Estou utilizando CCS, quero ligar 2 16F877A no msm display. Em 1 PIC tenho uma programação, no outro PIC tenho um sensor, como faço para q as informações aparecem em uma mesma tela no display 16x2 ? Devo fazer a ligação normalmente como se fosse para 1, ligar D7, D6, D5, D4 do display nos dois PIC's?

http://labdegaragem.com/forum/topics/qual-o-problema-dessa-programa...

Exibições: 432

Responder esta

Respostas a este tópico

Informações dos dois PICs em uma tela simultaneamente ? Acho impossível.
O que pode fazer, é enviar as informações de um PIC para o outro que possua um display LCD.

Ricardo,

    Só pra relaxar "Vem pra o mundo arduino você tambem,  ...vem"  kkk

    Sei não, muito tempo que não mexo com o pic,  mas com base no meu conhecimento da linha avr, o mestre zé gustavo ta certissimo,  haveria conflito no acionamento, parte dos comandos são de controle do fluxo, e colocar dois chips iriam rolar conflitos.

    Porem, você pode usar dois, três, dez chips em um mesmo projeto,  basta que todos enviem os dados capturados ou processados pra um CI central, o qual terá o display ligado a ele e ele se encarregara de exibir.

    Você pode usar protocolos como I2C, SPI ou Serial, todos podem transmitir dados de CIs paralelos para um CI nucleo central.

Oi RS, boa noite.

Nunca experimentei fazer , mas acredito que se você controlar a entada de enable (E) do LCD,

você consegue compartilhar ele com um ou mais microcontroladores.

Claro que o Gnd tem que ser comum a todos. 

Rui

Rui bom dia, 

As portas de um dos PICS deveriam estar na condição de flutuante, para que as portas do ativo pudessem atuar. (ele não especificou qual tipo de interface usaria). 

Mas não sei se o PIC suporta essa condição.

Talvez colocando na condição de nível alto. Só testando. 

Mas entendi que Ricardo queria as informações dos dois PICs ao mesmo tempo (impossível do jeito que ele sugeriu). 

Bem, na verdade, enviar o dado de um PIC para o outro já serviria! Preciso puxar apenas um dado q será calculado em um PIC para o outro PIC, e com isso eu posso exibi-lo no display sem precisar ligar dois PIC's no mesmo display. Como faço essa "comunicação" entre os dois?

O "dado" q me refiro seria apenas uma variável float q foi calculada!

Bom dia , não sou especialista em PIC, mas acho que poderia usar uma interface serial ou I2C.

será q não dá de vc excluir um pic. tipo esse sensor tá consumindo tantos pinos que precise realmente de outro pic?

Não cara! Na verdade o IDEAL é q eu utilizasse um PIC apenas, porém, não estou conseguindo! E não é nem por falta de memória! Olhe este tópico e me de uma luz por favor! http://labdegaragem.com/forum/topics/qual-o-problema-dessa-programa...

Ricardo,


   Cara, vou te pagar a real,  assim como o zé gustavo, eu tambem já mexi um pouco com PIC, mas a muito tempo atras,  mas com o surgimento do arduino, foi covardia,  a mudança foi imediata e definitiva.


  Bem, nessa competição PIC x ARDUINO,  sempre vi como ponto forte do PIC o fato de ser mais antigo, e até ensinado em escolas de Engenharia eletrica e eletronica,  dai mais estabelecido na industria,  já o grande ponto forte do arduino é a IMENSA COMUNIDADE.

   Ou seja, deve existirem foruns da galera PIC por ai,  eu só não conheço,  mas se seu projeto fosse feito em arduino, pode ter certeza que essa hora já estaria funcionando.


    Descreve ai qual a finalidade do seu projeto, e se der fica mais facil pra te ajudarmos começarmos ele do zero com o arduino, do que ficarmos tentanto armengar com o PIC.

O caso é q isso q estou fazendo tem q ser com PIC, se desse com arduino eu até faria...

Insisto em pedir ajuda para alguem q tenha o giroscopio (parece q só eu tenho no planeta lol) ou alguém verifique se tem algum erro no código.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço