Olá caros colegas, tenho lido bastante sobre baterias de LI-ION para utilizar em um projeto e no momento necessito projetar um carregador para elas. 

Inicialmente pretendo utilizar 3 células de 3.7V 4400maH. De preferência o circuito que almejo deve estabelecer uma comunicação com um microcontrolador de forma que este saiba a carga da bateria. Por exemplo através de um ADC. O projeto tem um display que vai mostrar a carga da bateria em porcentagem, semelhante a celulares.

Achei muitos esquemas na internet porém todos muito confusos, e nada muito esclarecedor, preciso entender melhor como esses carregadores funcionam. A MAXIN tem chips interessantes (MAX745 e MAX1647) que fazem este trabalho, achei interessante, mas difícil de achar esses chips por aqui. 

Antes de mais nada gostaria de saber a opinião dos mais experientes no assunto, alguém que já passou por isso e já projetou um circuito com este objetivo, e estabelecer uma discussão em torno deste assunto para aprender mais.

Obrigado a todos.

Exibições: 4339

Responder esta

Respostas a este tópico

Ninguém?

Boa noite Rafael, no Labdegaragem tem topico de carregador de Li-ion,que diz ter cuidado porque pode explodir se carregado erradamente, no Youtube tambem tem video de baterias de Li-ion, da uma pesquisada que voce talvez encontre um carregador la, mas nao recomendo fazer um, por motivo de seguranca, baterias de Li-ion sao instaveis e pode explodir se carregada de qualquer jeito.

Boa noite Rafael, 

Tenho pesquisado sobre carregadores de bateria Li Ion. 

Se fosse para uma pilha somente, existem vários carregadores na WEB. 

No caso de mais de uma pilha é outra história. Mais complexo, pois exige o balanceamento de carga, medição de temperatura  nas pilhas e é claro, controle de corrente e de tensão. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/carregador-de-bateria-micro-co...

Estou fazendo estudos de um carregador de Bateria Li-Ion de uma parafusadeira da Bosch :

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Mais informações importantes sobre carregador de Bateria Li-Ion. 

Vejam esse tópico :

Carregador de Bateria Li Ion Bosch AL1814V 

Esse é o conjunto de bateria :

Essa é a placa do Carregador :

E esse é o diagrama da parte Secundária do Carregador : 

Olá Rafael, eu fiz um robo na faculdade(TCC) e usei nele uma bateria de lipo daquelas de aeromodelismo, eu fiz então um sistema para carrega-la. Porém só ia funcionar para não botar fogo hehehe, não fui feliz na escolha da bateria... em fim. Eu fiz um circuito para ler o valor da bateria, e também para que ele soubesse que estou carregando. Fiz com PIC12f675 no Mikroc pro for pic.

Eu criei um divisor de tensão para não queimar, sendo 14,8V o Máx para ela carregar e 8,0V o minimo para o sistema desligar. Fiz com rele para desligar e ligar o sistema. Para carregar ele desligava o sistema também.

Obs; No meu caso não funcionou muito bem pois para carregar esse tipo de bateria(TURNIGY 11,1V 2200mAH) É necessário um carregar mais inteligente do que esse que eu fiz, como falei ele só funcionou para não explodir a bateria hehe. Para dar carga nela não deu muito certo. Fui descobrir isso nos ultimos dias.

Resumindo foi esse meu projeto se quiser posso mandar um esquemático para você.

Valeu!

Yuri bom dia.

Usou baterias LIPO ? Essas são mais melindrosas do que as baterias LI Ion.  

Se sobrecarregar as baterias LIPO, elas podem realmente explodir !

O carregador TEM que ser balanceado, pois em cada célula a tensão não pode ser excedida.  

Cada célula tem a tensão de 3,7 V, portanto 3 x 3,7 = 11,1 Volts. 

A tensão máxima de carga de cada célula é de 4,2 V. Por isso os carregadores são balanceados, monitorando a carga individualmente cada célula. Como eu já disse, se a célula for sobrecarregada, existe o perigo dela estufar e queimar. Quando a tensão da célula chegar nos 4,2 V é porque a mesma esta totalmente carregada.

Tensão máxima de carga = 3 x 4,2V = 12,6V 

Cargas muito rápidas envolvem risco de danificar as baterias, por isso  para baterias LIPO nunca carregue com carga acima de 1C ! 

http://labdegaragem.com/forum/topics/dji-phantom-2-quadricoptero?co...

Veja alguns tipos de bateria LIPO:

  • 3.7 volt battery = 1 cell x 3.7 volts (1S)
  • 7.4 volt battery = 2 cells x 3.7 volts (2S)
  • 11.1 volt battery = 3 cells x 3.7 volts (3S)
  • 14.8 volt battery = 4 cells x 3.7 volts (4S)
  • 18.5 volt battery = 5 cells x 3.7 volts (5S)
  • 22.2 volt battery = 6 cells x 3.7 volts (6S)
  • 29.6 volt battery = 8 cells x 3.7 volts (8S)
  • 37.0 volt battery = 10 cells x 3.7 volts (10S)
  • 44.4 volt battery = 12 cells x 3.7 volts (12S)

Cuidados com as baterias LIPO :

http://labdegaragem.com/forum/topics/dji-phantom-2-quadricoptero?co...

Muito boa suas colocações José. Pois é como vc disse mesmo, uma é fácil, o problema são várias. No meu caso estou pensando em usar 3 células de 3.7. Pois meu projeto tem que funcionar com 3 tensões diferentes:

- 3.3 pra um leitor de RFID
- 5.5 pra parte logica em geral (PIC18F4620 e demais periféricos)
- 9V pra uma impressora TTL que comprei na china e consome corrente e bessa (2A de pico durante a impressão)

A parte lógica consome muito pouco. 600mA é suficiente pra ela toda.

Aproveito e faço outra pergunta: posso utilizar 3 celulas com 2 pilhas em paralelo em cada celula? E esse par de pilhas em paralelo ligado em série com cada outro par? Totalizando seis pilhas ao todo? É possível? Na hora de carregar complica mais ainda?

Outra questão, não seria possível aproveitar o próprio PIC18F4620 pra carregar as pilhas? Já que tenho alguns pinos sobrando, inclusive ADC.

Sim usei a LIPO de 4S. Tentei carregar ela com uma fonte chaveada regulada a 12,6V 1A. Percebi que carregava a bateria até os 14,8V, porém a bateria perdeu totalmente a sua eficiência e começou a perder carga muito rápido. Sabendo do risco de explodir como eu disse eu fiz com PIC12f675 para desativar o carregamento quando chegar nos 14,8V. E quando a tensão da bateria chegar +- nos 8,0V desligar o sistema (no caso o robo). e apenas ficar com um led de indicação com falta de energia.
Essa foi a pior parte do projeto, deu mais dor de cabeça. Poderia ter melhorado, o importante é que funcionou no dia certo :)

Yuri, o carregador de uma bateria LIPO precisa ter uma tensão regulada.

Você havia informado que a sua bateria era TURNIGY 11,1V 2200mAH (11.1 volt battery = 3 cells x 3.7 volts (3S). Afinal qual era a sua bateria ?

Qual a tensão do seu regulador do carregador ? Se alimentou com uma tensão maior do o limite, deve ter danificado sua bateria. Limite = 4,2V por célula. 

Tensão máxima de carga = 3 x 4,2V = 12,6V 

O carregador precisa regular também a corrente. Qual a corrente usada na carga ?

José, realmente a bateria começou a estufar, antes que começasse a piorar eu vendi, a bateria é essa mesma TURNIGY 11,1V 2200mAH. Estou sendo sincero em dizer que o carregador que fiz para essa bateria ficou horrível.

Eu regulei a fonte em 13V para carregar a bateria.

Vou postar o esquematico que fiz na época, para você que esta construindo o carregador não esqueça de colocar um diodo entre a fonte e a bateria. 

Anexos

No diagrama esta escrito a tensão de 12,6V e você usou 13V ?

99% de chance de ter danificado a sua bateria LIPO . 

A tensão máxima deveria ser de 12,6V e a tolerãncia é de +/- 50mV somente !

Graças a Deus, ela não explodiu !!! 

Leia o meu Blog . 

Isso mesmo Murta, na época que fiz esse projetinho, eu sabia dos riscos mais não dei tanta atenção por falta de tempo. Ainda nesse ano quero começar um novo projeto com robo, ai eu vou fazer com bastante atenção e cuidado, e sempre buscando mais conhecimentos.
Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço