transformar meu projeto arduino em uma placa integrada ou shield

olá amigos,

fiz um pequeno projeto (bem simples mesmo) com um Arduino Uno e uma protoboard colocando alguns botões, sensor e rele

agora que estou terminando queria saber quem presta serviço de integrar este projeto em uma placa de circuito impresso ou até mesmo criar um shield para encaixar em cima do Arduino Uno para ficar bem compacto e livre dos fios

meu projeto é um irrigador para orquideas e também vou precisar colocar o Arduino juntamente com este circuito em uma caixa ermetica a prova agua

aguardo retorno

dario

Exibições: 4277

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Dario,

   Esse seu avatar com o logo da skol tira a concentração da gente kkk.

   Cara, vamos lá,  o que você esta sentindo como necessidade, é uma das etapas da evolução no aprendizado dos microcontroladores/arduino.

   Ou seja, você esta entrando na adolescência, debutancia kkk.

   Primeiro aprendemos, ligamos leds, depois partimos pras shields e por ai vai.

   Até que chega o momento que queremos ver aquele monte de fiozinho na protoboard transformado em uma placa de um projeto real e voilá,  você esta saindo da infancia e crescendo nesse segmento.

   E ai você tá no lugar certo, pois aqui nos ajudamos uns aos outros, e vou tentar te mostrar um caminho a seguir, pois nessa área que tem tanta informação, o mais dificil é justamente saber qual caminho seguir.

   1º PASSO - DECISÃO:

   -  A primeira coisa a fazer não é tecnica, mas uma decisão.  Você tera que decidir se deseja transformar aquele projeto que esta sobre sua bancada em um produto de larga escala,  ou se pretende prototipa-lo para uso, ou para venda em menor escala.

    2º PASSO - CODIFICAÇÃO

  -  Enquanto você pensa se vai fazer 1 ou 1000 placas,  você terá que entender que terá que passar seu projeto para a linguagem técnica da eletrônica,  dai o ideal é aprender algum software CAD.

     No meu caso,  eu e a maiora da galera, utilizamos o CAD EAGLE,  a razão é que mesmo que você só escreva a codificação, e não o roteamento,  você poderá enviar para qualquer fabricante de placa e ele ira poder abrir seu projeto.

     Para aprender o CAD EAGLE eu recomendo o curso gratuito do renato aloi,  

                                              https://www.youtube.com/watch?v=zS_pje0Fkug

   3º PASSO - OPÇÃO

      Pronto, digamos que você já tenha seu projeto codificado,  agora você decise se deseja em larga escala ou prototipa.

      Se for larga escala, é só ir no google ou no mercado livre, e existem diversas empresas que fabricam placas em escala, basta você mandar seu esquematico do EAGLE, acerta preços e pronto.

      Agora se o que você deseja é prototipar, ai vem mais algumas escolhas:

   4º - PASSO - ESCOLHEU PROTOTIPAR

      Se você escolheu vocÊ mesmo prototipar,  então o primeiro passo, é sair do esquematico do EAGLE e fazer o roteamento do circuito no proprio EAGLE., isso o proprio curso que te passei ensina.

     

        Apos feito o roteamento o proximo passo é escolher o metodo de transferencia do layout para a placa.

        TRANFERENCIA FOTOGRAFICA - Esse é o metodo ensinado pelo renato aloi no curso,  utiliza tintas foto sensiveis, luz ultravioleta, transparencia,  e é considerado por muito o metodo com resultados mais perfeitos,  apesar de ser tambem o mais demorado.

         ROUTEAMENTO - Nesse metodo a galera constroi CNCs, e "esculpem"  as trilhas, normalmente nesse metodo, apesar de ser demorado,  a placa já sai quase pronta, bastanto soldar os componentes,  mas exige investimento em maquinario.

         TERMO TRANSFERENCIA -  A termo transferencia é quando você transferen o layout para a placa com o uso de calor,  eu dividiria em 3 partes:

           a) papel oficio comum -  imprime-se o layout em papel oficio comum em impressora laser, dai se esquenta a placa, e o papel tende a grudar, dai coloca-se ele na água até todo o papel ser humedecido e sair. PROS- É rapido, e se houver erros, basta passar bombril na placa e refazer o processo  CONTRAS- É dificilimo tirar todas as fibras de papel que ficam grudadas no toner,  dai elas podem interferir em trilhas mais finas.

            b) papeis especiais - Existem papeis transfer vendidos, o processo é o mesmo.  PROS: A depender do transfer, não deixa residuos e é mais rapido   CONTRAS: Tender a não transferir 100% do layout, obrigando o usuário a ficar retocando com caneta.

            c) transferencia com papel aluminio -  Esse metodo foi inventado por mim,  eu descobri que dá pra imprimir em papel aluminio desses comuns, a diferença do processo é que você não precisa retirar o decalque,  pois o percloreto corroi o papel aluminio.  PROS:  O metodo é rapidissimo e os resultados excelentes    CONTRAS: O papel aluminio tende enrugar durante a impressão.

   5º PASSO - montar

      Pronto,  tendo escolhido o metodo, feito a placa, o lance agora é pergurar e montar.

      Para perfurar eu usa uma microretifica dremel com suporte vertical  (  http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=75181&cat=21&a... )  a broca depende do tipo de furo,  mas no geral uso broca 1.

     Pronto agora que você já tem a placa e ela já esta perfurada, você pode soldar os componente e depois dar um banho de verniz para proteção ou.

     Partir para um processo chamado ESTANHAR A PLACA.

     Nesse processo, vocÊ vai precisar de pasta para soldar  (  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712964297-pasta-fluxo-para-s... ).

     Com um princel aplique a pasta em toda a placa, de forma generosa,  depois com um ferro de soldar quente,  passe um pouco de solda na ponta e venha seguindo todas as trilhas, e cobrindo-as.

     Só ai vocÊ colocará os componentes.

  E VOILÁ,  TÁ PRONTA SUA PLACA

    

Muito legal, mas é muito conhecimento para mim pois não sou do ramo, sou um programador de computador que apenas brincou com o Arduino e fez um sistema de irrigação caseiro para molhar o orquidario da esposa. Mas agradeço a explicação muito interessante o processo.

Dario

Que aula show Weider Duarte... Só ñ faz quem ñ quiser nsm!!! Agradeço!

Pô biu,

    Que legal que você gostou,  fico feliz de que tópicos em que eu e a galera aqui ajudamos a alguem, no futuro continue ajudando outras pessoas, por isso que evito tirar duvidas em privado ou por email,  geralmente por email só trato quando alguem quer me contratar pra desenvolver algo,  fora isso,  o que acho legal é passar conhecimento,  se ajudou um,  pode ajudar, dois, três, dez, ou dezenas,  essa é a magica do mundo arduino.

SENSACIONAL!

PERFEITA EXPLICAÇÃO, A melhor que já consegui a respeito.

Parabéns!

Obrigado.

Com certeza vai me ajudar muito!

Olá Dario, você tem algum e-mail?

email: cbd_cbd@hotmail.com

celular: 17 9 9135 3068 whatsapp

Dario bom dia, 

Montou o seu irrigador de Orquídeas ? 

Pode compartilhar o seu projeto ?

Um colega meu esta querendo que eu monte para ele.

Obrigado. 

Ola Dario, 

Se pretende terceirizar essa parte do projeto, o próximo passo seria contratar empresa ou profissional para preparar:

a) Arquivos Gerber e furação para manufaturar a placa (PCB) 

b) Arquivo BOM com lista especificada dos componentes eletrônicos a serem montados

c) opcionalmente, pode incuir na contratacao do serviço a manufatura de algumas unidades (ex. 3) de protótipo final.

Caso necessite, pode me consultar.

Pablo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço