ola boa tarde!

sou policial e trabalho na area de investigação criminal, estou querendo montar um projeto de gravaçao telefonica para utilizar em interceptacao.

adianto que todos as formas que utilizo são legais e dependem de ordem judicial para tal, não fazendo nenhuma escuta irregular

Vamos ao projeto:

primeiramente, vou explicar meu problema e uma possivel solução:

moro no interior e ak não possuimos um aparelho especifico que receba as ligacoes dos desvios e gravem automaticamente estas, pois o custo deste aparelho é muito alto, sendo inviável sua utilização.

portanto, utilizamos um celular (nokia c2 desses antigos msm) o qual recebe a ligação de desvio da operadora e o policial que está de plantao atende a chamada e manualmente coloca para gravar pelos comandos do celular.

Logo o projeto que pretendo implementar está relacionado a um arduino ou rasp com os devidos hardware acoplados receber a ligação de um chip de qualquer operadora e automaticamente atender a ligação e gravá-la respectivamente sem necessidade de nenhum acionamento por parte dos policiais.

então senhores venho aqui pedir a ajuda de vcs para implementação deste projeto, visando o meio mais fácil, viável e custo-benefício.

att,

Roberto Caetano

Exibições: 4815

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conheço, acho mesmo que não tem.

Repasso a pergunta ao grupo, quem sabe alguém conhece.

Neste caso, vc quer confiabilidade. O shield é a melhor solução, mas para descontrair... tem o método McGyver:

Pega o celular velho, puxa do motor do vibracall o gatilho para iniciar uma sequencia de ações de atender e gravar.

Conecta o fone de ouvido do celular no audio in do gravador externo. 

Hackeia o botão REC  do gravador e coloca o Arduino regendo a Gambiarra toda.

O gravador externo pode ser um PC com um programa de gravação (que já grava o arquivo com nomes personalizados, tipo data numero hackeado, horário da ligação etc...

Se só tiver sucata e criatividade como matéria prima pode ser uma!

 

Amigo, uma sugestão... não se preocupe em "reinventar a roda", você consegue isto "facilmente" utilizando um ipbx com atendimento e gravação automática, visto que o software é opensource (neste caso, um pc "simples" consegue lidar facilmente com 10 ligações simultâneas), e é fácil fácil utilizar até 10 modens 3g em modo chan_dongle, vai deixar um pouquinho mais caro, acredito que este equipamento tenha um custo total de R$ 3000,00 (somente hardware), o software, GRÁTIS, MAS, imagine estas ligações em uma rede, em tempo real... às vezes, uma "solução" pronta, somente adaptada às nossas necessidades, pode gerar resultados melhores, caso precise de alguma ajuda, por favor, não hesite em perguntar...

 

certa vez eu conheci de perto e por dentro uma instituição do governo onde não era fácil adquirir equipamentos para facilitar o serviço. Na realidade, era fornecido um equipamento básico, que era apenas suficiente para fazer a coisa funcionar. Qualquer outro equipamento que trouxesse melhoria (principalmente economia de força de trabalho) era rejeitado pelos superiores, pois eles consideravam o gasto supérfluo, uma vez que o trabalho era possível de ser executado a um custo menor (sem tal equipamento novo). Em outras palavras: qualquer inovação para economizar força de trabalho e melhorar a produtividade deveria partir de iniciativas individuais, e o governo não injetava nenhum centavo.

às vezes é nesse contexto que o autor desse tópico está trabalhando, ou seja, o trabalho já pode ser desenvolvido pelos investigadores, tudo manualmente, mas é realizado (o governo oferece equipamentos básicos, como aparelhos celulares). A facilitação desejada talvez tenha que ser custeada pelos indivíduos envolvidos, e não pelo governo. Dessa forma, esses R$ 3000 pelo tal de ipbx (que não conheço) talvez seja muito.

Não sei se é esse o caso, mas instituições do governo muitas vezes não primam pela eficiência, mas priorizam menores custos, nem que exija maiores esforços humanos

Então, um "ipbx" nada mais é do que um pc comum, rodando uma distribuição linux, com modens 3g com software modificados para que eles possam efetuar as chamadas de voz... eu fiz a estimativa por cima, contando 10 modens mais um pc novo com pelo menos 4TB de armazenamento... mas este "custo" cai drasticamente caso haja "reciclagem" de componentes... é, de fato, nosso governo só quer que as coisas funcionem "pra inglês ver", é complicado isso...

realmente seria o ideal.

o aparelho original é parecido com isso o sistema, porem conforme voce mesmo mencionou o estado não está afim de gastar dinheiro com interior. o projeto com o arduino será bem mais em conta apesar que será apenas uma linha telefônica.

Boa tarde a todos!

estou fazendo a aquisição dos equipamentos e se deus quiser logo postarei os resultados, dúvidas que tiver, dentre outros, para compartilhar com os senhores.

Caro Roberto,

Também sou investigador de polícia e existem equipamentos dedicados para esse tipo de trabalho. Entretanto, acredito que o seu problema é o mesmo que o meu. As instituições não tem o interesse ou verba disponível para investir nesse tipo de equipamento. A empresa TECHBIZ fornece esse tipo de equipamento, porém, como eu falei anteriormente, as vezes falta verba para esse tipo de aquisição. Por isso cabe a nós, desenvolver uma solução "na unha" para substituir essa lacuna. Minha sugestão é a mesma do colega Augusto. Adquirir um PBX IP e configurá-lo para gravar ligações. O software é livre, ou seja, você pode baixar gratuitamente na internet, sugiro a distribuição Elastix, mas existe ainda TRIXBOX, SNEP, sendo essa última Brasileira e com o manual totalmente me português. O primeiro passo é definir por por onde a ligação vai entrar. A solução ideal seria a contratação de um LINK E1 com a provedora de telefonia fixa, porém esbarramos novamente na falta de recursos. Além disso, precisa-se ter um ambiente preparado para instalar esse tipo de equipamento. A segunda solução seria contratação de uma linha telefônica fixa convencional, porém você teria que adquirir placas de inteligação FXO com o PBX, e configurá-las o que não é tão fácil assim. A terceira opção seria contratar uma plano de operadora de telefonia móvel, porém as placas de inteligação GSM são ainda mais caras do que as placas FXO para telefonia FIXA. E a quarta e mais recomendada solução seria adquirir um plano de internet e uma linha voip da VONO por exemplo. Isso depende de cada instituição. A lógica é a seguinte: A operadora faz o desvio da ligação para o troco de entrada do teu PABX, e a partir daí você faz o que quiser com ela. Você pode gravar a ligação. Gravar e redirecionar a ligação para o seu celular por exemplo. Ou redirecionar para quantos números você você quiser. As possibilidade são infinitas. Imagine que você tenha 5 policiais no plantão e a ligação do alvo entre no PABX, além de gravá-la, você pode redirecionar a ligação para o celular dos 5 policiais para que um deles possa monitorar a ligação em tempo real. A partir do momento que um policial atende a ligação, os outros 4 celulares param de tocar. E além disso, a ligação está sendo gravada no equipamento. Para instalar esse tipo de sistema, basta um computador mediano Pentium 4 com 1 GB de memória e 160 GB já dão conta do recado. Eu trabalhei 3 anos com esse tipo de sistema na inciativa privada, mas não com o objetivo de monitorar ligações, e sim para usar o PABX como um equipamento normal. E a gravação eu usava para gravar os atendimentos de telemarketing na empresa, por imposição legal. Há um ano eu sou investigador de polícia e pretendo instalar esse sistema na minha instituição. Se o assunto lhe interessar é só falar. Valeu.

Não entendi o processo  de interceptação telefônica. Alguém poderia me explicar? 

A operadora faz uma extensão da linha do usuário que esta sendo monitorado para o celular da polícia ? 

Quando é autorizada a interceptação telefônica por ordem judicial, a operadora faz um "desvio de áudio" para o número informado na autorização. Esse número pode ser o celular do policial, ou o número do equipamento de interceptação telefônica: Guardião, Sombra, Vigia Elite dentre outros. O investigado conversa normalmente sem saber que está sendo ouvido pela autoridade policial. O áudio chega em tempo real no equipamento que está recebendo a interceptação. No caso de um celular de um policial por exemplo, é como se fosse uma conferência, mas a autoridade policial não consegue participar da conversa, obviamente, somente ouvir a conversa interceptada. Se for desviado por um equipamento especializado como o guardião, a conversa é gravada e armazenada de forma catalogada, podendo inclusive o próprio equipamento desviar o áudio para o celular da autoridade policial. Desta forma, além da gravação armazenada no equipamento, o policial poderá ouvir em tempo real a gravação telefônica, caso necessário, isso é configurável. 

Obrigado pelos esclarecimentos. 

Interessante, mas achei muito hardware para um produto relativamente simples.

Se tivesse algo como uma secretaria eletronica para gravar e um Ramal celular não funcionaria ?

Quando se pagaria por um produto assim ? Quem sabe posso projetar, ja participei do projeto de um PABX com 8051.

Ref: 

Ramal celular: http://www.leucotron.com.br/produto-pabx-digital-ision-ip-nomad

Eu cheguei a fazer um ramal celular, é mto interessante e pouco conhecido. A ideia é por ex quando vc está em home office ou espalhado pela empresa possa receber ligações que chegam pelo seu ramal do pabx sem dificuldade. Evita o tal "ele não está na mesa", "ele não vem hoje" e o "ele não chegou ainda".

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço