A ideia é fazer um corredor e lançar uma bola, através do caminho percorrido pela mesma será obtido a distância, e depois a aceleração, volocidade etc. Para achar a distância é melhor usar sensor infravermelho ou sensor ultrassônico ?
E dá pra calcular o tempo em que percorre usando delay ?

Exibições: 3379

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera, acho que estraguei o laser. É melhor usar uma tensão mais baixa para alimenta-lo. 

Coloque dois diodos em série para baixar a tensão de alimentação para 4,4 V. 

O meu Laser diminuiu o brilho, acho que por ter sobrecarregado-o.

Não gastaria nem R$5 se utilizasse um transmissor e um receptor Infravermelho. É simples de fazer e barato. Só vai precisar desses componentes e uns resistores.

Para medir a velocidade percorrida é só fazer com que sempre quando a bola for lançada começar a contar tempo, e quando a bola interromper o feixe infravermelha no final do percurso, parar o contador e calcular a velocidade (Distância/Tempo). Já para a aceleração, teria que usar mais emissor e receptor infravermelho e comparar as velocidades.

Olá Ricardo,

Este tempo que deve ser contado, precisa ser manualmente com cronometro ou existe outro dispositivo que consiga contas isso apenas com a passagem pelo infravermelho ?

Modulo de relógio do Arduíno ou faz um calculo simples, o Arduíno tem 16 Khz, quer dizer 16k por segundo.... faz ele contar isso a cada 16k ele soma 1 em uma variável, não fica preciso mas o erro é nulo se o intervalo for inferior a 30 min

Bom dia Gibson, 

O clock do Arduino é de 16 Mega Hertz. (16 milhões de pulsos por segundo).

Nas minhas medições (consta isso no datasheet), os timers do Arduino podem induzir erros de alguns microsegundos. Esses erros podem ser desprezíveis para esse tipo de medição de tempo. 

Desvantagens do sensor infravermelho:


- feixe de luz disperso
- alcance limitado do feixe de luz
- interferencia da luz externa no sensor fototransistor
- etc

Vantagens do Laser:

- feixe de luz direcional e preciso

- alcance de dezenas de metros

- usando um tubo, evitará interferência da luz externa

- etc

Bom dia Sarah, ontem a noite tive uma idéia para simplificar o projeto do uso de sensores com Laser.

A idéia é usar vários anteparos de vidro ou acrilico para refletir parcialmente a luz do laser.

Desse modo, precisará de somente um laser. Para cada sensor de luz, use o reflexo da luz do laser.

No meu teste, usei caixas acrílicas de fita de video (8mm - antigas). E deu certo !

Talvez dê para usar mais de quatro refletores. Pode usar pequenas peças de acrílico transparente presos sobre um sarrafo de madeira, por exemplo. Ajustando as distâncias e os ângulos do refletores, acho que ficará bem legal.

Usando LED como sensor de Luz:

Galera, já ouviram falar nisso ?? Usar um LED como sensor de luz ?

Soa meio estranho, mas isso é possível. Li algum tempo atrás na web, que alguns tipos de LED podem ser usados como sensor de luz. Na minha caixa com dezenas de leds de vários tipos e de várias cores, consegui encontrar alguns que percebem a luz. 

É interessante usar LEDs como sensores de luz, pois são mais baratos e mais fáceis de encontrar do que foto-diodos ou foto-transistores. E no texto que eu li, informa que os LEDs tem uma resposta de frequência mais estreita, isto é, ele são mais sensíveis à uma determinada cor, mais do que as outras. 

Como o meu Laser é vermelho, fiz testes com LEDs de várias cores e somente os LEDs vermelhos apresentaram uma resposta satisfatória. Mas informo que nas dezenas de LEDs vermelhos que eu tenho, somente alguns poucos funcionaram como sensor. Deve ser por causa dos materiais usados na fabricação do  LED. 

Fiz o teste dos LEDs usando o Micro-amperímetro do meu multímetro. Conectei as pontas do multímetro no LED. Assim quando o mesmo recebia a luz, produzia uma pequeníssima corrente de alguns micro-ampéres. Se o seu multímetro só consegue medir mili-ampéres, é provável que não consiga medir os LEDs.

Montarei um circuito, para testar o disparo. 

Obs: na foto o led esta meio rosado, mas ele é vermelho (ajuste incorreto da camera) . 

O LED esta recebendo a luz do Laser. 

Veja mais informações sobre como usar LED como sensor de Luz: 

http://makezine.com/projects/make-36-boards/how-to-use-leds-to-dete...

http://playground.arduino.cc/Learning/LEDSensor

https://wiki.analog.com/university/courses/electronics/electronics-...

Teste do LED como sensor de Laser :

Fantástico ! O resultado foi melhor do que o esperado !

Fototransistores ou Fotodiodos são muito sensíveis à luz ambiente. E o teste usando o LED vermelho como sensor de Laser demonstrou que ele é totalmente imune à luz externa. Focalizei a luz de uma lanterna e nada interferiu no sensor ! E muito bom também é que ao receber a luz do Laser, o Led vermelho irradia a luz vermelha. Assim fica fácil para ajustar o alinhamento dos dois.

Muito legal ! Pisquei a luz da lanterna e nada . Muito bom .

Esse é o circuito de teste. Veja que o catodo fica conectado no positivo da fonte ( quando o LED é usado como emissor de luz, o catodo fica conectado no Negativo) . Pode-se usar qualquer transistor NPN.

Essa é pinagem do transistor BC547 :

E essa é pinagem do LED Vermelho (catodo é lado chanfrado) :

R1 com o valor de 47K ohms ficou mais adequado.

Com R1 igual à 100K, a tensão no coletor às vezes ficava negativa ( centenas de milivolts).

Bom dia Sarah .
Desistiu do projeto?

Usa infravermelho formando portais, bem mais simples, assim vc pode ter dados sólidos a casa Step, tempo entre as steps, duração da interrupção e outros

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço