Estou com problemas quanto à quantidade de entradas disponíveis no Arduino.

Boa noite,

Meus pinos digitais estão assim:

D0/RX (livre)

D1/TX (livre)

D2 (Sensor DS18B20 em 1-Wire)

D3 PWM (livre)

D4 (livre)

D5 PWM (livre)

D6 PWM (Servo Motor)

D7 (Sensor AM2302)

D8 (Sensor AM2302)

D9 PWM (Servo Motor)

D10 PWM (Servo Motor)

D11 PWM (Servo Motor)

D12 (Sensor AM2302)

D13 (Sensor AM2302)


Atualmente uso a comunicação serial para transmitir dados para o PC, mas queria substituir por um LCD. Li em algum lugar que se eu estiver usando a comunicação serial as portas RX e TX devem estar vazias, é verdade? Se for assim, então ao desativar a comunicação serial terei um total de 5 pinos digitais disponíveis, não é?

Mas pesquisando, vi que o LCD necessita de 6 portas digitais, mas não queria tirar um dos sensor AM2302, e agr? Alguém sabe se esse sensor pode ser conectado via 1-Wire (utilizando apenas um cabo de transmissão de dados)? No manual dele fala algo assim, mas não entendi direito; link do manual: http://akizukidenshi.com/download/ds/aosong/AM2302.pdf

P.S.: No site da Adafruit fala sobre isso: "Although it uses a single-wire to send data it is not Dallas One Wire compatible! If you want multiple sensors, each one must have its own data pin"

Pelo visto "single-bus" só significa que cada sensor envia dados por um único fio, que pena que não se pode colocar vários em um único foi.

Exibições: 333

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite JBP, se a questão é numero de portas vc pode usar este adaptador de LCD para i2c, no anuncio encontrei junto mais se ja possuir LCD ele vende separado também, caso precise de mais de uma serial no Arduino pode usar a biblioteca Software-serial que emula outra serial nas 2 portas(no caso RX TX) que vc definir, as bibliotecas podem ser facilmente encontrada no google, tanto a LCD i2c como a Software-serial, bons projetos!

Usando a biblioteca u8glib vc pode conectar com 3 fios o LCD.
EXEMPLO

Mas tem de ver qual modelo de LCD vc tem e se eh suportado pela biblioteca.

Bom dia!  Por que nao esta usando a porta Analogica?  se usar display com I2C voce so vai usar duas portas (A4 e A5), voce encontra o conversor de I2C para display no Mercado livre e em outros sites de venda.

Bom dia,

Alem das sugestões praticas de usar I2C que os colegas postaram, caso precise pode usar as portas analogicas como digitais. bastando apenas nomear as mesmas como pinMode  INPUT, digitalRead, digitalWrite, e o correspondente numero das portas abaixo.

  • A0: 14
  • A1: 15
  • A2: 16
  • A3: 17
  • A4: 18
  • A5: 19

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço