Boa tarde galera,

Gostaria de saber qual o tipo de sensor e de leitura que um condutivímetro realiza para que eu possa montar o meu próprio que converse com uma placa Arduino para automação da adição de sais em uma horta hidropônica.

Espero que alguém possa me ajudar.

Valeu.

Exibições: 8912

Responder esta

Respostas a este tópico

Montei um condutivimetro aqui com sensor feito em casa (dosi eletrodos separados a 1 cm) funcionou direitinho.

Boa tarde,

poderia disponibilizar mais detalhes e o CODE?

tive que comprar um condutivimetro comercial e decodificar a leitura para o arduino, mas ficou muito complexo, gostaria de uma coisa mais simples como o seu caso. 

Se puder disponibilizar mais detalhes eu vou agradecer muito! Também estou precisando de um condutivimetro caseiro para uma aplicação.

Gustavo, estava pesquisando sobre o assunto encontrei esse material aqui, que é muito bem detalhado por sinal.

http://www.c2o.pro.br/hackaguas/ar01s14.html

Diagrama do circuito de um condutivímetro usando o Arduino.

O conceito é simples, é o mesmo funcionamento de um multímetro, para medir a resistência, ou um sensor de umidade de solo, quanto melhor a condutividade da água maior será o teor de sais e vice versa.

Se adotar eletrodos de inox (dentes de garfo por exemplo (dica do weider))  ou qq outro metal menos sujeito a corrosão, se não me engano as agulhas de seringa são de aço inox, segundo artigo acima tbm é possivel usar grafite como ponta de prova, mas o ideal seria inox ou ouro.

Outra dica seria que os eletrodos ficassem espaçados num intervalo de 1cm,

para calibrar a leitura, o ideal seria adquirir soluções de calibração com valores conhecidos, a partir do mesmo principio segundo alguns artigos que li, também daria para se fazer um phmetro, o que mudaria seriam os parâmetros de leitura em alguns millivolts 

Graph of pH and voltage (Click to view full size.)

http://www.66pacific.com/ph/simplest-ph.aspx.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço