Boa noite Garagistas,

Estou tendo meu primeiro contato com a montagem de dispositivos eletrônicos para um projeto da faculdade, por isso tenho algumas, muitas dúvidas, desde as mais triviais. O projeto consiste de um ensaio de resistencia ao avanço de embarcações em escala reduzida. A ideia é puxar o modelo flutuando em água através de um cabo e quem deve realizar essa tarefa seria um motor. Alguns requisitos necessários são: 

1) Obter diferentes velocidade;

2) Conhecer a velocidade com que o modelo é tracionado;

3) Obter a força que a água faz no sentido contrário ao avanço.

Fazendo algumas pesquisas na internet encontrei diversos videos para realizar o controle da velocidade, mas estou com algumas dúvidas ainda. No caso de um motor DC 12V, é possível executa-lo com um circuito L293D ou somente com o H298N ?

Tenho quase toda essa parte montada, mas estou com medo de queimar o arduino.

As demais dúvidas, caso tenham entendido meu problema é com relação ao item  2 e 3, não faço ideia se é possível, (para mim que sou leigo), atender esses requisitos.

Exibições: 647

Responder esta

Respostas a este tópico

Esqueci de comentar, o arduino que tenho a disposição é o UNO

Bom dia Sérgio, 

Qual é o seu curso ?

Não entendi bem o seu projeto. 

Existe um tanque de testes de embarcações ? 

Você quer medir a força necessária para movimentar o barco? O barco vai ter motor também?

1) Obter diferentes velocidade;

Primeira coisa que terá que fazer é escolher o motor. Com o motor em mãos, poderá escolher o circuito que fará o controle de potência do mesmo. Informe as especificações do  motor. 

2) Para verificação da velocidade:

Qual a distância para os testes de embarcação ? A trajetória será reta ?

No simulador tem ondas na água?

3) Obter a força que a água faz no sentido contrário ao avanço.

Isso é mais complexo. Qual sensor pretende usar ?

Seria algo assim ?

http://www.ifam.edu.br/cmdi/noticias/379-cmdi13-pesquisadores-testa...

Bom dia José Gustavo,

Primeiramente obrigado pela ajuda. O curso é de Eng Naval e no nosso campus não temos muita estrutura de laboratórios, não temos um tanque como este da foto mas a ideia é a mesma. Os testes a priori é para serem feitos em uma piscina comum residencial, o trecho da corrida com aproximadamente 4 metros.

1) Eu comprei um motor dc 12v da Akiyama, mas tenho também outro menor de 3-6V acredito eu. Como os modelos não serão grandes, acredito que o menor seja capaz de tracioná-lo. Eu penso em uma força de no máximo 10N. As velocidades que o modelo deve ser puxado também não são altas. Se eu conseguir de 1 a 4 m/s está perfeito.

2) A trajetória será retilínea e de 4 metros mais ou menos (dependeria do comprimento da piscina de testes), deve ser feito com águas calmas, para não ter interferência das ondas nos resultados.

3) O barco não terá motor, somente o casco mesmo, estes testes são feitos para saber qual a potencia que o motor do barco deveria ter, por isso a necessidade de saber a força da água. Eu pensei em célula de carga essas para arduíno mesmo, não funcionaria ? Bom mas vamos aos tópicos.

Este é um video de como estes testes são feitos em laboratórios pro...

Oi SRDVf, boa tarde.

Vou dar o meu palpite.

Se você puxar o casco com uma corda de nylon e entre a corda e o casco você coloca

uma borracha (elástico). 

Com o aumento da velocidade, o atrito aumenta e o elástico distende mais

Daí você calcula o quanto ele distendeu em cada velocidade,.

Rui

Boa noite Rui Viana, essa do elestico foi muito boa, nao sei se falou serio, mas da para medir isso da, se voce colocar uma regua, voce sabe quantos centimetros esticou , e depois e so calcular..

Bom dia Sérgio,

mas no vídeo, o barco fica parado e o fluxo de água é controlado. 

No seu projeto, a agua estará parada e o barco em movimento. 

Um motor interessante talvez, seja o motor de passo. Pode obter velocidades baixas com precisão e controle. Pode controlar a velocidade e a potência do motor. Talvez até medir o arrasto do barco. É assim que se fala ? arrasto? 

Bom dia José,

Não tinha percebido isso José, mas percebo que entendeu meu problema.

Obrigado pelos tutoriais, irei e estudá-los e tentar aplicar, qualquer dúvida venho aqui novamente.

Quanto as velocidade, saberia me dizer se usar encoder ou sensor ultrassonico seriam capazes de medi-las ?

Rui,

Muito boa a idéia mesmo, obrigado pelo interesse. No caso, o elástico serviria como uma mola e a força calculada pelo produto da rigidez e seu deslocamento ?

Outra coisa que me questiono é como irei medir o deslocamento do elástico, pois ela irá esticar durante a corrida do modelo no tanque, e a leitura só seria possível com o sistema em repouso, mas ela já teria retornado a sua posição natural não?!

Boa noite! na questao de medir a forca exercida pela agua contra a embarcacao , voce pode usar um anteparo pequeno com uma mola , esse anteparo ligado no eixo um potenciometro para medir quantos graus ele movimenta para calcular a forca exercida.

Bom dia Nelson,

Não consegui visualizar sua dica. O anteparo estaria ligado em qual eixo ? A questão de medir os graus também, a trajetória do modelo no tanque é retilínea.  

Bom dia Sergio, a ideia e assim , desenho em anexo,  o eixo tem uma mola que empurra a parte de baixo para frente , e o eixo e ligado junto ao eixo do potenciometro, que dependendo do grau que vai para tras , voce tem uma leitura do potenciometro, e a parte de baixo pode ser cilindrica.  se nao entender faco o desenho mais detalhadamente.

Anexos

Consegui entender melhor agora Nelson, mas não consegui visualizar para o meu projeto. Tenho em mente a tração do modelo por um cabo sendo bobinado pelo motor a uma velocidade constante. Esse esquema de eixo com a mola seria em todo o sentido de deslocamento ?

Se tiver algum video com uma ideia parecida, mesmo que não aplicada em modelos reduzidos de embarcação, poste o link por favor.

Grato !!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço