[Resolvido] Duvida - conversão de 12v para 6v para usar em cerca eletrica

Bom dia garagistas, 

Comprei recentemente um aparelho eletrificador de cercas a pilha (4 pilhas tipo D), para usar na chácara ja que no local não possui energia ainda, mas aqui na minha região essas pilhas estão uma fortuna +- 40 reais da alcalina mais barata, desta forma resolvi substitui-las por uma bateria selada de nobreak 12v 7ah.

Mas minha duvida é bem simples, qual a melhor forma de converter os 12v para 6v?

Como a bateria poderia ficar longos períodos sem recarga gostaria de reduzir ao minimo o consumo, o aparelho em si é muito econômico,  e fiquei na duvida entre um regulador de tensão, diodos em série, ou divisor de tensão.

Desde de já agradeço

Exibições: 649

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Thiago,

Antes que nada você precisa saber qual é a corrente do aparelho, logo sabendo isso, você ira ter duas unidades que permitirão obter a a terceira usando a lei de ohms.

Exemplo:

Suponhamos que seu aparelho consome 0.500A, e como você descreveu a tensão é de 6V, logo:

12V  - 6V = 6V Essa é a tensão que você quer "desprezar" usando a lei de ohms para saber a R que deveria ser conectada em serie usamos: 6V tensão que queremos que caia na R, dividido 0,500A do exemplo, 6V/0,500A = 12 ohms

Resta agora descobrir a dissipação que haverá sobre a R usando a lei de Watt: 0,500A X 6V = 3W.(Use uma de 5W)

O consumo total, seria o do aparelho + o da dissipação na R em forma de calor (Sem nenhuma utilidade.)

Se usar um regulador de tensão, a queda de tensão sobre ele (6V) X a corrente da carga ira determinar a dissipação de calor.

Se usar Diodos, tem a vantagem que não dissipara quase nenhuma potencia, desprezível praticamente, mas tudo depende da corrente de consumo de sua carga para escolher o (os) diodo (os) adequado 

Geralmente, estes aparelhos operam com alta tensão e baixa corrente na saída, mas a entrada varia dependendo do aparelho, poste os dados de corrente de entrada do seu.

Abs.

CK

Desculpe a demora na resposta, tava corrido hoje, o aparelho é da marca Rastro Cerca de 6v, pelo que esta no manual o consumo médio dele é de 0,6w com pulsos de 0,1 joule, ou seja 0,1A, utilizados em cercas pequenas.

Gostei da ideia dos diodos, por não dissiparem potência, mas pelos meu cálculos se cada diodo derruba em média 0,6v, seriam necessários 10 diodos para se obter 6v

A dica do Murta de usar um LM7806 é interessante, mas só para confirmar a carga seria a corrente consumida pelo eletrificador? se for isto não é muita coisa pelo visto.

Por curiosidade andei fazendo umas pesquisas referente a corrente existente numa bateria alcalina tipo D, aparentemente são 13 A, o que é uma quantidade absurda para uma pilha, vai ser dificil minha bateria competir. Considerando que só posso utilizar 1,2A da mesma sem degradar a qualidade da bateria, teria que montar um sistema de recarga para ser viável deste jeito.

Mande o link do seu aparelho .

Existe o regulador LM7806 ( 6V) para correntes de até 1 A :

https://www.fairchildsemi.com/products/power-management/voltage-reg...

Minha sugestão :

Painel fotovoltaico + carregador de bateria + bateria de chumbo 

Confirmando = carga é a corrente consumida pelo eletrificador

Ainda incompleto :

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-micro-co...

Mas esse funciona :

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-selada-d...

Acho que vai ter que ser isso mesmo, será que um painel de 10w seja suficiente? me interessou o projeto de carregador microcontrolado tenho vários arduinos/garagino sobrando. 

Pelo que entendi só precisaria fazer a leitura da da tensão da bateria para controlar a recarga. 

Fiz uma pesquisa novamente, acho que me precipitei em comprar a bateria de chumbo para este caso, pelo mesmo preço compraria um powerbank de ion-litio de 10a, pelo que vi a estrutura para mante-lo seria bem inferior a necessária para bateria de chumbo, e só precisaria de um painel solar de 5v 250ma para manter o powerbank sempre funcionando considerando um consumo 100ma. 

Mas  vamos ver o que consigo fazer.

O meu projeto do Carregador da Bateria Li-Ion esta em andamento.

Muita atenção ao usar Baterias de Li-Ion ! Elas exigem cuidados. 

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/29/modulo-sensor-de-corrente...

Vou comprar um power bank pronto o negocio seria acertar o painel, estou pensando em fazer um ladrão de joule ou usar um step up para subir a tensão em 6v, acredito que não vá dar problema espero rsrs, 

Legal o seu blog vai ficar interessante para concatenar os seus projetos, esta salvo no meus favoritos

Obrigado ! Boa sorte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço