender sobre mais códigos.

todas sugestões que me deram  nesse tópico, eu pretendo seguir no futuro, mas acho que estou longe desse desse nível 

Vinicius,

   Tipo assim... fácil é tudo aquilo que você entende e sabe fazer.

   Talvez realmente no nível que você esteja todo codigo pronto ou solução lhe pareça fácil, então que tal ir alem???

    Já ouviu falar em FUSE BITs ?      bem,  não vou te falar o que é pesquisa, aprende.

    Outro lance legal pra mexer, já ouviu falar em  DUTY CYCLE?   Se não tá ai outra coisa,  veja sobre duty cycle tanto para entrada como saida.

     Agora vamos a frente:  Quantas placas você já desenvolveu ?    Se desejar hoje automatizar o acendimento da lampada do seu quarto terá que comprar modulos prontos ou já tem capacidade de fazer uma placa como essa abaixo:

  Bem, se aceita uma dica, procure pelo BURGOS CURSO DE ELETRONICA, ele é show.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço