Olá pessoal, gostaria de ver se o pessoal pode dar uma força. Tenho um monitor de energia baseado no openenergy (https://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/how-to-build-an-a...). Para o medidor de tensão, tenho o buffer de tensão (https://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/acac-buffered-vol...), tambem baseado no openenergy. Andei procurando no google e encontrei dois circuitos para medição de corrente usando o sensor sct-013-000 e que pode melhorar as medições, mas não estou compreendendo. Gostaria de ver, se alguém poderia explicar estes circuitos e qual teria a melhor resposta. Desde já agradeço a ajuda de todos. As imagen esta em anexo e também a pcb que estou para fazer, mas não sei se vai funcionar. Hoje meus circuitos de tensão e corrente são independentes.

Exibições: 619

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Juliano, se voce vai usar o sct-013-000 o circuito 1 nao vai funcionar , o circuito 2 nao sei ao certo mas esta um pouco diferente, aqui nesse link tem como fazer a leitura com o sct-013-000:

http://blog.filipeflop.com/sensores/medidor-de-corrente-sct013-com-...

talves isso te ajude.

Bom dia Nelson, este link que passou é como estou fazendo hoje. Ele é igual ao openEnergy. Este primeiro link tambem tirei do openenergy (https://openenergymonitor.org/emon/node/10334). Puxa vida, este que eu estava mais confiante, mas achei estranho pois o sensor tem 3 fios: vcc, gnd e dados. Neste circuito só é usado dois. Acho que ele sai daqui (https://openenergymonitor.org/emon/node/673)

Bom dia Juliano, qual sensor voce esta usando , o sct013-20A ou de 100A ?  porque os dois sao diferentes o de 20A  e o de 100A , no link que te indiquei explica isso , o sensor de corrente SCT-013-020 (20A) tem na saída uma variação de tensão, e o SCT-013-000 (100A), tem na saída uma variação de corrente.,datasheet e desenho em anexo.

por favor indicar o sensor usado.

Anexos

Boa tarde Nelson, o sensor que eu utilizo é o SCT-013-000, de 100A.

Boa noite Juliano, se seu sensor e o de 100A , o melhor circuito e o circuito 2 , por que ele tem um resistor de 33ohm em paralelo com o sensor, porque o sensor de 100A ele mede com variacao de corrente,  diferente do de 20A que mede com variacao de voltagem.

o circuito 1 nao sei ao certo mas parece um amplificador de sinal para medir voltagens baixas, de instrumentos que fornece milivolts, nao sei ao certo so montando e experimentando.

esperimente o circuito mais simples para voce ter nocao de como funciona o sensor e depois monte o circuito mais complicado, OK

Bom dia Juliano,

Qual Arduino esta usando ? Tem inúmeros detalhes importantes que deve saber ao usar um ADC de um Arduino.

- Intercalar um tempo entre as leituras ( por exemplo - 1 ms para cada leitura) . O ADC precisa de tempo para fazer cada leitura.
- aterrar portas analógicas não usadas
- instalar um capacitor de 10uF no pino AREF (para filtrar a tensão de referência do ATMega328)
- Medir com voltimetro de precisão o pino AREF ( todas as suas medidas tem que ser calibradas com essa tensão)
Vin = Leitura x ( 5,00V / 1024) ( Se AREF = 5,00V )

Informe qual Sketch esta usando ( indicando o circuito e o sensor) . Não misture as coisas.

Bom dia José, em anexo os circuitos atuais que utilizo, para monitorar a tensão e a corrente. Para tensão, utilizo 3 trafos 127v / 9v. Para corrente utilizo 3 sensores sct-013-000 (100A). Em anexo o codigo que estou utilizando (modbus). 

Anexos

Depois darei uma estudada. Terei que sair agora.

Você esta conectando tensão alternada ( dos trafos) diretamente na entrada analógica do Arduino?

Ficou louco ? Vai queimar seu Arduino. 

O arduino que estou utilizando é o mega, mas estou com planos para mudar para o due, mas ta complicado o codigo modbus, pois estou utilizando a biblioteca do wiechert. Ela so funciona com ide 1.0, dai nao da certo com o due.

A vantagem do Arduino DUE é que ele tem conversores ADC 12 Bits ( maior precisão nas leituras). 

É exatamente por isso que estou tentando usar o Due. Mas como tenho mais 3 arduinos na rede modbus, alem do codigo modbus que esta dificil, tenho que colocar o logic level 3v 5v. Por hora, estou tentando melhorar o circuito de medição, o qual estava em duvida entre os dois que coloquei no inicio do topico.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço