Projeto - Interruptor com temporizador para lâmpadas residenciais.

Olá a todos, pessoal seguinte, estava pensando em montar um circuito para uso pessoal e também para quem se interessar no projeto que por sinal é muito interessante e não encontra no mercado que seria assim;

Um interruptor residencial com temporizador onde a pessoa ao ligar a lâmpada começaria a contagem de tempo regressiva regulada por um resistor variável  que controlaria o tempo do desligamento,

Pesquisei no google por este tipo de circuito, mas não encontrei nada relacionado pois o PCI teria que ser smd para ficar dentro da caixa do interruptor que por sinal é muito pequena, outro ponto importante é a tensão de alimentação do circuito que seria 110v. na entrada e na saída 12v. ou 24v.

Bom pessoal quem quiser dar uma força vai ser interessante, pensei até em fazer com o atmega328p com montagem mínima, mas achei que ficaria com valor inviável pois existem ci´s muito mais em conta.

Bom fica ai a minha ideia deste projeto e quem quiser ajudar e se interessar agradeço.

Abraço e muito obrigado a todos do grupo.

Exibições: 3950

Responder esta

Respostas a este tópico

Valeu demais José A. muito obrigado pela dedicação, como vou fazer várias pelo motivo de vários pontos aqui em meu camping vou fazer a que está enviando, depois posto os resultados, valeu demais, agradeço de coração, abraço e um excelente final de semana, para você e todos do grupo.

Anderson boa noite, 

Em banheiro de restaurante, o mais usado é um sensor de presença com timer. 

Oi grande mestre tudo bem com você, olha eu instalei em todos e é muito complicado para no caso de hóspedes que usam o banheiro para banho que não é o mesmo caso de restaurantes que entram e saem rápidos, estes sensores tem no máximo 15 minutos até desarmar, ai vem o problema do banheiro das mulheres que elas ficam fazendo não sei o que até não sei que horas, ficam até 1 hora ou mais e não tem sensor que aguenta tanto tempo, dai que pensei em instalar estes temporizadores que vão ter dois acionamentos, um na porta quando alguém abre e no lugar do interruptor vou colocar um botão de campainha ou talvez um botão de toque para que algum engraçadinho não trave o botão entendeu.

OK. 

Imagine um sensor que a partir de cada movimento de pessoa, ele acione a lampada por um determinado tempo...

Por exemplo, a pessoa entrou e saiu - timer = 15 minutos

A pessoa entrou ( 15 minutos) , mas antes de terminar os 15 minutos, a pessoa se movimentou (+ 15 minutos) . etc

Seria o ideal. 

Pois é, mas em banheiros com chuveiros não funciona eu tenho e não deu certo, a pessoa tem que sair do banho e balançar o braço, kkkkkkkk, complicado, já se fazem uns 3 anos que instalei, mas não da certo tive que remover.

KKK, essa gente gasta mais de 15 minutos no banho.

Não dá pra manter o sensor atuando quando o chuveiro estiver ligado?

Eu tentaria ligar um circuito que seria alimentado pela passagem de corrente nos fios do chuveiro, fazendo piscar um led ou algo que mantivesse o sensor acionado.

Funcionaria com certesa.

Igualmente Anderson,

Caso precise desenvolver algum outro é só dar um alô.

Valeu,

JA

Celso , eu também pensei nisso . Monitorar o uso do chuveiro ( será que é eletrico ?) .

Pode usar um acoplador ótico para perceber uma tensão de 127V a 220V CA, 

Mas isso pode envolver risco de choque elétrico. (precisa ser bem protegido). 

http://electronics.stackexchange.com/questions/33042/how-do-i-selec...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço