Bom dia pessoal, estou fazendo um projeto para fazer a cubagem de caixas, com isso na hora pensei nos sensores de distância HC-SR04, e comprei 3 destes mais um arduino Uno. Primeiramente usei uma biblioteca chamada Ultrasonic.h que para um sensor ela funciona bem, mas para mais de um deu problema. Dando uma vasculhada eu encontrei a biblioteca NewPing.h que promete o funcionamento com 2 ou mais sensores.

Para fazer a cubagem, sabemos que temos 3 sensores medindo os 3 eixos, largura, altura e comprimento, até aí eu acho que fiz corretamente.

O sensor mede a distância até o obstáculo, com isso eu peguei a distância total, até a parede por exemplo e fiz a medida até o obstáculo - a medida até a parede que eu já tinha, legal funcionou tudo certinho. No entanto, estou tendo problemas de diferenças de valores, variações e ângulo de captura dos obstáculos.

A PERGUNTA: Alguém sabe me dizer o modelo de algum sensor a laser, que eu possa utilizar, minhas medidas não irão ultrapassar 2metros x 2 metros x 2 metros.

Eu preciso de um sensor a laser que seja direcionado em linha reta, tipo aqueles que são usados em trenas eletrônicas, aquele sensor se eu conseguir colocar no arduino está ótimo. Também tenho um raspberry, para o caso de o sensor não ser suportado pelo arduino.

Nesta bancada eu coloquei os sensores em 3 posições, que seriam os 3 eixos, no entanto, este sensor tem um ângulo que ele trabalha que é de 15° conforme olhei no manual dele.

Para as medições eu posiciono as caixas no canto e pego as medidas, só que está pegando tudo errado, e pelo que ví ontem reposicionando os sensores, eu teria que aproximar mais para o meio os sensores para funcionar, isso não ia ficar legal para quem for usar essa mesa, pois teria que por as caixas em uma posição que não ficaria legal.

Por isso pensei no sensor a laser que ficaria no cantinho conforme o desenho que imaginei inicialmente.

Se alguém souber de alguma coisa eu agredeço, se precisarem do código também posso passar depois.

Exibições: 744

Responder esta

Respostas a este tópico

Experimenta fazer algo parecido com isso talvez ajude na sua mediçao

https://www.youtube.com/watch?v=h2Q8vO5-Hm8

pra variar, o zé gustavo tá certo, sensores laser são beeem mais caros.

  Porem, alem dos sensores de distancia por ultrassom, existe na classe dos low cost, ou seja, baixo custo os sensores de infravermelho, logo, não vou te colocar  link de um em especifico, mas vou te ensinar como procurar eles.

    Procure no google por SENSORES SHARP.

    Esses sensores são um pouco mais caros que os sensores por ultrassom, mas bem mais baratos que os sensores por laser, e existem em variadas distancias, por isso não vou te dar o link de um em especifico.

Os sensores Sharp IR que eu já vi na Web conseguem medir até 80 cm e não sei se eles são precisos.
Acho que são usados mais como sensores de obstáculo, não ?
https://www.sparkfun.com/products/242

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço