Faz aproximadamente um ano que por necessidade de fabricar um protótipo, resolvi montar uma fresa CNC.

Aprendi muito com os projetos de colegas e pesquisando máquinas utilizadas em aeromodelismo.

À primeira vista parecia um trabalho simples, passando do desenho do projeto mecânico à execução das peças necessárias; montagem de uma placa com os drives necessários, motores de passo, fonte de alimentação e software.

Mas, à medida que o projeto foi avançando, as dificuldades também foram surgindo, de forma que, foram feitas várias modificações no decorrer do tempo e é justamente essas etapas vencidas que quero passar para quem estiver interessado na montagem de uma máquina desse tipo.

Inicialmente estou anexando o arquivo do desenho do conjunto para o eixo z que utilizei para a máquina e uma imagem da primeira montagem que, já foi modificada.

Os detalhes serão descritos posteriormente.

 

Exibições: 5023

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Simplificação de Gcode para utilizar o mínimo de linhas possível e rodar no Mach3 demo que tem limitação no número de linhas, aproximadamente 500.

Como exemplo, transformei "na unha" os segmentos de reta do arquivo para curvas onde foi possível, passando de 844 para  151 linhas, sendo importado pelo Mach3 com folga.

Seguem abaixo os dois arquivos para testes.

 

 

Anexos

http://youtu.be/IfVrp8qdsFk

Teste da Fresa CNC de montagem tradicional, com fuso de rosca helicoidal, passo 3mm e buchas de bronze. Utilização do software Kcam versão 4.0.57. Foi feita "na unha" a simplificação do desenho passando segmentos de reta para arcos. Os motores 1,8º trabalham a meio passo e a relação entre as polias é de 1:3, resultando em (200x2x3 /3) = 400 steps por mm.

 

Olá Pessoal,
Saiu nova versão para o software de controle para fresa CNC, Kcam v 4.0.0.58 que incorporou várias melhorias, dentre elas função para importar BitMap.
Anexos

Boa Tarde!

Amigo como faço pra conseguir os eixo para fazer uma cnc? você conseguiu em sucata?

 

Consegui com meu amigo Celso da cncparts

cncparts é uma empresa uma loja online?

Galera alguém sabe se fica caro para montar fresa cnc, achei muito interessante e estou querendo começar a mexer, porém gostaria de saber quanto fica mais ou menus antes de começar.

pode me dizer qual foi a eletronica usada para usinar aluminio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço