Olá,.

Estou usando um shield para impressora 3D chamado Ramps sobre um Arduino Mega e sobre a Ramps 5 Drivers A4988 (X,Y,Z,E0 e E1):

Já usava um CNC Shield + Arduino UNO com estes drivers e motores de passo sem problemas.

Quando passei para a Ramps tive este problema, pois o firmware Marlin tem uma configuração de passo por mm diferente do que eu usava no CNC Shield que usava o firmware Grbl.

Bom, fico feliz que pelo menos o ajuste dos drivers A9488 estão corretos. 

Estou fazendo testes combinando os microsteps (configurável abaixo dos driver na Ramps por 3 jumpers) com a configuração no firmware Marlin e já consegui o eixo Z funcionar, mas os eixos X e Y ainda não funcionaram mesmo com a mesma configuração do Z.

Enfim, estou convertendo uma estrutura de CNC DIY, feita com barras roscadas de 1/4", para uma Impressora 3D, cuja estrutura mais usada é com correias dentadas.

Se você souber algo sobre este hardware/firmware e puder ajudar eu agradeceria.

Obrigado.

Exibições: 7506

Responder esta

Respostas a este tópico

Fiz o cálculo dos passos por mm para configuração do Marlin:

Acontece que os parâmetros X e Y só aceitam valores até 999. Verifiquei isto no LCD ligado à Ramps para configuração em tempo real. Já o parâmetro Y aceita valores de 4 dígitos e nos teste uma unidade correspondeu ao deslocamento de 1 mm da mesa.

Nao sei o que vc esta fazendo mas aceita XYZE 999.99999 ou usa pronterface conectado na RAMPS e atraves dele vc muda os parametro, procura a linha que tem EEPROM e retira o comentario para pode alterar paremetro sem ter de compilar tudo, nao estou em casa para abrir e espetar o USB e tirar um screenshot pra ti mostrar.

Pelo LCD Controller aparece X e Y = +999.99, que é o problema, pois quero colocar 2015.75 e só tem 3 casas decimais, ou seja, o valor tem que ser menor que 999.99.

O Z aceita 9999.99.

Se não fosse o sinal de + ocupando 1 digito daria.

Tudo isto estou fazendo com a linha de EEPROM descomentada.

Alterando a constante no configuration.h ele compila e faz o upload, mas no LCD ao invés de aparecer 2015.75 aparece +015.75 e os motores X e Y não funcionam e ficam "apitando".

O Z está perfeito e é o mesmo motor e barra roscada de 1/4" dos demais eixos.

Deve ter uma explicação pra que o XY tenha configurações diferentes do Z. Numa CNC os 3 eixos são configurados igualmente.

Wagner, CNC nao eh sinonimo de fresadora/roteador, nao existe isso de sao configurados igualmente, cada caso eh um caso.

Ja lhe disse, espeta no USB e conecta o Pronterface (ou qualquer software de controle) e atraves dele vc muda/verifica os parametros dela.

Marlin existe diversas versoes, coloca a sua para referencia futura de quem usar.

Uma barra roscada M5 eh mixaria, usa isso no seu Z....ou M8, com o que vc tem em medida imperial vc nao vai imprimir nada legal...vai perder tempo tentando ajustar...em geral o pessoal usa camada de 0.1mm...o teu nao consegue...vc nao imprime uma peca por exemplo 50mmx50mm...se vc sabe modelar em 3D vc faz os modelos na dimensao que sua impressora consegue imprimir, tudo que vc pegar na net vai ficar fora da medida, nem o classico cubo de 5mmx5mm vc nao imprime, sua impressora nao desloca 1mm eh 1.32mm, eh uma diferenca enorme...fora o backlash usando essa barras no XY...compra um paquimetro, nao rola trena ou regua.

tempo eh dinheiro na minha opiniao, ao inves de vc estar fazendo algo produtivo vc ira tentar ajustar algo que jah eh de conhecimento que nao rola, e olha que vc vai gastar um tempao para aprender, principalmente no programa fatiador de impressao 3D, coloca 1KG de filamento em media.

Quer aprender, monta algo que funciona e a partir disso vc aprende, vc nao sabe nada e quer fazer algo que nao rola, se tivesse conhecimento seria outra historia, vc fazo seu projeto mas vc nao tem parametro ainda pra andar sozinho

Akira,

Desculpe ter comparado CNC com fresadora ou impressora 3D. Eu comprei primeiro a eletrônica da impressora e estava utilizando para testes, a mecânica de uma máquina que eu chamo de CNC. Precisava testar as placas, pois a garantia é de 7 dias.

Já utilizei o Pronterface sim, mas só tive tempo de testar os endstops comprados. Vou utilizá-lo para a mudança de parâmetros também.

A  minha dúvida era exatamente entender o por que pelo LCD não aceita valores maiores que 999.99 para os eixos X e Y e para o eixo Z aceita valores maiores que 9999.99. É um bug? Uma característica? Enfim, queria entender a diferença na calibragem do Marlin com o Grbl nesta configuração. Pode não ser relevante para a montagem da impressora, mas é uma curiosidade que eu tive. 

Desculpe ter insistido nessa coisa de converter a "CNC" em impressora 3D. Como vocês já disseram: a impressão ficará lenta, não terá a precisão necessária, a estrutura não é adequada, os motores não tem potência suficiente, etc. Tentarei ser mais específico e direto nas minhas dúvidas.

Espero contar com a compreensão e ajuda de todos deste fórum.

Obrigado.

Nao tem do que se desculpar, o que eu posso ajudar eu tento.

Comeca desde jah a treinar modelagem 3D, escolhe algum software que ti agrada, fatiador eh outra coisa que leva tempo (no minimo 1KG de filamento rs) mas isso soh com ela funcionando, mas treina modelagem pois com essa impressora ate o cubo 25mmx25 (havia dito 5mm errei) nao serve para vc no processo de calibrar a extrusora.

Impressora 3D eh uma CNC se for analisar, a diferenca que ela eh muito rapida e trabalha com mm/s enquanto numa fresadora eh mm/min. No Marlin se nao me engano esta misturado, alguns parametros estao como segundo outros como minuto, presta atencao nisso que se vc errar da esses erros com barulho.

Aceleracao vc vai ter de encontrar a melhor para o seu equipamento, passo eh atraves de calculo, nao eh chutometro mas aceleracao eh de acordo com o conjunto mecanico que vc tem, comeca com baixo.

Se for testar faz usando USB, se vc ligar errado o sensor ele queima, com USB nao acontece isso soh nao acende a luz.

O LCD imagino que eh por uma questao que a maioria nao usa um parametro elevado como o seu para XY, mas vc pode fazer isso se quiser, o codigo fonte esta disponivel e se isso nao ti agrada eh soh fazer imagino.

Pelo Pronterface eu coloquei no X 2015.75 mas no LCD consta apenas +015.75

M500 salva EEPROM

M501 lista EEPROM

Do lado esquerdo se vc prestar atencao tem os possiveis codigos para usar, M92 eh o que vc que;

m92 x2015.blablabla
m500
m501 para se certificar que foi alterado.

o Gcode no mundo da impressao nao eh padronizado como na industria, se for ler sobre procura Gcode para o firmware que vc esta usando.

lista velha mas serve, olha o change log da versao do Marlin para saber quais comandos foram alterado ou implementado.

http://www.ctheroux.com/g-code-commands-supported-by-marlin/

Ok.

Vou usar o Pronterface e depois posto aqui os resultados.

Valeu!

Fiz alguns testes configurando pelo Pronterface com o cálculo de passo (vide abaixo) = 2.519,69 e acredito ter obtido um quadrado quase perfeito de 150 x 150 mm (X=150 e Y=150), levando em consideração os problemas desta máquina.

As medidas foram tomadas com um escalímetro, que é o instrumento de medição mais preciso que eu tenho no momento.

A velocidade máxima utilizada foi de 300mm/s.

Acho que a eletrônica está ok.

qual o procedimento adotado para chegar no E 500?

a partir desses valores vc coloca para funcionar e faz o ajuste fino dela, isso eh com vc...mas se fizer um video e se escutarmos o som produzido por ele tem como diagnosticar.

se um dia for fazer outra impressora investe em alguma que o Z eh a mesa/plataforma, XY eh o carro de impressao em deslocamento.

Sua impressao esta em uma mesa que se movimenta (XY), com velocidades mais alta as camadas tende a se deslocar, tipo torre de Pizza o aspecto final.

O deslocamento do ponto A ao ponto B sem extrusao eh chamado travel, na mesa com Z o efeito Pizza nao acontece, vai pode trabalhar rapido.

Vc tem um tanque de guerra(CNC`s no geral eh rigidez em primeiro lugar) mas quer que rode como F1 hahahhaha.

Boa impresssao.

Esta foto mostra os componentes que estou usando:

Os links são:

RAMPS 1.4: http://reprap.org/wiki/RAMPS_1.4

LCD Controller: http://reprap.org/wiki/RepRapDiscount_Smart_Controller

Marlin: https://github.com/MarlinFirmware/Marlin

Este link é da CNC DIY que eu usei com base pra montar a minha e que agora estou adaptando pra usar como impressora 3D (não montei o display LCD e usei um CNC shield + Arduino UNO para controle): https://hackaday.io/project/6845-desktop-size-cnc-milling-machine-f...

A minha ideia é aprender o funcionamento de uma impressora 3D, baseado neste kit e fazer os ajustes e substituições necessárias na CNC para ela funcionar como impressora, se for viável.

Irei dar uma estudada nesse material do seu projeto.

Legal, eu tbm adiquiri um mega e uma ramps 1.4 para montar uma 3d. (tinha comprado um uno e uma cncshield) e semana que vem começo os testes.

Vou acompanhando para ter uma noção de como configurar o marlin tbm.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço