Como usar um transistor para enviar 5V a um relé por um pino digital de 3.3v

Olá pessoal,

Alguém sabe como eu devo utilizar um transistor NPN 2N2222 para enviar 5V a um relé ? Estou utilizando um ESP8266 NodeMCU V1.0 V2.

O relé funciona com 5V e é do tipo Low Level Trigger - ativa com Low.

Já o testei; para liga-lo, 5v do NodeMCU no VCC do Relé e GND do NodeMCU no GND do relé.

O relé ativa (fecha o curto do comum com normalmente aberto) com GND no pino de sinal do relé.

E desativa quando coloco 5V no pino de sinal do relé.

Entretanto, quando utilizo uma saida digital do ESP8266 para envia sinal ao relé, ele fica sempre ativo - com o comum e o normalmente aberto em curto.

Li em alguns lugares que com um transistor NPN é possivel enviar 5V através de um pino digital de 3.3V, mas não entendi muito bem como fazer essa ligação.

Alguém pode ajudar-me ?

Grato, Odilon

Exibições: 6655

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

É simples.

Entre a base do Transistor e a saída do GPIO do ESP8266 coloque 3 diodos 1N4148, desta forma quando desligar o GPIO havera 0V na base, porque os diodos iram absorver a diferença de potencial entre os 3.3V e os 5V.

Caso precise de mais informação avise, lembrando que os diodos devem respeitar a polaridade certa.

Abs.

CK

 

Você usou um transistor como chave para o relé e não funcionou ? 

Qual resistor colocou entre o pino do ESP8266 e a base do transitor ?

Conectou o terra do ESP8266 com o emissor do Transistor ?

Deveria funcionar.

http://vinceelizaga.com/mobile-relay/

http://iot-playground.com/blog/2-uncategorised/40-esp8266-wifi-rela...

Olá Gustavo,

Se você ler bem o que o Odilon coloca, é o fato de que o rele liga mas não desliga no nível baixo, isso é comum quando você usa rele de 5V e o ESP de 3.3V 

No LOW, existira uma diferença de potencial entre a base e o emissor, 5V - 3.3V então mesmo em LOW, vai ter uma tensão de mais de 0,7V entre emissor e base, fazendo que o rele não desligue porque o transistor continua saturado.

Eu para evitar isso utilizo 3 diodos em serie com a base, que absorvem essa diferença de potencial quando o ESP esta em LOW no GPIO.

Segue desenho para exemplificar.

Abs.

CK

Anexos

Na verdade Carlos, o relay que estou usando ativa no nivel baixo e desativa no nivel alto. Ele não está desativando, mas eu testei o relé jogando 5v no pino do relay e ai ele desarma.

Jogando GND no pino do relé ele arma.

Odilon,

Volto a insistir, independente de que seja de logica Invertida, o problema é que sempre existira uma diferença de potencial entre a base do transistor que ativa o modulo, 5V - 3V = 2V, isso ativara tanto a base de um transistor como um led de optoacoplador.

Minha explicação visa apenas contribuir com a comunidade para entendimento deste fato, porque é uma logica simples de entender, e muitas pessoas irão passar alguma vez com o mesmo problema.

Vou fazer um vídeo proximamente para ilustrar melhor.

Abs.

CK

Carlos boa noite, 

O transistor 2N2222 é NPN. Não entendi o layout da ligação que enviou .

Esse relé esta conectado  no coletor do transistor e no terra ? Que relé é esse ? 

Isso é um relé ou é um modulo de relé ?

E tem um resistor de 220 ohms entre o coletor e o 5V ?

Gustavo boa noite,

O TR é um BC548 NPN, o modulo rele é igual ao que o Odilon me mostrou em um link algumas horas antes em um chat privado aqui, é um modulo rele, parecido a este AQUI

5V simples inversor com interface tipica para usar com microcontroladores e logica invertida, ou seja é acionado com nível LOW.

Note, o emisor do BC548 esta ligado no GND, a base esta ligada em uma R de 1K, em serie com 3 diodos e estes 3 diodos estão no GPIO do ESP8266.

O coletor, esta ligado ao +5V através de uma R de 220R somente para garantir falsos disparos, (poderia prescindir dela se fosse o caso) ou seja, no coletor ira cair +5V em quanto a base não for energizada, por tanto o TR estará no corte, e o modulo rele desativado, quando a base for energizada via a saída GPIO de 3V, o TR ira saturar, e então o modulo recebera a tensão de GND através do coletor que saturado estará no potencial do emissor, quando o GPIO voltar a LOW, o TR entrara novamente na zona de corte.

Segue um PDF de simulação no Proteus, como não tenho modulo rele nem no Proteus, nem no Fritzing, somente reles, tive que simular o modulo.

Tente ligar um modulo rele de 5V com a saída GPIO do ESP, e ira notar que é necessário adequar a diferença de potencial, senão o modulo estar sempre ON mesmo estando LOW a saída GPIO. No meu caso usei diodos, existem outras maneiras.

Espero ter me explicado, mas fico a disposição, esclarecimentos são sempre bem vindos, e se em algo estou errado sinta-se a vontade para expor.

Anexos

PUTZ !!! Caramba o Odilon informou no tópico que era um RELÉ !!! 

Se ele esta usando um módulo, tudo pode mudar ! 

Vou aguardar que o Odilon informe qual módulo esta usando, para que eu possa respondê-lo.

Obrigado Kwiek .

Abraços

Gustavo 

Pois é Gustavo.... kkkkk informei errado. Sorry. Principiante. Mas já respondi à sua pergunta em outro local. !!

Abraço !

Bom dia J.Gustavo,

Acho que tudo passa por mal entendidos , porque agora que vejo as respostas, eu por exemplo me concentrei naquilo que ele explicou, copio o trecho do tópico aqui

(Entretanto, quando utilizo uma saída digital do ESP8266 para envia sinal ao relé, ele fica sempre ativo - com o comum e o normalmente aberto em curto.)


Eu já fiz testes e quando com a mesma fonte de 5V se alimenta um TR o ESP e um rele, ocorre o fato de o rele estar sempre ligado tanto em LOW como em HIGH, independente da logica do rele que se resolve facilmente usando um NPN ou um PNP, por tanto e conversando com ele no chat privado, tudo me indicava que o problema  era  que o rele sempre ficava ativo, estando o ESP em HIGH ou LOW, como ja passei por isso resolvi descrever como resolvo essa situação.

Mas em fim, acho que sempre é bom discutir as coisas aqui e solucionar, isso nos faz bem a nós mesmos e a comunidade.

Grande abraço, bom fim de semana!

CK

Olá Carlos,

Bom, resumindo eu não pude implementar a solução sugerida por você pois não tenho diodo.

Mas não sei se você pode observar que consegui fazer o módulo relé funcionar - de forma invertida. Expliquei a ligação que fiz em respostas anteriores, neste mesmo tópico.

Sabe me dizer por que ? 

Grato, Odilon

Sim eu entendi, com 5V sim vai desarmar, mas com 3V do GPIO não ira desarmar a menos que elimine a diferença de potencial que ficara remanente mesmo o GPIO estando LOW

Abs

CK 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço